Taupo: trilhas, esportes radicais e belas paisagens na ilha norte da Nova Zelândia

Taupo é uma das principais cidades da Nova Zelândia e está localizada à beira do Lago Taupo, o maior do país. Apesar de ser pequena, com cerca de 32 mil habitantes, atrações não faltam. Muitas pessoas visitam a cidade para esquiar no Monte Ruapehu, fazer trilhas a pé e de bicicleta, praticar esportes radicais, pescar truta, presenciar fenômenos geotérmicos, fazer passeios pelo lago e admirar suas belas paisagens.

Quem vê o lindo Lago Taupo com suas águas cristalinas, admira-se quando fica sabendo como ele surgiu: foi formado há cerca de 70 mil anos por uma das maiores erupções da história do planeta. Sua recente erupção, que aconteceu há 1800 anos, foi tão gigante e brutal que mudou a cor do céu na China e Europa! O vulcão ainda não está extinto, mas não corre o risco de explodir por enquanto, o que é uma ótima notícia já que muitas pessoas costumam visitar a beira do lago para caminhar, correr, fazer piquenique e dar comida para as aves. 

Lago Taupo Nova Zelândia

Mais de 30 mil pessoas saltam todos os anos de paraquedas em Taupo, não é à toa que ela é conhecida como a "capital mundial de paraquedismo". A cidade ganhou este título porque lá tem a dropzone mais famosa do planeta, com lindas vistas do Lago Taupo e de montanhas com picos nevados. Além disso, os saltos em Taupo são os mais baratos Nova Zelândia e, para deixar a experiência ainda mais marcante, a empresa ainda busca os aventureiros nas acomodações em uma limousine. O salto custa a partir de 279 dólares neozelandeses, mas geralmente os aventureiros acabam pagando bem mais do que isso, pois com a inclusão de fotos e vídeos, o preço pode subir bastante. 

Todos sabemos que a Nova Zelândia tem muitas atrações naturais, uma mais bonita do que a outra, mas em Taupo está localizada a atração natural mais visitada do país, que é o Huka Falls. Eu resolvi visitar este espetáculo da natureza fazendo uma trilha que durou 3 horas e meia (ida e volta). 

Taupo Fiero

Para iniciar meu tour pela cidade, saí do hostel onde estava hospedado (Haka Lodge Taupo) e passei no Taupo Bungy para ver alguém pular. O salto de Bungy Jump em Taupo é famoso por ser o maior da Nova Zelândia (com toque na água). São 47 metros acima do Rio Waikato e quem pula e assiste também tem o privilégio de observar lindas paisagens, pois o local é incrível. O Taupo Bungy está localizado a 5 minutos a pé do centro da cidade e fica no caminho para quem vai ao Huka Falls, durante o inverno ele funciona das 9h30 às 16 horas. O salto de Bungy Jump custa 169 dólares neozelandeses e eles aceitam bitcoin. 

Taupo Bungy Jump Nova Zelândia

Depois segui até o Spa Thermal Park, um excelente parque gratuito na cidade. Muita gente costuma visitar o parque para caminhar, correr, andar de bicicleta, brincar com cachorro e relaxar nas piscinas naturais aquecidas, já que até uma cachoeira com água quente é possível aproveitar no local!

A trilha para o Huka Falls é muito bonita. O Rio Waikatos que nos acompanha o tempo todo durante o trajeto, tem uma cor verde esmeralda e é cristalino. Além da natureza maravilhosa do local, durante a caminhada foi possível evidenciar o quanto os neozelandes são simpáticos, já que todas as pessoas que passaram por mim me cumprimentaram.

Chegando no meu destino, percebi que o Huka Falls estava lotado de turistas tirando fotos e admirando a beleza das corredeiras e cachoeira, onde 220 mil litros de água caem por segundo. A cor da água é linda, deixa qualquer turista impressionado! Muitos visitantes também costumam fazer o passeio no barco de alta velocidade para ir até perto da cachoeira.

Taupo Huka Falls

Perto do Huka Falls, tem o parque geotérmico Craters of The Moon. Eu não fui porque já tinha ido no Wai-O-Tapu em Rotorua que é mais completo. Mas fica a dica para quem gosta de fenômenos geotérmicos, já que no local é possível ver gêiseres, piscinas de lama em ebulição e crateras com muita fumaça.

Muitas pessoas visitam Taupo para fazer a trilha no Tongariro Alpine Crossing, que foi considerada pela revista Lonely Planet uma das melhores caminhadas de um dia do mundo. Fica a 1 hora e 20 minutos de carro e a trilha tem uma duração de aproximadamente 8 horas. No caminho, a paisagem é um espetáculo. As pessoas passam por montanhas nevadas, lagos de cor de esmeralda e paisagens de tirar o fôlego. Muitos hotéis e hostels oferecem este passeio, clique aqui para conferir uma lista das empresas que oferecem o tour.

Tongariro Taupo

Ah, em Taupo tem o McDonalds eleito o mais legal e único do mundo. Tem até uma avião modelo DC3 para os clientes lancharem dentro dele, o que o transformou em um ponto turístico e muitas pessoas visitam o local para tirar uma foto do avião. Mas, se você não curte McDonalds, tem diversas outras opções de bons restaurantes em Taupo.

Taupo Mc Donalds

Já que estava muito frio (uma média de 3°C) no dia em que visitei Taupo, tive que selecionar com cuidado o que vestir durante os passeios. Para garantir a proteção e conforto térmico, selecionei uma blusa e calça térmica, que não só regulam a temperatura como expelem a umidade e retêm o calor do corpo. Ou seja, ideais para os passeios longos em dias frios! 

Outros itens que me acompanharam durante praticamente toda a viagem à Nova Zelândia, foram o Fleece Meio Zíper e o casaco Alaska, da linha Thermo Mountain da Fiero. O primeiro complementa o aquecimento e é o item ideal para ser usado como segunda camada nos dias mais frios, além disso é leve, macio e tem toque aveludado. Já o casaco, desenvolvido com enchimento em manta acrílica e forro em Thermo Fleece, garante muito aquecimento e protege contra agentes externos, como vento e umidade.  
 
Nova Zelândia

Para os pés, selecionei a meia Winter Pro Double Layer e a Bota Ushuaia com forro em lã natural, o que garantiu muito conforto, segurança e aquecimento durante a minha viagem ao país. A meia é um produto com estrutura diferenciada e especial, desenvolvido para garantir o bem estar dos pés e evitar o desconforto comum de longas caminhadas e atividades outdoor nos dias de frio extremo. A bota mantém os pés super aquecidos e, para complementar, é desenvolvida em couro  legítimo e impermeável e tem sola de alta tração para caminhadas na neve, item super importante para quem visita destinos com uma natureza tão especial e diferente quanto a NZ!

As peças que selecionei na loja virtual da Fiero não apenas foram super adequadas para a minha viagem à NZ, como foram excelentes para a minha proteção térmica e segurança durante os passeios!

Se for à Nova Zelândia, não deixe de incluir Taupo no roteiro. Certamente você não vai se arrepender!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo