Situações de Emergência

Situações de Emergência no Exterior: orientações e como proceder

Quando você estiver viajando para o exterior, pode ser que passe por alguma situação de emergência. Em muitos casos, se isso acontecer, o consulado brasileiro dará o apoio necessário! Mas, é essencial que você saiba quais situações são consideradas emergenciais para saber onde buscar por auxílio para solucionar cada caso!

Situações como perda de passaporte, bagagem extraviada e perda de voos, apesar de provocarem muitos transtornos para quem viaja, não são consideradas situações de emergência para o governo. Segundo o Itamaraty, situações de emergência são apenas aquelas que envolvem risco à vida, à segurança ou à dignidade humana de cidadãos brasileiros.

São emergências: 

Emergências de Viagem

– Ocorrências policiais;    
– Detenções;
– Casos de tráfico de pessoas;
– Casos de violência e maus-tratos;
– Catástrofes naturais e conflitos armados;
– Acidentes e hospitalizações;
– Falecimentos;
– Inadmissões/deportações.

Não são emergências:

Emergências em Viagem

– Perda de passaporte ou outros documentos;
– Extravio de bagagens;
– Vencimento de documento de viagem;
– Recusa de concessão de vistos por autoridades estrangeiras;
– Quaisquer outras situações que não impliquem risco iminente à vida ou à segurança de um brasileiro no exterior.

Os números de telefone do plantão consular funcionam 24 horas por dia, mas recebem demandas apenas após o horário normal de expediente. Para ligar, disque:  00 + código da operadora de longa distância + código do país + número. Confira os números para contato clicando aqui! Se demorarem para atender, é possível ligar para o telefone do plantão no Brasil: (61) 98197-2284 (este número tem WhatsApp).

Situações de Emergência Telefone

Lembre-se que os telefones de plantão devem ser utilizados somente em situações de emergência e apenas fora do horário comercial (antes das 8h ou após as 20h). Em horário comercial, deve-se ligar para o núcleo de assistência a brasileiros, que dispõe de funcionários treinados para repassar informações sobre a situação. Confira os números para contato clicando aqui!

Dicas sobre como proceder em situações como malas extraviadas, roubos, perdas de documento no exterior, catástrofes naturais estão no livro “Como sobreviver no exterior”.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo