Bento Gonçalves é um famoso destino turístico do Rio Grande do Sul com passeios de Maria Fumaça, visitações a atrativos e apreciação de vinho, a cidade tem ainda arquitetura e cultura de descendentes italianos que encantam. 

A cidade fica a 121 km de Porto Alegre, a 40 km de Caxias do Sul e a 15 km de Garibaldi. Por isso, é uma ótima opção de destino para visitar durante os finais de semana, feriado e férias

Antes de arrumar as malas de inverno para visitar Bento Gonçalves, vamos conhecer um pouco mais sobre a cidade? 

1. Enoturismo

Vinícola Miolo Bento Gonçalves

Na capital nacional do vinho, conhecer as vinícolas de Bento Gonçalves e seus arredores é um programa obrigatório.

Em muitas casas, há visitas guiadas por enólogos que começam nos parreirais e terminam com degustações, passando por criptas e corredores tomados por tonéis de carvalho. 

Os visitantes do Vale dos Vinhedos vão para uma área recortada por estradinhas, emoldurada por colinas e muitas uvas, onde fica a maioria das fábricas. 

Por lá, estão as instalações da Miolo, uma das mais movimentadas; e da tradicional Casa Valduga, a primeira a abrir suas portas para os turistas, que abriga uma charmosa pousada, além de um restaurante aberto ao público nos finais de semana. 

2. Caminhos de Pedras

Depois de experimentar os vinhos tintos, os brancos e os espumantes, não deixe de conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, uma vila salpicada de construções em madeira e pedra que abrigam casas de massas, de teares, de erva-mate e capelas. 

Aproveite para saborear os queijos e os salames produzidos na região, mas guarde espaço para se entregar à boa e farta mesa dos restaurantes de Bento Gonçalves, especializados em galeto. Para acompanhar a ave assada na brasa, as opções vão de salada à polenta, passando por sopas e massas. 

3. Casa da Erva Mate

Durante o roteiro Caminhos de Pedra, você poderá encontrar a Casa da Erva Mate. Construída em 1884, hoje preserva a história da planta e seu consumo. 

O processo de produção artesanal da erva-mate é realizado na casa, utilizando o moinho que fica ao lado para deixá-la apta. Além disso, realizam a demonstração de como o chimarrão é produzido

4. Maria Fumaça

Maria Fumaça Bento Gonçalves

Ficou com saudades dos vinhos? Pegue a Maria Fumaça que leva ao município vizinho de Garibaldi. A divertida viagem surpreende já no embarque, com degustação de queijos e bebidas. 

Ao longo do trajeto de uma hora e meia, os vagões são animados por grupos folclóricos que capricham no repertório de músicas italianas. Chegando ao destino, as estrelas são os espumantes, servidos em larga escala.

5. Casa da Ovelha

Se você tem curiosidade em saber mais sobre criação de ovelhas e de falcoaria, o passeio pelo parque da Casa da Ovelha é um lugar que deve fazer parte do seu roteiro. 

Neste lugar você vai saber como uma ovelha é criada, como sua lã pode ser colhida de maneira responsável, assim como a produção de seu leite e produtos derivados.

Além disso, há um criadouro de falcões e corujas, para conhecer as diferentes espécies que há no local e suas criações.

6. Ponte Ernesto Dornelles

Inaugurada em 1942, a Ponte Ernesto Dornelles faz divisa entre Bento Gonçalves e Veranópolis, no Vale do Rio das Antas. No entanto, os moradores da Serra Gaúcha costumam chamá-la de Ponte dos Arcos. 

A simplicidade de seus arcos encanta, sendo um excelente plano de fundo para fotos. A vista do vale surpreende, principalmente pela sua magnitude e paisagens.  

7. Rota Cantinas Históricas

No distrito de Faria Lemos, você encontra a Rota Cantinas Históricas. Durante o passeio, você irá conhecer uma pousada que remete a história dos imigrantes italianos, bem como apreciar belas paisagens e deliciosos vinhos e sucos de uva. 

No local também estão instaladas as vinícolas Dal Pizzol e Cristofoli.

8. Chafariz de Vinho

No centro de Bento Gonçalves, fica um ponto turístico que homenageia sua vinicultura: o Chafariz de Vinho.

O “La Fontana”, nome oficial do chafariz, faz parte do tour pela Via del Vino. Entre os atrativos estão construções históricas que remontam à colonização italiana, como o prédio da prefeitura e o Santuário de Santo Antônio.

Programe o seu passeio! Seja com a família, seu amor, amigos ou até mesmo sozinho(a), a Serra Gaúcha é sempre uma excelente pedida para as férias de inverno!  

Quer conhecer outros destinos do Rio Grande do Sul? Clique aqui e aproveite o guia que temos!