Como aquecer mão inverno

Como manter suas mãos aquecidas no inverno

É difícil manter as suas mãos quentes em dias frios? Isso acontece com a maioria das pessoas, já que no inverno o corpo precisa aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos vitais em detrimento das extremidades, especialmente pés e mãos, que tendem a ficar gelados e rígidos quando chega o frio. A circulação é prejudicada e reduzida nestas partes do corpo já que estão mais afastadas do coração, por isso aquela sensação desagradável de mãos e pés congelados no inverno! 

Além disso, existem alguns problemas de saúde que também tornam a situação ainda mais complicada e aumentam a sensação de frio, relacionados ao envelhecimento, problemas de circulação e vasos sanguíneos, tireóide e até mesmo deficiência de ferro e vitamina B12. 

Como manter suas mãos aquecidas no inverno

Está desconfiado(a) que seus problemas com mãos frias são mais graves do que apenas uma sensação desagradável e normal desta época do ano? Procure o seu médico se você tem algum dos sintomas abaixo:

Você sente frio, mas quando tocado por outras pessoas elas têm a percepção de que sua temperatura está normal?  Este é um sinal possível de alguns problemas nos nervos, a chamada Neuropatia, que resulta de doenças como diabetes, lesões físicas e alguns tipos de infecções. Queimações e formigamentos nas extremidades do corpo também são normais nestes casos.

Seus dedos e unhas mudam de cor? Pode ser branco e até mesmo roxo ou vermelho! Isso pode estar relacionado ao Fenômeno de Raynaud, que é causado por espasmos nos vasos sanguíneos. Pessoas com Raynaud podem experimentar uma resposta exagerada ao frio, já que seus vasos sanguíneos se contraem para conservar a temperatura corporal e levam um longo tempo para voltar ao estado normal, o que causa a mudança de cores e formigamento.

Se sua saúde vai muito bem, mas você não consegue se livrar daquela sensação de frio, confira nossas dicas para aquecer suas mãos mesmo nos dias mais frios. 

1) Mantenha todo o seu corpo aquecido

Mantenha seu corpo e cabeça quentes

Sua vó aconselhou que você use gorros ou chapéus em dias frios? Saiba que ela está totalmente certa, já que nós costumamos perder muito calor corporal através da cabeça. Sempre garanta o aquecimento desta parte do corpo com alguma proteção, como gorros ou protetores de orelha, quando você está fora de casa ou em algum lugar gelado. Para acertar na composição ideal das suas roupas para dias frios, utilize a ideia do sistema de camadas. Aquecendo todo o seu corpo, restará mais sangue para circular nos seus dedos. 

É claro, não podemos deixar de mencionar que as luvas são itens obrigatórios no guarda-roupa de quem sofre com mãos frias! Uma dica simples e óbvia, mas ignorada por muitas pessoas. Não esqueça que elas devem ser calçadas antes de sair de casa, com as mãos ainda quentes! Para acertar na escolha e garantir o aquecimento adequado para as suas mãos, prefira luvas em fleece ou forradas em fleece

Outra dica para prevenir o frio, é evitar o uso de roupas e acessórios apertados. A pressão nas suas mãos e dedos pode contribuir para a contração dos seus vasos sanguíneos, prejudicando ainda mais a circulação de sangue no seu corpo, principalmente nas extremidades. 

2) Exercite-se regularmente e aprenda a respirar corretamente

Exercícios para manter mãos quentes

Mais um motivo para escutar o conselho do seu médico e incluir 30 minutos de exercícios diários na sua rotina. Exercitar-se não apenas fará com que você fique mais quente no momento da atividade, mas exercícios físicos regulares também te ajudarão a manter o calor corporal a longo prazo. Como facilitam a circulação de sangue pelo corpo, previnem  doenças e reduzem o estresse, um dois principais responsáveis pela compressão dos vasos sanguíneos.

Além dos exercícios físicos, faça movimentos nas suas mãos e dedos durante o dia. Massagear a região também é uma ótima ideia para movimentar a circulação!

Você sabia que uma respiração correta também pode ajudar a aliviar aquela sensação de mãos e dedos congelados? Alguns pesquisadores concluíram que monges tibetanos são capazes de aumentar a temperatura nos seus dedos em momentos de meditação profunda. No dia a dia, costumamos nos sentir tensos e estressados em algumas situações e, por isso, alteramos a nossa forma de respirar involuntariamente. Assim, a meditação ou o controle da respiração, que deve ser profunda, podem nos ajudar muito nestes momentos!
 
3) Use pacotes de calor

Pacotes Calor Mãos Quentes Inverno

Este é um hábito comum entre esquiadores e snowboarders, que já aprenderam algumas boas estratégias para driblar a sensação de frio nas mãos. Os sacos de calor são ótimas maneiras de aquecer suas mãos rapidamente, e se você não tiver muito tempo para segurá-los, podem ser postos dentro das suas luvas. Existem alguns modelos que você pode fazer em casa, utilizando um pedaço de tecidos e alguns grãos!

4) Cuidados com a sua dieta

Alimentação Mãos Quentes

Para regular a temperatura e adequar a circulação do sangue, invista em uma alimentação saudável, com muito peixe, nozes, óleo de oliva, chocolate amargo, frutas e vegetais na dieta. Estes ingredientes podem fazer pequenos milagres para o seu sistema circulatório! Alguns temperos, como gengibre e canela, são termogênicos e, por isso, ótimos para aumentar a temperatura do corpo.

Como já explicamos em um post sobre bebidas que realmente ajudam a aquecer, a bebida alcoólica não aquece realmente como se crê, ela dificulta a manutenção do calor corporal e aumenta o risco de hipotermia. Além disso, você já deve conhecer muitos efeitos negativos do fumo, mas você sabia que ele pode piorar a sensação de frio? A nicotina comprime os vasos sanguíneos e prejudica suas funções aumentando o risco de desenvolvimento de aterosclerose, uma doença caracterizada pelo aumento de placas nas artérias.
 
Gostou das nossas dicas? Gostaria de receber mais informações para manter seu corpo aquecido durante o inverno? Assine nossa news ou entre em contato conosco

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo