St. Moritz

St. Moritz: características e tudo o que você realmente precisa saber

Sabe aqueles lugares diferentes, que encantam já à primeira vista? St. Moritz se “encaixa" perfeitamente nos pré-requisitos para ser um dos melhores destinos alpinos suíços que você pode adicionar no seu roteiro. 

St Motitz Suíça

Fomos até lá para conhecer mais sobre a pequena e luxuosa St. Moritz. Neste post descrevemos tudo o que consideramos ser importante sobre este destino mas, antes de realmente começarmos a falar sobre as características da cidade, vamos contar um pouco sobre o histórico do local:

– A cidade já foi palco de duas edições dos Jogos Olímpicos de inverno;

– A 1856 metros de altura, o sol brilha mais do que em outros locais. Por isso, este foi o primeiro símbolo local protegido por lei, isso aconteceu em 1930;

– St. Moritz foi pioneira em várias ações: em 1889 foi realizado o primeiro torneio de golfe nos Alpes, no Natal de 1878 foi acesa a primeira lâmpada elétrica e em 1935 começaram a circular os primeiros teleféricos da Suíça.

Com cerca de 6000 habitantes, localizada perto da fronteira com a Itália e com estilo alpino moderno, St. Moritz atrai milhares de turistas todos os anos. E não é à toa, seus serviços de hotelaria recebem padrões internacionais de qualidade e atendimento, a gastronomia é de primeira classe e a qualidade de vida é simplesmente surpreendente.

St Moritz Turistas

Antes de colocarmos esta cidade no nosso roteiro, pesquisamos muito sobre suas características e peculiaridades. O serviço de hotelaria foi um ponto que recebeu destaque em vários materiais que lemos e, de fato, provamos na prática esta experiência. Realmente, os hotéis são simplesmente DEMAIS! Desde a experiência no quarto, atendimento e até um café da manhã de encher os olhos. Outra característica que recebe destaque é a qualidade da água, a cidade é reconhecida mundialmente pela qualidade das suas fontes termais.

Hotelaria St Moritz

Se você é um daqueles apaixonados por esportes de inverno, está aí outro ponto positivo: os esquiadores têm à disposição cerca de 350 km de pistas com infraestruturas modernas. A montanha Corviglia tem a descida mais íngreme da Suíça, alcançando um ângulo 100% vertiginoso. Além disto, a cidade conta com a pista de gelo natural mais antiga do mundo. Para os adeptos de caminhadas, existem cerca de 150km de trilhas na neve.

Uma cidade com o “estilo oposto” de Zermatt (clique aqui para saber mais sobre este destino), St. Moritz é mais voltada para o lado “luxuoso" dos Alpes. Ou seja, é necessário reservar algumas cédulas de franco suíço a mais para aproveitar as experiências que a cidade oferece. Mas, vale cada centavo! 

Luxo St Moritz

Como chegar:

Saímos de Zermatt e então aproveitamos para ir até St.Moritz utilizando o belíssimo trem Glacier Express (confira aqui o post que fizemos sobre este passeio). Está aí outra super dica: este trem é simplesmente incrível e proporciona uma visão bem geral sobre a Suíça. Se você tem 1 dia livre, vale a pena pensar em colocar o Glacier Express na sua wish list.

Sobre o clima:

Com temperaturas frias durante o ano todo e garantia de neve nos meses de inverno, não tem época melhor ou pior para passar alguns dias por lá. Claro, cada período do ano apresenta características singulares, mas todos os meses são excelentes. A única regra para curtir St. Moritz é gostar do frio. Confira abaixo as temperaturas médias:

– Janeiro a março: -9°C / -4°C

– Abril a Junho: -1°C / 5°C

– Julho a Setembro: 4°C / 10°C

– Outubro a Dezembro: -5°C / -1°C

Neve St Moritz

Nós visitamos St. Moritz na segunda semana de dezembro e já vimos neve em alguns pontos da cidade. Já as montanhas, claro, estavam branquinhas!

Destaques:

– A montanha de St. Moritz (Corviglia) tem o seu ponto mais alto a 3057 metros, o Piz Nair. No local, celebram-se novas tendências, realiza-se o Campeonato Mundial, assim como ações voltadas para apreciadores de cozinha gourmet.

– Museu de Segantini, dedicado ao pintor Giovanni Segantini, que passou os últimos cinco anos da sua vida em Engadina;

– Bernina Express – de comboio com vista panorâmica e passando pelos mais belos caminhos ferroviários da Europa até Puschlav;

– Muottas Muragl – vista maravilhosa para a região dos lagos de Alta Engadina. No inverno, existe um serviço de trenó da estação da montanha até a estação do vale;

– De táxi pelo canal de gelo – para um pouco de adrenalina, uma viagem de táxi-trenó pela única pista de trenó natural do mundo.

Quer saber mais sobre os destaques da cidade? Confira o vídeo!

Principais eventos:

– St. Moritz Polo World Cup on Snow – o prestigiado torneio de inverno de Polo na neve conta com a presença de 15.000 expectadores anualmente. O evento aconte próximo ao lago de St. Moritz em janeiro;

– White Turf St. Moritz "International Horse Races since 1907"– as exclusivas corridas de cavalos sobre o lago gelado de St. Moritz acontecem no ponto alto da estação (fevereiro);

– Festival de Engadina – Música clássica ao mais alto nível (agosto);

– FIS Alpine Ski World Cup Damen St. Moritz – Sempre que as mulheres que participam da corrida internacional de esqui nas categorias de Super-G e de Slalom Gigante medem forças, a agitação em Corviglia é garantida (dezembro).

Veredicto final:

Ficamos por pouco tempo, apenas 2 dias, então não conseguimos explorar tudo o que a cidade oferece. Mas, estamos certos de uma coisa: ficamos com muita vontade de curtir mais dias por lá. A cidade é pequena e luxuosa, então você definitivamente precisa gostar deste estilo para se sentir mais à vontade.

Lago St. Moritz

A receptividade do povo local e a alta qualidade de tudo o que você irá viver por lá é encantador. Se você gosta de esportes de inverno e tiver “bala na agulha” para curtir todas as atrações da cidade, St. Moritz tem tudo para ser um dos melhores destinos da sua viagem.

Dica importante:

Em qualquer viagem para locais de frios ou com neve, é importantíssimo garantir a proteção térmica ideal. E neste quesito, a Fiero (marca brasileira focada 100% em produtos de inverno), é uma das melhores opções. Confira todos os produtos da marca, esquente-se e boa viagem! Acesse: www.fieroshop.com.br

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

2 comentários de “St. Moritz: características e tudo o que você realmente precisa saber”

    1. Bom dia Cindy, tudo bem? Agradecemos pelo seu contato! Fomos em dezembro e as pistas estavam abertas. Em St. Moritz não fizemos esportes de inverno, mas em Zermatt fizemos 4 dias de Snowboard. Em Zermatt, por exemplo, a estação funciona o ano todo, mesmo no verão e com menos neve. A qualidade da neve começa a melhorar significativamente a partir do final de novembro e a partir da metade de dezembro a neve já é muito (muuuito boa). Ficamos à disposição. Abraços, Rodrigo / Equipe PORTAL DE INVERNO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo