Dicas para encontrar passagens aéreas baratas

Dicas para encontrar passagens aéreas baratas 

Já decidiu qual será o seu próximo destino de inverno? Então confira nossas dicas sobre como encontrar passagens aéreas baratas!

Aplicativos de sites de promoção

Aplicativo Companhias Aéreas

É uma boa ideia conhecer os principais sites de promoção de passagem aérea. O Melhores Destinos e o Passagens Imperdíveis são os melhores. E o mais importante: baixe os aplicativos deles. Desta forma, assim que sair uma nova promoção, você receberá a notificação. Para comprar barato, você precisa estar atento! Assim que sair uma promoção, o ideal é que você compre a passagem na mesma hora. Quando é uma promoção absurda, por exemplo, ir à Europa por quinhentos reais ida e volta, se puder não demore para comprar. Essas promoções duram pouco tempo. Dependendo da promoção, se demorar apenas 15 minutos para comprar, é possível que você perca!

Pesquise e nunca duvide das promoções

Pesquisando Passagem Aérea Barata

As promoções de passagem existem. Os sites de promoção nunca irão postar uma propaganda enganosa. Se você notar que saiu uma promoção, por exemplo, de Porto Alegre para Miami por 350 reais e quando você foi comprar estava custando mil e duzentos, não era propaganda enganosa – o que ocorreu provavelmente foi que você demorou pra comprar e quando quis realizar o pagamento, já não conseguiu mais a passagem pela tarifa promocional. É bom entender que o preço de passagem aérea não é fixo, como preço de passagem de ônibus. Em um mesmo voo, uma pessoa pode pagar setenta reais e outra quatrocentos reais, e elas terão o mesmo tipo de serviço. À medida que o avião vai enchendo, o preço das passagens vai aumentando.

Faça o planejamento

Planejamento Viagem

Planeje antes! Por exemplo, se você quer viajar para Nova York, pesquise qual é a melhor época para ir. Suponhamos que você descubra que de novembro a fevereiro é a melhor época. Então, quando sair alguma promoção para a cidade neste período, não perca tempo pensando se vai ou não. O ideal é comprar logo, desta forma você garante o melhor preço.

Tenha flexibilidade

Flexibilidade em Vôos

O grande segredo para encontrar passagem aérea barata é ter flexibilidade. Quanto mais flexível você for, maiores as chances de se conseguir uma promoção de passagem. Se você for flexível com data, horário, destino, e até aeroporto de origem, é certeza de que você vai encontrar passagem mais barata. Às vezes, se você viajar apenas um dia antes ou um dia depois da data que você estava querendo, há a possibilidade de economizar bastante. Se você puder, simule a compra da passagem em datas variadas. Tente em outras semanas também. Às vezes, quando mudamos o número de noites no destino, dá uma diferença muito boa no preço.

Seja flexível também com aeroportos. Como assim? Por exemplo, imagine que você mora no Rio Grande do Sul e quer ir muito para Singapura. E digamos que apareça uma promoção para ir de São Paulo a Singapura por mil e quinhentos reais. E de Porto Alegre a Singapura a passagem mais barata está custando quatro mil reais. Você não precisa deixar de viajar só porque não mora em São Paulo. Neste caso, a única coisa que você precisa fazer é se certificar de que a soma do custo da sua passagem para o destino no exterior com a da passagem para o aeroporto de onde você irá sair (somado a táxis e hotéis, se for o caso) não ficará maior do que sair do aeroporto mais próximo à sua casa.

Quando comprar?

Quando comprar passagens aéreas

Vocês já viram que quase todo mundo recomenda comprar passagem aérea com muita antecedência? É bom comprar com antecedência, mas não pode ser com muita, como um ano ou oito meses antes. Por quê? Imagine que você comprou uma passagem do Rio para Londres com um ano de antecedência porque te falaram que era mais barato. Neste período, muita coisa pode acontecer: a companhia pode parar de operar aqui no Brasil, podem alterar o horário do voo, pode aparecer outra empresa concorrente vendendo passagens mais baratas, pode ter uma grande promoção para o lugar para onde você vai e aí você poderá se arrepender por já ter comprado suas passagens. Ah, e você pode mudar de ideia também. Imprevistos podem surgir, você pode começar num trabalho novo do qual ainda não poderá tirar férias, enfim, esse tipo de coisa. Mas é claro, não deixe para comprar passagem em cima da hora, porque senão vai pagar mais caro.

Então, quando comprar as passagens? Se for aqui no Brasil na baixa temporada, o ideal é comprar com uma antecedência girando em torno de vinte e cinco a quarenta dias. Se for na alta temporada, a antecedência ideal é de dois a três meses. Se for para o exterior, na baixa temporada, é por volta de dois a três meses, e na alta temporada, de dois a quatro meses (claro que estes períodos não são exatos, mas auxiliam para que você tenha uma base.) Ah, e vale lembrar que as passagens na alta temporada vão estar mais caras, assim como restaurantes, hotéis e passeios.

Qual é o melhor dia e horário para comprar suas passagens?

Melhor dia e horário vôos

Não existe dia nem hora certa para comprar passagem. Essa história de passagens mais baratas de madrugada nos parece ser mais uma lenda do que algo verdadeiro. O que é fato é que os dias mais baratos para se viajar são aqueles nos quais o avião levanta voo sem estar lotado. Geralmente são dias nos quais pouca gente viaja, como as quartas-feiras.

Onde pesquisar e comprar?

Onde comprar passagens aéreas

Há diversas formas de se pesquisar o preço de passagens aéreas. O método mais comum talvez seja o de comparar os preços olhando diretamente nos sites das companhias aéreas. Além destes, existem outros que, dependendo do caso, podem ser muito interessantes também. Uma opção para se encontrar passagens a bons preços é fazendo uso de buscadores como o Skyscanner, Kayak, Voopter, Momondo, que são confiáveis e fáceis de usar. E ainda existem os sites de agências de viagem, como Viajanet, Submarino e Decolar.

Crie alertas de preço

Alertas de Preço Passagem

Alguns sites como o Skyscanner, Kayak e o Voopter oferecem a possibilidade ao usuário de criar um alerta de preço. Este é um recurso importante, principalmente para quem não dispõe de tanto tempo para ficar pesquisando preços. Como a ferramenta funciona? É simples! Tudo o que você precisa fazer é procurar a opção de criar alerta no próprio site ou nos aplicativos. Aí basta selecionar o aeroporto de partida e o de destino, a data da viagem e deixar seu e-mail. Com seus dados cadastrados, a ferramenta irá te avisar quando houver alguma mudança no preço da passagem que você pretende comprar.

Companhias Low Cost

Low Cost Passagens Aéreas

Caso você esteja planejando viajar pela Europa, Estados Unidos, Oceania ou Sudeste Asiático, poderá aproveitar as empresas aéreas chamadas de low cost, que são as empresas conhecidas por suas passagens de baixo custo. Vale ressaltar que é importante prestar atenção antes de comprar passagem pelas low cost europeias, principalmente. As passagens são bem mais baratas, mas o serviço de bordo é pago separadamente, e em alguns casos, há taxas separadas para cada volume de bagagem que você estiver levando.

E fique atento também para o aeroporto de onde seu voo irá sair ou chegar. A maioria das empresas low cost operam em aeroportos afastados da cidade e, dependendo da distância, o valor mais baixo que se pagou na compra das passagens pode não compensar somado ao valor que você irá pagar para se deslocar do aeroporto até o seu hotel, por exemplo. Atenção também para as regras de cada companhia aérea para evitar complicações ou multas. Um exemplo: a maior parte delas estabelece que a bagagem de mão, mala ou mochila de seus passageiros caiba dentro do medidor de metal disponível no aeroporto. E caso a sua bagagem não caiba ali, será cobrada uma multa. Outras empresas tentam encorajar seus passageiros a fazerem o check in online e já levarem seu cartão de embarque impresso. Caso a pessoa não tenha se atentado para isso, eles cobram uma outra taxa para fazer o check in no aeroporto.

Milhas aéreas

Milhas Aéreas

Um outro jeito de economizar na compra das passagens aéreas é usando as famosas milhas. Na maioria das viagens que fazemos dentro do Brasil, usamos milhas. Desta forma, as passagens saem a custo zero, e pagamos somente a taxa de embarque. A dica para acumular milhas aéreas é tentar passar todos os gastos que puder para o cartão de crédito. Ao pagar a fatura, você receberá pontos que podem ser transformados em milhas aéreas.

No livro “Como sobreviver no exterior” você encontra mais informações valiosas e detalhes sobre como encontrar passagens aéreas baratas.

Tadeu Salgado é um dos autores do livro “Como sobreviver no exterior”

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo