Dicas para Pedalar no Inverno

Dicas para pedalar no inverno

O inverno está chegando e você já pode estar com vontade de guardar sua bicicleta e hibernar pelos próximos meses. Mas, neste post, nós vamos provar que é possível aproveitar sua bike mesmo durante as baixas temperaturas. Nenhum ciclista deveria temer o inverno. Afinal, que perigo representa um pouco de frio e chuva? Mas, de qualquer forma, é necessário que você tome alguns cuidados para não transformar sua pedalada em um pesadelo. Confira nossas dicas para planejar e manter sua motivação durante suas pedaladas 'invernais'.

O início 

Pedalar no inverno o início

Motivação durante o inverno não é o mais difícil, o mais complicado é o primeiro passo em direção ao frio e, em alguns casos, chuva, geada ou neve. Isso, de fato, vai exigir de você um pouco mais de vontade própria e coragem. Para começar, uma dica é planejar um treino mais curto, porém mais intenso, já que desta forma você fica menos tempo exposto ao frio e testa suas habilidades e resistência aos poucos. 

Ou seja, o ideal é que você vá aumentando o tempo de forma progressiva, não opte por uma pedalada de várias horas sem ter avaliado seu preparo físico em trajetos mais curtos antes. Mas, depois que seu corpo já estiver acostumado, suas pedaladas em um clima mais complicado podem ficar ainda mais interessantes. Você já se considera preparado e pretende fazer algum treino mais extenso? Sem problemas, apenas esteja prevenido para passar mais tempo exposto a estas condições. De qualquer forma, procure deixar as pedaladas mais longas para os dias frios, mas com um clima mais agradável. 

Se você não for muito experiente e o tempo estiver desastroso, com gelo ou até mesmo neve, o ideal seria desistir do seu treino no dia. Estas condições  podem impedir a pedalada pois gelo e neve, mesmo sem acúmulo, podem ser perigosos já que a possibibilidade de escorregar e cair é muito grande. Se não quiser deixar de treinar, que tal optar pelo ciclismo indoor quando não puder sair de casa?

Dias frios também podem provocar algumas mudanças de itinerário. Neblina, condições de vento mais severas e mudanças nas previsões de clima e temperatura podem fazer você recalcular a rota. Fique atento a esta possibilidade! 

O alongamento antes de sair de casa é obrigatório, mas isso você já sabe! Também é muito importante aquecer com outro tipo de esporte, como uma corrida rápida, antes de iniciar seu trajeto. Entre uma pedalada e outra, prepare seu corpo e fortaleça todos os seus músculos com outros tipos de atividade, como academia, corrida ou natação.

Bike

Bike Dicas para Pedalar no Inverno

O ajuste dos cabos durante um clima mais frio é muito importante, eles podem ser contraídos devido aos efeitos da dilatação térmica e acabar afetando os ajustes dos câmbios. A pressão dos pneus também deve ser analisada, utilizar uma pressão mais baixa pode ser uma boa ideia para que a absorção de pequenos impactos seja menor. Assim, você se sentirá mais confortável durante a pedalada, já que no inverno temos uma tendência maior a sentir dores. De qualquer forma, manter uma revisão constante de todo o equipamento é importante e necessário em qualquer época ou estação do ano.  

Roupas e Acessórios

Roupas e acessórios para pedalar no inverno

Nas suas pedaladas durante o inverno, uilizar duas camisas de ciclismo e um casaco corta-vento é uma ótima alternativa, assim como os manguitos e pernitos para braços e pernas. Use a mesma estratégia para os membros inferiores e evite roupas de algodão, elas absorvem o suor, não secam de forma rápida e podem representar alguns riscos para a saúde.  A técnica de se vestir em camadas também é ótima para este caso! Quer saber como funciona? Clique aqui para saber mais.

Para complementar, os acessórios são essenciais! Luvas, balaclava, protetor de orelha ou gorros podem fazer muita diferença para que seu corpo consiga manter a temperatura ideal durante a pedalada. Para os dias chuvosos e úmidos ,incremente com casacos impermeáveis, capa de chuva e capa para o capacete. 

Alimentação e Saúde

Alimentação para pedalar no inverno

Muita energia é necessária para estes momentos. Barrinhas de cereal, isotônico e bananas devem fazer parte da sua dieta. O aumento do consumo de calorias deve ser beaseado em uma alimentação saudável e equilibrada, por isso evite calorias vazias, alimentos gordurosos e doces. Tome bebidas quentes e procure comer de duas em duas horas!

Se possível, leve na sua mochila um pequeno kit de primeiros socorros. Protetor labial e soro fisiólgico para evitar o ressecamento de lábios e olhos, assim como um gel para amenizar a dor de eventuais quedas também são essenciais para as suas pedaladas. 

Gostou das nossas dicas e gostaria de receber mais sugestões para se manter aquecido(a) neste inverno? Entre em contato conosco!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo