Bebidas Inverno

Bebidas para aquecer no inverno: o que realmente funciona

Além das baixas temperaturas, neste período do ano, os dias também ficam mais curtos! Todo apaixonado pelo inverno concorda que se trata de uma estação maravilhosa, mas precisamos admitir que é muito mais difícil sair debaixo das cobertas, especialmente quando ainda está escuro lá fora, não é? Bebidas para aquecer vêm muito bem nestas horas e, além de nos aquecer, podem nos auxiliar a evitar os famosos resfriados e gripes, comuns durante os meses mais frios!

Mas, é bom que você saiba que nem toda a bebida quente auxiliará a manter o seu corpo aquecido. Existem muitas ‘lendas’ que recomendam alguns tipos de bebidas e nem todas estão corretas. Confira as nossas dicas do que realmente pode ajudar a manter o calor do seu corpo e o que não funciona como você pensava. Algumas informações deste post podem surpreender você!

Bebidas para aquecer? 

Chocolate Quente Bebidas Inverno

Esta é a hora de quebrar alguns paradigmas sobre bebidas para o inverno. Nem tudo o que parece é! Bebidas quentes auxiliam no aquecimento do seu corpo, correto? Não, nem todas!

Chocolate Quente

Uma xícara de chocolate quente cria uma sensação de calor nas suas mãos, boca e estômago, mas não uma mudança na sua temperatura interna, que é o que realmente importa nestas horas. Manter uma temperatura interna equilibrada é essencial para um funcionamento saudável dos órgãos e batimentos cardíacos!

Mas, então como um copo de chocolate quente faz você se sentir tão quentinho? Provavelmente um efeito placebo, ou seja, você se sente mais quente por que pensa que a bebida deveria te aquecer. Está tudo na sua cabeça! Como a boca é uma das partes mais sensíveis do corpo, o fato da bebida quente estar em contato com ela, dá a impressão que você está, de fato, se aquecendo.

Importante lembrar também que algumas pessoas gostam de adicionar algumas calorias às bebidas, com muito creme, açúcar e aromatizante. Com estes ingredientes, uma bebida com praticamente nenhuma caloria, pode se tornar uma verdadeira bomba calórica. Controlar as calorias das suas bebidas também pode ajudar a manter o peso durante o inverno!

Bebidas Alcoólicas

Outra crença que se tem é que bebidas alcoólicas mantêm o corpo aquecido. Embora você se sinta mais quente no momento em que está bebendo, a bebida dificultará a manutenção do calor corporal com o tempo, aumentando o risco de hipotermia! Um verdadeiro risco para a sua saúde. 

Bebidas Tradicionais

Bebidas Tradicionais Café

Café

O café realmente ajuda a aquecer, mas isso não está relacionado ao calor da bebida. Inclusive, para um aquecimento mais eficaz, seria melhor que você tomasse café frio! É a grande quantidade de cafeína no seu café que estimula o seu metabolismo, encorajando o seu corpo a queimar energia. A melhor pedida é o café puro, sem o creme e o açúcar que podem quebrar o efeito e, ainda por cima, contribuir para um aumento de peso. Pensando desta forma, também vale substituir o leite tradicional pelo leite desnatado.

Além disso, o café também contém antioxidantes e alguns cientistas argumentam que tem sido efetivo na redução do risco de alguns tipos de câncer, como câncer de próstata e de mamas. O importante, de qualquer forma, é sempre manter um equilíbrio, já que beber muito café também pode causar alguns problemas para a sua saúde, como ansiedade e insônia.

Água com Gelo

Parece uma discordância, não é mesmo? Durante toda a sua vida te disseram que bebidas quentes, como chocolate quente, são ótimas bebidas para o inverno. Mas, na verdade, o que acontece é que a temperatura basal do seu corpo flutuará para tentar neutralizar os efeitos de uma bebida quente, o que significa que a sua temperatura interna cairá cada vez que você tomar uma xícara de chocolate quente, por exemplo. A água gelada tem o efeito contrário, aumentando a sua temperatura interna para neutralizar os efeitos da bebida gelada.

Ervas e especiarias a seu favor: bebidas saudáveis feitas para aquecer

Bebidas Inverno Especiarias

Estas são dicas especiais para o leitor que busca uma alimentação mais natural, afinal estamos falando de alguns ingredientes ótimos para aquecer, manter a saúde em dia e, de quebra, te ajudar a perder alguns quilogramas, já que contêm propriedades termogênicas que aumentam a temperatura corporal ao acelerar o metabolismo. Acrescente gengibre, canela, pimenta e chá verde à sua rotina, seja em chás, no leite e até mesmo nas suas sopas. Sim, o popular chá verde pode ser mantido na sua lista de bebidas que realmente aquecem no inverno! 

Bebidas Inverno Sistema Imunológico

Alguns temperos como cinamomo e cúrcuma estabilizam o nível de açúcar no sangue, como também auxiliam na digestão. A cúrcuma é utilizada na medicina ayurvédica para estimular e proteger os órgãos digestivos e, como é repleta de antioxidantes, tem também muitas propriedades anti-inflamatórias. Se você está com alguma gripe ou resfriado,  sugerimos que você misture a cúrcuma em um copo de água com um pouco de limão. Para acrescentar mais sabor à sua bebida, tente esta receita com leite de amêndoa!

Quer começar o seu dia com o pé direito? Matchá e gengibre aceleram a defesa natural do seu corpo, enquanto o pó de maca aumenta sua energia! Tente misturar um pouco de matchá e pó de maca ao leite, isso resultará em muito aquecimento e proteção. 

Gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário! 

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo