Acampamento Inverno

Acampamento na neve: como organizar e evitar o frio

Acampar no inverno, especialmente na neve, pode ser uma opção e tanto para os apaixonados pelo inverno mais aventureiros. Afinal, isso envolve muita paz, poucas pessoas e insetos! É verdade, o frio pode tornar as coisas um pouco mais complicadas mas, com um pouco de preparação, você poderá se surpreender com o conforto de um acampamento de inverno bem planejado e organizado. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo nesta tarefa!

Planejando a Viagem

Planejamento Pré Viagem

Acampamentos durante o inverno exigem desafios diferentes dos acampamentos de verão. Afinal, você deve estar preparado para um clima mais rigoroso e menos horas de luz durante o dia. Isso envolve algumas mochilas de roupas e objetos a mais, assim como mais habilidades! Por isso, antes de sair de casa, siga este passo a passo:

  1. Não vá sozinho, organize seu acampamento com um grupo de amigos preparados para este tipo de aventura.

  2. Estude mapas e pesquise a área. Procure definir o tempo que você levará para chegar no local do acampamento e faça uma lista dos serviços de emergência mais próximos caso algum imprevisto aconteça.

  3. Tente falar com pessoas que já acamparam no mesmo local e peça orientações.

  4.  Antes de sair de casa, confira a previsão do tempo e não parta caso não estejam favoráveis.

  5. Confira as rodovias locais, bem como as condições para as caminhadas até o acampamento. Neste momento também é preciso reconhecer e evitar áreas de avalanche, tenha em mente que as previsões nem sempre são específicas.

  6. Deixe um plano de viagem com pessoas próximas que não viajarão com você. É preciso que elas saibam onde você estará, quando chegará no local, quando retornará, informações sobre o veículo, assim como nomes e contato das pessoas que viajarão com você.

  7. Não esqueça de empacotar coisas importantes para a sua viagem. Use o check list que vamos apresentar adiante.

  8. Leve uma quantidade extra de dinheiro para emergências e algumas possíveis taxas.

  9. Esteja preparado para imprevistos. Leve sempre comida e roupas extras caso o clima mude ou se sua viagem apresentar algumas surpresas pelo caminho.

Roupas para o Frio

Roupas para o Frio

A regra primordial para acampamentos de inverno é que você permaneça seco e quente. Por isso, escolha roupas que sejam impermeáveis, que sequem rapidamente, sejam respiráveis e, para garantir o uso corretos do itens, confira nosso post sobre o sistema de camadas. Não esqueça de acessórios e botas adequadas para caminhadas na neve!

Os 10 itens essenciais para o seu acampamento

Os itens essenciais para o seu acampamento

Uma lista de itens especiais e importantes para o seu conforto e cuidados durante o inverno.

* Barraca – Todo cuidado é pouco ao selecionar a barraca para seu acampamento. Dê preferência às opções com quarto e sobreteto que cubram toda a extensão do espaço. Lembre-se também de que pequenas aberturas são necessárias para que exista uma troca de ar e, claro, é necessário que seja impermeável. 

* Mochilas – Você vai precisar de uma mochila volumosa para o seu acampamento. A regra é colocar o necessário, mas não deixar que falte nenhum item essencial.

* Trenó – Para viagens mais longas e que exijam uma bagagem mais robusta, um trenó pode ajudar a reduzir o peso das suas costas para que você consiga levar mais itens. Mas, é preciso avaliar se o terreno é propício, por isso a importância de pesquisar toda a rota com antecedência.

* Sacos de Dormir – Um item obrigatório para seus acampamentos de inverno. Você vai encontrar várias opções e modelos no mercado, mas os sacos com enchimento de pluma de ganso ou pato são as melhores opções para estes casos. Ao escolher o saco, fique atento às condições de temperatura para as quais ele é indicado e o quanto ele se ajusta ao seu corpo já que, se ficar sobrando muito tecido, provavelmente não aquecerá da maneira que você gostaria. Jamais durma com a cabeça dentro do saco de dormir, pode auxiliar no seu aquecimento mas é muito perigoso se você permanecer a noite inteira desta forma.  

* Forro para Sacos de Dormir – Uma forma de garantir proteção extra para sua noite de sono.

* Isolante térmico para o solo – Para acrescentar mais proteção às baixas temperaturas. O ideal é que você compre um específico para o tamanho da sua tenda e que a face aluminizada esteja voltada para o lado de cima, em contato com o saco de dormir. Quanto maior a espessura, mais confortável e maior o isolamento térmico do material.

* Lanternas – Noites de inverno são longas, assim é bom que você tenha certeza de que as baterias estão cheias e o equipamento funcionando. As baterias de lítio são as que tem melhor performance durante o inverno mas, antes de comprar, cheque seus produtos para ver se existe compatibilidade. Não esqueça de que o tempo frio diminui a vida de baterias.

* Equipamento para Fogo – Não esqueça que fazer fogo em um ambiente natural exige muito cuidado! Fogo perto de árvores deve ser evitado sempre! Não esqueça de que a madeira que você encontrar no local do acampamento pode estar muito úmida para uma fogueira, por isso, traga o material de casa. 

Além destes itens não esqueça de incluir:

* GPS

* Protetor Solar

* Roupas Extras

* Itens de Primeiros Socorros

* Kit de Ferramentas

* Comidas e Bebidas Extras

Outras Dicas:

* Para que suas botas de neve não congelem à noite, coloque-as dentro de um saco de compressão.

* Utilize crampons nos calçados para andar sobre terrenos mais complicados.

* Para o seu equilíbrio, especialmente em descidas mais íngremes, utilize bastões para a neve.

* Utilize um machado de gelo se precisar escalar em algum momento.

Chegando no seu Destino

Chegando no seu destino

Tenha certeza de que você chegará no seu destino durante o dia e com muito tempo de luz natural para montar o acampamento. Procure determinar bem o melhor local, leve em conta a quantidade de luz, proteção natural ao vento, fonte de água, se existe o perigo de avalanche ou queda de árvores. Vale a pena avaliar também se existe privacidade no local selecionado e algum tipo de marcação para encontrar o seu acampamento à noite ou na ausência de luz. 

Alimentação 

Para melhorar sua energia e repor as várias calorias gastas, consuma muitas proteínas, gorduras e carboidratos. Considere levar alguns tipos de alimentos que não necessitem de muito tempo de aquecimento, preparo e limpeza.  Evite bebidas alcoólicas e cafeína, o primeiro diminui sua temperatura interna e a cafeína restringe a circulação de sangue e esfria as extremidades. Muita água e bebidas quentes são necessárias e muito importantes para auxiliar na manutenção do calor corporal. 

Cuidados com a Saúde 

Os maiores riscos para a saúde estão relacionados a doenças como hipotermia, congelamento, desidratação e doença de altitude. Em qualquer um destes casos, é muito importante que os serviços de emergências sejam acionados imediatamente.

Gostou das dicas? Se você ficou com alguma dúvida não deixe de entrar em contato conosco 😉 

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo