Parque Nacional Yosemite

Conheça o Parque Nacional Yosemite

Quando se trata de parque, os EUA dão um show de beleza. São mais de 400 parques espalhados pelo país, com visuais de tirar o fôlego e que tem atraído um número cada vez maior de turistas. Não pense você que estamos falando apenas de parques com árvores e montanhas.  Há parques aquáticos, parques urbanos e muita coisa legal para explorar pelo país.

Um dos parques que têm sido muito procurado nos Estados Unidos é o Parque Nacional Yosemite (em inglês: Yosemite National Park), localizado nas montanhas de Serra Nevada, no estado da Califórnia. O parque, que possui uma área de 3.081 km2, recebe a visita de cerca de três milhões de pessoas por ano, e grande parte das visitas são para o Vale de Yosemite.

Conheça o Parque Nacional Yosemite Califórnia

A beleza selvagem do parque é hipnotizante. A entrada é marcada por um conjunto de granitos gigantes e cachoeiras de águas fortes. Esse é um daqueles lugares que te surpreende a cada parada. O Yosemite tem um pouco de tudo: lagos de águas cristalinas, trilhas para todos os gostos, montanhas rochosas que ultrapassam 10 milhões de anos na era geológica, sequoias gigantes e uma vida silvestre impressionante.

Conheça o Parque Nacional Yosemite Califórnia

Dentre os vários cartões postais do Parque Yosemite, os mais visitados são:

Glacier Point – é o passeio mais procurado e um dos mais lindos! Um mirante com uma altura de mais de 2 mil metros. Desse ponto você consegue observar as principais cachoeiras do parque e o famoso Half Dome, com sua impressionante parede de granito.

Half Dome – uma das paisagens mais conhecidas no parque é um paredão de granito com aproximadamente 1.500 metros acima do nível do vale.

El Captain – outra parede de granito, um pouco menor (com mais de 900 metros de altura) e famosa entre os alpinistas por oferecer diversas vias com diferentes graus de dificuldade.

Mirror Lake – dependendo da época, você consegue visitar um lago digno de ser pintado por grandes artistas. No inverno vira um bloco de gelo, mas mesmo assim a beleza permanece no local.

O que fazer em Yosemite?

Yosemite Estado Unidos

O ideal é que você combine passeios de carro ou shuttle (o ônibus que circula no local) pelos mirantes com caminhadas para que seu tempo seja melhor aproveitado. Lembre-se que o parque é gigante e um dia só tem 24 horas. Se a sua estadia for curta, você precisa administrar muito bem o seu tempo para fazer valer a pena.

Não vá embora sem conhecer o Yosemite Valley. Dedique pelo menos um dia do seu roteiro para este ponto específico. O contraste entre os granitos altíssimos e as cachoeiras é algo de outro mundo. 

Trilhas e caminhadas

Parque Yosemite

Para os amantes de trilhas, no Yosemite Valley você já encontra diversas opções com diferentes graus de dificuldade como Cachoeira Bridalveil (Véu da noiva), Lower Yosemite Falls, Mirror Lake (Lago Espelho), Vernal Falls e Nevada Falls, Upper Yosemite Falls, Half Dome e Glacier Point onde você encontra algumas das vistas mais lindas do parque!

O principal bosque de Sequoias do Yosemite National Park é o Mariposa Grove. Apesar de uma parte do parque estar fechada para reformas, a parte mais alta do bosque continua aberta, mas para chegar lá você terá que encarar uma trilha de 20 Km (ida e volta) com direito a muitas subidas. Restam assim, duas alternativas para ver sequoias no Yosemite:

Tuolumne Grove

Parque Yosemite Califórnia Estados Unidos

O Tuolumne é uma ótima opção para quem quer ver Sequoias. Na trilha, que tem 4 km, as árvores são espalhadas (algumas delas caídas) e é possível até passar por dentro da casca de uma Sequoia morta.

Merced Grove

Uma outra opção para quem não abre mão de ver as Sequoias é o Merced Grove. Para chegar até lá você precisa encarar uma trilha de 5 km com bastante subidas, mas no fim das contas, todo o esforço vale muito a pena.

Passeio de carro pelo Yosemite

Dirigir por Yosemite e conhecer os principais mirantes do parque é algo imperdível.

Exposição de fotos

No coração do parque há uma pequena galeria de arte onde estão expostas algumas fotos de Ansell Adams, que ficou famoso ao fotografar o Yosemite em preto e branco. A visita é rápida e as imagens, sem dúvidas, vão te inspirar!

Yosemite durante o inverno

Yosemite Califórnia Estados Unidos

No meses de frio, o Parque Nacional de Yosemite é um show à parte. Para todos os lados que você olhar, será como estar de frente para uma pintura. Cachoeiras congeladas, monólitos embranquecidos pela neve… você pode caminhar na neve e até arriscar uma patinação no gelo. Normalmente, até no verão, a temperatura costuma cair bastante por causa da altitude, imagine no inverno?! Então relaxe aproveitando uma bebida bem quentinha ao anoitecer e aproveite para sentar em volta da fogueira no hotel Majestic Yosemite, antigo Ahwahnee.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo