Viajar para Santiago, no Chile, tem muitas vantagens: o país fica pertinho do Brasil, suas paisagens são lindas e é um dos locais que oferecem mais infraestrutura e conforto para os turistas. E para aproveitar o inverno no Chile, é importante planejar sua viagem com antecedência. Inclusive, pode ser uma ótima opção para as suas próximas férias de inverno.

Santiago é considerado um destino completo, além de ser uma das cidades mais desenvolvidas da América do Sul. A alguns quilômetros da cidade você poderá visitar centros de esqui e vinícolas, por isso imperdível! 

Temperaturas e passeios

Santiago tem estações bem marcadas e, em abril, a queda de temperatura já é perceptível. A partir de maio já é possível sentir o clima de inverno, porque as temperaturas durante a estação variam de 3°C a 16°C.

A cidade é cercada por montanhas e é também muito organizada e arborizada. Além disso, edifícios, construções, museus e parques registram seus momentos históricos e o desenvolvimento financeiro e cultural da cidade.

Além de proporcionar ótimos passeios e atrações, a estação de esqui Valle Nevado fica próximo à cidade, tornando os dias por lá ainda melhores. Outra peculiaridade de Santiago é a culinária. Lá tem ótimos restaurantes, para todos os gostos, estilos e bolsos.

Por isso, selecionamos alguns passeios para você conhecer um pouco mais sobre Santiago e, quem sabe, planejar sua próxima viagem de inverno. Confira:

PLAZA DE ARMAS

Plaza de Armas

Considerado o centro histórico da cidade de Santiago, Plaza de Armas foi o local de construção dos principais edifícios administrativos da cidade no passado.

Uma renovação da estrutura da praça aconteceu entre os anos 1998 e 2000, e hoje tem uma grande importância cultural com suas construções antigas, lojas e restaurantes. Algumas construções localizadas na Plaza de Armas: Catedral de Santiago, Museu Histórico Nacional, Prefeitura, Museu de Arte Pré-Colombiana e o Mercado Central.

LAS CONDES 

Las Condes Santiago

Las Condes é um bairro nobre, tranquilo e muito representativo de Santiago. Foi apelidado carinhosamente de ‘Sanhattan” pelos locais como uma apologia à Manhattan.

É um bairro completo com sua infraestrutura e serviços, também considerado o novo centro financeiro da cidade. Em Las Condes você pode encontrar parques, como o  famoso Parque Arauco, centros comerciais, restaurantes, artesanato, hotéis e diversos bares.

CERRO SAN CRISTÓBAL

Cerro San Cristóbal

Trata-se do maior morro da região central de Santiago e o maior parque urbano da cidade com bosques, piscinas e até zoológico.

No local também é possível visitar um mirante que oferece uma bela vista panorâmica da cidade e um santuário, considerado a maior atração do parque e um dos principais templos da igreja católica do país. A imagem ao lado é a vista que se tem da cidade de Santiago quando visualizada do mirante do Cerro San Cristóbal

LA CHASCONA

La Chascona

Próxima ao Cerro San Cristóbal, é uma das antigas casas do poeta Pablo Neruda. Foi construída para a sua terceira mulher, apelidada de “La Chascona”, e foi habitada pelo poeta apenas nos últimos anos da sua vida.

O local oferece um museu com salas que recriam os antigos ambientes da casa, objetos que fizeram parte da vida do casal, móveis e uma pinacoteca. A visita acontece com a presença de um guia e é possível apreciar todas as partes da casa, incluindo o jardim. Muitos itens do acervo foram trazidos de outras casas de Neruda. 

MUSEU DE ARTE PRÉ-COLOMBIANA 

Museu de Arte Pré Colombiana

Com peças do período pré-colombiano, o Museu de Arte Pré-Colombiana oferece uma ótima estrutura, uma sala para exposições momentâneas e algumas apresentações sobre a cultura e religião destes povos.

Seu acervo conta com objetos, utensílios e peças das antigas civilizações. Algumas delas foram confeccionadas 4.500 anos antes da chegada dos seus colonizadores e estão organizadas de acordo com as regiões de estudo, que envolvem os seguintes países: México, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

CENTROS DE ESQUI E VINÍCOLAS 

Valle Nevado

Se quiser aproveitar a neve, existem alguns centros de esqui bem próximos da cidade, como o Valle Nevado, Farrelones, El Colorado e La Parva. A temporada geralmente inicia entre junho e julho e finaliza em setembro.

Outra ótima opção de passeio são as vinícolas que ficam a, aproximadamente, 40 quilômetros da cidade, a exemplo de Concha Y Toro e Undurraga!

Esperamos que nosso post te inspire ainda mais a visitar Santiago, no Chile.

Aqui no Portal de Inverno você confere mais dicas sobre viagens na América do Sul durante o inverno, bem como no restante do mundo. E lembre-se, para se proteger do frio, há diversas roupas, calçados e acessórios no site da Fiero.