Casaco de Pluma ou Forro Sintético

Casacos de pluma ou com enchimento sintético: qual o mais adequado para você?

Está pensando em comprar um casaco para o frio intenso e neve? Saiba que uma das decisões mais importantes que você precisa tomar é se o produto terá enchimento com plumas ou com material sintético! Parece uma decisão simples e sem muita importância, mas que deve levar em conta algumas características essenciais para o seu conforto térmico, como aquecimento, peso, resistência à água e preço.

Ambas as opções tem prós e contras em relação à sua perfomance e características. Desta forma, escolher o melhor tipo de enchimento é essencial para garantir o seu conforto térmico mesmo durante os dias mais frios. Os enchimentos são feitos de materiais que tem capacidade de compressão e expansão, criando uma camada capaz de capturar o ar quente expelido pelo corpo, ao mesmo tempo em que permite que ele circule. 

Pluma

Casaco Forro Pluma

Umas das concepções erradas a respeito deste tipo de enchimento é a de que é feito de penas de pássaros, mas na verdade é composto pelas plumagens que são encontradas no exterior das penas de aves aquáticas, como pato e ganso. Trata-se de um material macio, fofo e fino! A maioria dos casacos são feitos exlusivamente de pluma ou pena, mas algumas marcas misturam os dois materiais para a composição do produto. 

A pluma aquece já que favorece a retenção do calor do corpo, merecem destaque também a sua leveza, compressibilidade, respirabilidade e durabilidade. Assim, esta deve ser a sua escolha se você estiver em um local frio e seco e, principalmente, se tiver necessidade de pouco peso e espaço (item muito importante para a bagagem das suas viagens de inverno).

Há algum tempo atrás normalmente os casacos tinham enchimento apenas com pluma de ganso, mas devido ao seu alto custo, recentemente muitas empresas passaram a usar plumas de pato. Mas não se preocupe, todos os testes de performance continuam sendo feitos da mesma forma para ambos os casos e você pode ter certeza que, de qualquer forma, estará comprando um produto com excelente qualidade.

As críticas mais comuns aos produtos com pluma estão relacionados à sua tendência a molhar e, assim, perder eficiência em aquecimento. Ultimamente muitas empresas tem feito esforços para que a pluma se torne mais resistente à água e umidade, mas os resultados até hoje não foram muito satisfatórios. A verdade é que se o casaco for imerso em água ou exposto a uma forte chuva, mesmo as plumas que passaram por tratamento não resistirão e ficarão totalmente molhadas. Assim, faça o seu melhor para manter o seu casaco sempre seco durante o uso!

Para mais informações sobre este tipo de enchimento e dicas de manutenção e cuidado, clique aqui!

Prós

*Muito Aquecimento
*Leveza
*Alta compressibilidade
*Muito durável: com o cuidado adequado, você poderá usar o seu casaco durante décadas

Contras

*Perde sua eficiência quando molhado e leva muito tempo para secar
*O processo de lavagem exige cuidados especiais
*Não são hipoalergênicos
*Geralmente são mais caros do que produtos com material sintético

Material Sintético 

Casaco Forro Material Sintético

O enchimento com material sintético é popular pela sua perfomance e seu custo costuma ser um pouco mais simpático se comparado aos de pluma. Geralmente desenvolvidos em fibras de poliéster, produtos com enchimento em material sintético não apenas secam mais rápido, como não perdem a capacidade de manter o aquecimento mesmo quando molhados (a velocidade de secagem da fibra sintética é 20 vezes mais rápida do que a pluma). 

Para escolher o seu casaco com enchimento em material sintético, o importante é observar se é desenvolvido com fibras longas ou curtas. As curtas tornam o produto mais macio e maleável, assim como mais compressível, embora percam em durabilidade. É possível que, depois de um certo tempo de uso, alguns partes do casaco percam sua capacidade de manutenção do calor.
 
Por outro lado, fibras sintéticas mais longas são mais fortes, duráveis e também mais indicadas para a manutenção do calor corporal, embora menos maleáveis e compressíveis. Importante relembrar que não existe uma resposta certa ou errada, mas o produto mais adequado para a sua necessidade. Atente para a quantidade de fibras do casaco também! Quanto mais fibras, maior a capacidade de manutenção do calor corporal.
 
Afim de "acrescentar" mais uma dose de proteção térmica ao casaco, algumas marcas complementam o produto com forros em tecido térmico. Os tecidos térmicos ajudam ainda mais na manutenção do calor corporal e isolamento térmico, além, é claro, de deixar o casaco mais agradável ao toque.
 
Desta forma, opte pelo casaco com enchimento em material sintético para atividades outdoor e aeróbicas, assim como para dias com condições climáticas instáveis e possibilidade de chuva ou muita umidade. 

Prós

*Resistentes à água: mantém o aquecimento mesmo quando molhados
*Hipoalergênicos
*Geralmente mais baratos do que produtos com pluma

Contras

*Mais pesados do que os produtos com pluma
*Oferecem menos calor se compararmos os pesos dos dois tipos de enchimento 
*Menos duráveis e perdem sua eficiência com mais facilidade
 
Gostou das nossas sugestões? Alguma dúvida? Entre em contato conosco

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

1 comentário de “Casacos de pluma ou com enchimento sintético: qual o mais adequado para você?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo