Camadas

Dica para aquecer: Vista-se em camadas!

O maior segredo das roupas de frio são as camadas. Se você usar as camadas corretas de modo inteligente, o dia vai transcorrer com conforto, sem frio, sem roupas pesadas e que diminuem a amplitude de movimentos.

Invernos de baixas temperaturas são bem diferentes dos invernos que temos no Brasil. Aqui, roupas de frio envolvem geralmente uma camisa e um agasalho de lã costumam ser suficientes – e, nas raras ocasiões em que o frio é maior, o brasileiro tende adicionar uma jaqueta. Em países mais frios, você descobre que proteger incorretamente certas partes do corpo, como sua cabeça, pés e tornozelos, pode causar sérios transtornos.

Exagerar nas camadas, no entanto, é igualmente contraindicado. Mas é algo que todo explorador de primeira viagem faz depois de passar frio no primeiro dia. Simplesmente jogar roupas e mais roupas umas sobre as outras vai fazer com que você sue – e, consequentemente, com que passe frio novamente, ou fique mais exposto a uma gripe ou resfriado.

A decisão mais acertada é usar três camadas: uma camada de drenagem interior, uma camada de isolamento térmico e uma camada protetora.

Camada de drenagem interior:

Vista-se em camadas

Essa camada é composta pela sua roupa íntima e pelo que chamamos de “roupa segunda pele”. Essa camada fica em contato direto com a sua pele e deve, necessariamente, ser composta por tecido térmico com grande capacidade de drenar umidade da sua pele, isolando essa umidade do contato com o corpo. A escolha de um bom conjunto de roupas de frio começa já por aqui.

Normalmente composta por tecidos sintéticos da família do poliéster, é importante que essa camada cubra todo o seu corpo: ou seja, que vá do pescoço até os pulsos e os tornozelos. Alguns dos tecidos de calças segunda pele e blusas segunda pele se assemelham muito ao tecido das meias de nylon. Outros, especiais para quem busca atividades esportivas como caminhadas, escaladas, esqui e outros esportes de inverno, são mais firmes, mas não muito mais espessas.A Fiero oferece diversas opções de segunda pele, tanto masculinas como femininas. São blusas, calças e meias em diversos modelos e cores e com propriedades térmicas – para você ficar no frio sem sair de moda.

O ideal, nesse caso, é buscar roupas de frio térmicas especiais, informando o vendedor da atividade que você está planejando. Dessa maneira, essa camada poderá proteger você do suor mantendo-o seco e confortável.

Camada de isolamento térmico

vista-se em camadas no inverno

Essa camada será a responsável por manter você quente, isolando seu corpo da atmosfera e impedindo que ele perca calor. Os materiais dessas roupas de frio são compostos de fibras que prendem ar entre si, criando uma barreira que impeça o calor de sair e o frio de entrar. Aqui, é importante procurar materiais como lã, que além de um excelente isolante também tem características naturais de drenagem ou, na família dos tecidos sintéticos, o “velo” ou “fleece”, em inglês.

Esse tecido é fabricado, na maioria dos casos, com polietileno tereftalato, o mesmo material que compõe as garrafas PET. Ele é chamado por especialistas de não tecido, e é ideal para quem vai praticar esportes de inverno. Suas características isolantes não mudam nem quando ele está molhado e ele é desenhado especialmente para potencializar a drenagem de umidade da camada anterior.

Na Fiero você encontra não apenas casacos, mas uma completa linha de ponchos e sobretudos em thermo fleece, além de exclusivos fleeces e moletons térmicos. Para eles, casacos tradicionais para todas as ocasiões.

Camada protetora

Dicas para o Inverno

Essa é a camada exterior, geralmente composta por um agasalho mais poderoso, preferencialmente que cubra seu corpo do pescoço até os joelhos; e calças. A função dessa camada é proteger você da umidade externa – neve, chuva, garoa e afins – e do vento sem, ao mesmo tempo, impedir você de expulsar o suor expelido pelas duas camadas internas. Aqui, os materiais são impermeáveis mas respiráveis, o que normalmente significa reunir uma trama firme com uma camada externa de isolante térmico.

Para escolher o agasalho ideal para seu conjunto de roupas de frio, é simplesmente indispensável considerar o que você vai fazer: se é um casaco para passar o ano novo na Times Square, para patinar no gelo com seus filhos, para fazer uma caminhada ou para praticar snowboard. Isso porque tanto a espessura do material quando sua capacidade isolante variam de acordo com o ambiente em que você estará e com os movimentos que você pretende fazer. Também é interessante lembrar que certas atividades pedem bolsos e outros detalhes especiais, como gorros embutidos ou removíveis, cintos internos ou externos e outros detalhes.

É ai, gostaram das nossas dicas? Até a próxima!

Fiero Camadas

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

2 comentários de “Dica para aquecer: Vista-se em camadas!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo