Zermatt: o que fazer, temperatura, dicas e muito mais

Sossego, paisagens exuberantes, alta qualidade de vida, ótimos restaurantes e muitas atrações. Se você está planejando passar suas férias na Suíça, vale a pena ler este post e conhecer um pouco mais sobre Zermatt. Ficamos 8 dias por lá e vamos contar tudo para você! 

Sobre Zermatt:

Localizada nos pés do Matterhorn, Zermatt é uma cidade pequena e charmosa, são aproximadamente 5700 habitantes. Com garantia de neve durante o ano todo, a cidade é ótima para fazer esportes (ski, snowboard, caminhadas, etc). São nada mais, nada menos que 360 quilômetros de pistas! A língua oficial é o Alemão, mas estima-se que 50% da população fale português. Sim, você precisa desembolsar mais dinheiro do que o normal pra ficar alguns dias por lá, mas vale a pena. 

Peculiaridades:

Na cidade, não entra carro à combustão, ou seja, a maioria das pessoas anda a pé ou com os táxis (elétricos, é claro). Algumas pessoas preferem utilizar as charmosas charretes espalhas pela cidade!

Charretes em Zermatt

Carro elétrico em Zermatt

Passeios e atrações: 

Está aí outro ponto super positivo de Zermatt: As atrações e passeios que a cidade oferece. Separamos algumas atrações que experimentamos durante nossa visita à cidade e que recomendamos:

* Esportes de inverno: Nós fizemos snowboard por 3 dias, o que nos chamou mais a atenção é a variedade e qualidade das pistas. São muitas pistas, mas maioria delas de níveis intermediário e profissional. Do lado italiano é possível encontrar mais pistas para amadores. 

Dica: Se você é amador (em ski ou snowboard), vale a pena comprar o ski pass com o lado italiano incluso. 

Valores: O valor é de 79 CHF por dia (valor para adulto), chegando a 380 CHF para 6 dias. Confira todos os valores acessando: http://www.zermatt.ch/en/Lifts-pistes/Mountain-railway-timetables-and-prices 

Snowboard em Zermatt

Esportes de Inverno Zermatt

*Glacier Paradise: É o local mais elevado da Europa (3.883 m) capaz de ser alcançado por um teleférico, com uma plataforma de observação e o maior palácio de geleira do mundo. Lá de cima a sensação é de estar no “topo do mundo”, é realmente uma vista incrível. Se você for fazer esportes de inverno, não precisará comprar um passe diferente para conhecer o Glacier Paradise, pois o teleférico que leva até ele é um dos pontos nos quais você pode descer para começar a praticar Ski ou Snowboard. 

Glacier Paradise

Glacier Express Vista

Vista Glacier Paradise

*Gornergrat Bahn: A ferrovia segue caminho em direção ao topo da montanha, alcançando uma altitude de 3.089 metros. Lá no topo tem restaurante, hotel e lojinhas de souvenires. Infelizmente chegamos um pouco tarde e optamos por não comer no restaurante, mas certamente vale a pena, pois a vista e a experiência são incríveis. 

Valores: 84 CHF por pessoa. Se você tiver o Swiss Pass, ganha 50% de desconto.

Gornergrat Bahn Zermatt

Vista Gornergrat Bahn

Gornergrat Bahn

Gornergrat Bahn Vista

* Andar pela cidade: Separamos um dia inteiro para curtir a cidade! Já que é pequena, em 1 dia você conhece quase tudo. É ótimo andar pelas ruazinhas estreitas e ver aquelas casas com um estilo peculiar e único. Se der, finalize o dia jantando em um ótimo restaurante (ah, restaurante é o que não falta por lá).

Ruas de Zermatt

Centro Zermatt Compras

* Restaurantes: Se tem uma coisa que deve receber destaque em Zermatt é a gastronomia. São muitos, mas muuuitos restaurantes. Ficaria difícil indicar apenas 1, pois todos nos quais fomos são ótimos. Conversamos bastante com os habitantes sobre isto e eles acham a gastronomia local simplesmente excelente. Em qualquer restaurante que você visitar, encontrará ótimos pratos, fondues fresquinhos e bons vinhos. Mas claro, tudo tem um preço! Então prepare bem o bolso, pois os valores são salgados (principalmente se você converter para a nossa moeda).

Restaurantes em Zermatt 

Clima: 

Localizada a mais de 1.600 metros de altura, Zermatt é favorecida pela sua posição para o sul, garantindo neve durante o inverno todo e com poucos ventos. Devido às montanhas que cercam a cidade, o clima é ameno e com precipitações baixas e as temperaturas mínimas geralmente atingem 0°C nos meses entre novembro e abril, chegando a mínimas médias de -8°C em janeiro. No verão a temperatura varia entre 15°C e 19°C. Neva com muita frequência no inverno e até mesmo no verão pode nevar nas montanhas. Confira abaixo a tabela com as temperaturas médias mensais da cidade:

Temperatura Zermatt Mes a Mes

Temperatura Clima Zermatt

Quando ir para Zermatt:

Esta é uma questão fácil de ser respondida: sempre é época para conhecer a cidade. O inverno é mais adequado para os amantes por neve e esportes de inverno, já o verão é destinado para quem gosta de caminhadas. Se fosse escolher novamente a data da viagem, certamente escolheria a mesma data em que fomos: começo de dezembro. Nesta época, o frio não é tão intenso e você pode explorar diversas atrações, desde caminhadas até esportes de inverno. 

Onde se hospedar:

Pesquisamos muito antes de escolher o local da hospedagem. Os hotéis mais caros ficam no centro da cidade, já os mais baratos ficam nas montanhas (com algumas exceções, é claro). Nós escolhemos uma pousada na montanha (com vista para o Matterhorn), além de ser bem mais em conta que os hotéis do centro, a vista é simplesmente incrível. Na nossa opinião, vale a pena ficar na montanha e descer diariamente para o centro da cidade. Além de você economizar algumas (várias) cédulas de franco suíço, a vista do amanhecer refletindo nas montanhas é simplesmente demais!

Nos hospedamos na pousada Artist Apartments & Hotel Garni. Indicamos o local por alguns motivos: quarto limpo, cama muito boa, vista incrível, o Richard (que é o gerente) é muito simpático e prestativo e tem ótimo custo X benefício. 

Dá uma olhada na vista que tínhamos do quarto:

Hotel Pousada Zermatt

O que usar no inverno em Zermatt:

Opte por produtos que realmente aqueçam e se você puder, saia do Brasil já com todos os produtos, pois os preços por lá são bem salgados. Devido às baixas temperaturas, oscilação térmica e neve, indicamos o uso das botas 'Linha Neve' forradas em lã natural de carneiro (clique aqui e confira as opções), pois elas agem termicamente no pé, ou seja, quando está frio os poros da lã se fecham, quando está quente os poros da lã se abrem, deixando os pés protegidos durante o dia todo, independente do lugar ou temperatura. Além disto, tem sola de alta tração, proporcionando um caminhar seguro na neve. Indicamos também o uso de roupas segunda pele (clique aqui e confira as opções), pois elas também contém propriedades térmicas, tais como a retenção do calor corporal e expelem a umidade do corpo. Com as roupas térmicas segunda pele, você não precisará usar muitas peças de roupa, o indicado é a blusa segunda pele, um fleece térmico como camada intermediária (clique aqui e confira as opções) e por cima um bom casaco (clique aqui e confira as opções) . Os acessórios também são fundamentais, tais como luvas, gorros, cachecóis, etc (clique aqui e confira as opções).

Fizemos também um video informando detalhadamente o que consideramos ser ideal, assista:

Veredicto final:

Zermatt realmente é uma cidade encantadora e certamente está no nosso ranking das melhores cidades para visitar no mundo. Em família, amigos ou casal, ela é ótima para todos os perfis. Sim, é necessário desembolsar uma boa grana para ficar alguns dias por lá, mas vai por mim, vale cada centavo! 

Esperamos que você tenha gostado deste post! Deixe seu comentário e qualquer dúvida que tiver, é só entrar em contato conosco!

Um abraço e até a próxima!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo