Dicas para praticar esportes na neve sem se machucar

Cinco dicas para praticar esportes na neve sem se machucar

Na América do Sul, a temporada de esportes na neve já começou e milhares de brasileiros se programam para aproveitar a época e praticar as modalidades esportivas típicas do período. No entanto, é importante realizar as atividades com cuidado e prudência, já que elas podem ocasionar lesões quando realizadas sem um preparo físico adequado. Por isso, o preparador físico do Instituto Vita, Lúcio Martins, preparou algumas dicas importantes para a prática desse tipo de esporte.

Preparação física é essencial

Preparação Física Esportes na Neve

De acordo com Martins, a preparação física é muito importante para essa modalidade esportiva. “Ela deve trabalhar não só o fortalecimento dos membros inferiores, como também a região do corpo nomeada como CORE, que inclui ombros, peitoral, abdômen, músculos dos quadris e da região lombar”, explica ele.

Atividades específicas para o treino são importantes 

Treino para praticar esportes na neve

O treino preparatório deve oferecer atividades que estabilizem o centro do corpo, como a realização de pontes e pranchas, além de exercícios multiarticulares (nomeados assim porque exercitam mais de uma articulação), compostos por agachamentos unilaterais e fortalecimento dos músculos posteriores da coxa.

Entenda como os músculos são utilizados nas diferentes atividades

Músculos Esportes Neve

É importante entender que os músculos do corpo utilizados para esquiar e praticar snowboarding são praticamente os mesmos usados, por exemplo, na corrida, “a diferença é que em cada modalidade, seja correndo ou esquiando, o indivíduo os emprega de forma diferente – essa característica é conhecida como princípio da especificidade do treinamento”, esclarece o profissional.

Certifique-se de estar preparado para praticar os esportes na neve

Esportes na Neve

O esqui, por não ser uma prática frequente, faz com que seus praticantes sintam dores musculares mais persistentes após a atividade, já que os músculos não estão acostumados com o esporte. Segundo o preparador físico, "fatores como temperaturas baixas e altitudes diferenciadas influenciam a capacidade física de quem pretende esquiar. A dica é manter um bom condicionamento cardiovascular e níveis adequados de força muscular, fatores que protegerão o corpo, permitindo uma recuperação rápida após um dia intenso de atividade, que exige bastante do físico do esportista."

Se prepare algumas semanas antes de praticar a atividade

Esteja preparado para esportes na neve

Lúcio ressalta que para praticar os esportes na neve com segurança, o ideal é que a pessoa se mantenha sempre ativa fisicamente para que, assim, obtenha um desempenho melhor, diminuindo a possibilidade de quedas e lesões. Se o indivíduo é sedentário, ele deve passar primeiramente por um condicionamento físico geral e depois iniciar uma preparação física mais específica para o esporte. "Se a pessoa for sedentária, precisará de uma preparação mais longa, em torno de seis a oito semanas antes da prática esportiva. Já um indivíduo que se exercita regularmente necessita de três semanas de preparação especial para garantir um rendimento seguro e eficaz na temporada do esporte. Esses cuidados são fundamentais para diminuir o risco de lesões e permitir uma recuperação física mais eficiente nas atividades esportivas específicas desse período”, finaliza.

Texto: Kerolayne Barbato 

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo