Caminhada de Inverno

Trekking no inverno: motivos e dicas para manter a prática durante a estação

Você guarda seu equipamento e roupas de caminhada assim que as temperaturas diminuem um pouco? Saiba que o inverno é um ótimo momento para a prática do esporte por vários motivos: trilhas menos movimentadas, a beleza da natureza e as temperaturas agradáveis (pelo menos para os apaixonados pelo frio, como nós).

Muitos turistas também preferem incluir passeios outdoor para curtir e aproveitar todas as paisagens dos lugares que visitam. Dependendo do destino, este passeio poderá envolver muitas montanhas, neve e até mesmo gelo! Gostou da sugestão? Confira nossas dicas, pegue sua mochila e vá em direção à próxima trilha!

Vista-se em camadas

Vista-se camadas caminhadas inverno

Se as temperaturas estiverem muito baixas, provavelmente você sentirá frio logo no início da trilha! Mas, depois de 10 a 15 minutos, você já começará a sentir o sangue circular pelo seu corpo! Devido a esta troca de temperatura, vestir-se de maneira apropriada é muito importante para manter seu conforto durante a caminhada. Caso esteja planejando subir alguma montanha, lembre que no topo as temperaturas costumam ser muito mais baixas e, desta forma, você deve estar preparado para todas estas nuances durante o trajeto planejado.

A maneira correta de se vestir para suas caminhadas é utilizando a ideia de camadas, assim você garante a retenção do calor do seu corpo e a proteção à umidade e ao vento. Quer saber mais? Clique aquiEvite produtos de cotton, se o tecido umedecer não o protegerá mais das baixas temperaturas, causando até mesmo risco de hipotermia caso o frio seja intenso. Uma ótima ideia é investir em produtos desenvolvidos em materiais impermeáveis, o que é muito importante para aqueles momentos nos quais a previsão do tempo não funcionar exatamente como você esperava! 

Outros itens muito importantes para as suas caminhadas no inverno são gorros, luva e cachecol. Caso não sinta a necessidade de sair de casa vestindo estes acessórios, leve-os na sua mochila. Pode ser que você sinta falta de alguns destes itens mais tarde! 

Mantenha seus pés quentes

Mantenha seus pés quentes

Para que seus pés permaneçam quentinhos durante toda a trilha, um bom par de meias para caminhadas são muito importantes também. Elas não apenas aquecem, como evitam bolhas e suor, retendo calor e secando rapidamente.

Para evitar machucados, o calçado ideal para a sua caminhada deve ser mais alto do que o tornozelo e, em alguns casos, como em dias de acúmulo de neve e com muita umidade, o uso de polainas impermeáveis também é recomendável para evitar que a umidade passe para a parte interna do calçado. Ah, leve também um par de meias extra, a probabilidade de você precisar delas são altas, especialmente se você estiver pensando em uma caminhada um pouco mais intensa.  

Saia de casa preparado
 
Saia de casa preparado caminhada
 
Você deve estar alerta às previsões de clima e tempo e ao tipo de terreno da sua trilha. Por isso, antes de sair de casa, sempre avalie a previsão do tempo/clima e pesquise sobre as características da área da trilha. Confira também velocidade do vento, possibilidade de avalanches e hora do nascer e pôr do sol! O ideal é que você esteja preparado para sair de casa no início da manhã, não esqueça que o sol se põe muito mais cedo nos meses de inverno e finalizar sua trilha antes que escureça é muito importante para evitar acidentes ou que você se perca. 

No auge do inverno, o acúmulo de neve pode ser frequente em algumas regiões onde o frio costuma ser mais intenso. Alguns locais podem até mesmo estar fechados para passagem! Para evitar estas situações, busque manter suas caminhadas em terrenos menos elevados. Se tiver muito gelo e terrenos escorregadios, use equipamentos específicos para manter seu equilíbrio, como crampons e bastões de caminhada. Mas, não esqueça que é preciso que você saiba usar este tipo de equipamento! 

Existem alguns itens básicos que certamente você econtrará na mochila de qualquer pessoa experiente em caminhadas durante o inverno, como um pequeno kit de primeiros socorros, uma bússola, um mapa, uma faca de bolso, pacotes de calor e uma lanterna de cabeça. Uma boa ideia é dividir os itens mais pesados com os outros membros do grupo.

Se as condições das trilhas não forem muito fáceis, é necessário que as pessoas que te acompanharão nesta aventura sejam experientes. É interessante também que ao menos alguém do grupo conheça a trilha e que todos tenham preparo físico para completá-la!

Alimentação é essencial para evitar o frio

Alimentacao Caminhada Inverno

Caminhar no inverno, especialmente na neve, pode queimar muitas calorias. Fazendo uma comparação com os dias de verão, é possível queimar 50% de calorias a mais no mesmo período de caminhada! Desta forma, além de sentir fome é possível que sinta muito frio também.

Para evitar complicações, leve com você algumas barrinhas energéticas, mas cuidado com alimentos que podem congelar. Ao invés de estocar todos os alimentos na sua mochila, coloque pequenos lanches na sua jaqueta e assim o calor do seu corpo ajudará a evitar que eles congelem.

Não esqueça da água, lembre-se que seu corpo não precisa apenas de calorias, mas de hidratação também. A desidratação no inverno é mais perigosa do que no verão, já que pode causar hipotermia e queimaduras de frio na pele. Uma dica é levar a água dentro de uma meia para evitar que congele e, especialmente se sua caminhada for mais demorada, leve alguns copos térmicos com bebidas quentes, como chás ou até mesmo sopas.

Desista se as condições não estiverem favoráveis

Caminhadas Inverno

Como já dissemos antes, se as condições não estiverem adequadas antes de sair de casa, reagende sua caminhada para outro dia. O mesmo acontece com a rota que você planejou, se ela inclui algumas subidas em montanhas ou qualquer outra ideia mais 'aventureira', desista se as condições não estiverem adequadas no momento. O mais importante é que você volte para casa (ou para o hotel) saudável e pronto para a próxima!

Após a sua caminhada, procure se alimentar adequadamente e mantenha a hidratação do seu corpo! Muito descanso também é recomendado! 

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