Olá, eu sou a Patricia. Vou compartilhar aqui com você, leitor do Portal de Inverno, algumas dicas de viagem e relatos da nossa viagem para o Chile no inverno.

Passamos 15 dias viajando pelo centro e sul do Chile em agosto de 2016. Visitamos estações de esqui, lagos, montanhas e até uma ilha na fronteira entre a região dos lagos e a Patagônia Chilena. Fizemos de tudo um pouco!

Mas vou começar do começo, pelos preparativos.

Organização para viagem

Arrumar as malas e mochilas para viajar tem seus desafios. Sempre levamos alguma coisa a menos e várias coisas a mais. Eu ainda não consegui montar a mala perfeita, mas já aprendi muito com minhas viagens.

Particularmente, prefiro as mochilas. Só viajo com malas quando tenho certeza de que não vou usar o transporte público em nenhum momento ou quando a viagem inclui muitas compras. A mochila me dá a liberdade de ter as mãos livres o tempo todo.

O que levar para o Chile no inverno?

Viajar no inverno exige atenção na hora de escolher as roupas, calçados e itens de cuidados pessoais. Com maquiagem e higiene pessoal, leve tudo em miniatura. Usamos sempre menos do que carregamos.

Muito importante: Siga a regra e vista-se em camadas, entre 2 e 4 para ser mais exata.

Como escolher as peças 

Escolha mais peças leves para a primeira camada, porque são essas que vão receber o suor do seu corpo. Blusas e calças segunda pele, além de camisetas com tecnologia Dry Fit, são ótimas opções para manter o corpo seco e protegido. 

Para a segunda camada, escolha materiais tecnológicos, leves e térmicos, como os fleeces da Fiero. Tanto a primeira quanto a segunda camada são montadas por peças que vão aparecer pouco no seu visual, por isso faça looks com peças versáteis.

Cuidado com a quantidade de peças para seus dias de viagem. Para 10 dias, por exemplo, leve no máximo 3 blusas para segunda camada e 3 calças. Mais do que isso, só se couber na mala ou você fizer o estilo fashionista, mas pense bem, toda viagem tem comprinhas. 

Também procure levar metade da quantidade de meias em tecido térmico e a outra metade em algodão bem macio, para os dias na cidade e passeios que não sejam ao ar livre. 

Leve camisetas, meias e roupas de baixo para cada um dos 10 dias. Acima disso, sugiro manter a quantidade de 10 ou 7 dias e usar um serviço de lavanderia durante a viagem.

Tenha pelo menos um gorro em fleece para usar junto com os de lã, caso não tenha forro, ou separado. Assim terá mais opções e maior proteção térmica. 

E por fim, a última camada requer uma atenção especial. Investir em qualidade será a melhor economia que você poderá fazer. Escolha os materiais térmicos e impermeáveis, porque viajar para o Chile no inverno sempre envolve não só a neve, mas também a chuva também. 

A dica de ouro é não pensar duas vezes e comprar os de maior impermeabilização, durabilidade e beleza. Sim, beleza.

Hora de organizar as peças 

Mala Viagem Inverno

Pense em uma pirâmide: A base são as primeiras camadas e o topo é a cobertura final do corpo. Mas como vai caber tudo isso na mala/mochila? Aí entra a tecnologia dos materiais. Espessura e leveza fazem toda a diferença! 

Em geral, viajo com 1 ou 2 casacos para intercalar durante a viagem. Você pode seguir a mesma ideia com as botas, intercalar entre 2, com tamanhos de saltos ou alturas de canos variados. Não economize nesses itens, escolha o melhor e o que mais te agrade, porque pela característica do material eles vão durar a vida toda.

As luvas e as botas vão da cidade para as estações de esqui com a mesma beleza e qualidade em impermeabilização e proteção térmica. É um ótimo investimento pela múltipla função que elas têm. Nós somos prova de que elas são duráveis, usamos todos os dias em todas as condições possíveis, na neve, no barro, na cidade.

Acredite, você pode economizar em outras coisas na viagem, mas não abra mão de ter o que vai te dar mais conforto térmico e pesar menos na sua mochila, e ainda durar muitas viagens. 

Minha experiência pessoal me mostrou que o barato sai caro e te faz passar muito frio.

Últimas dicas: Leve  casaco impermeável na mão à bordo, as botas térmicas já vão calçadas nos pés para não ocuparem espaço na mala/mochila. Use meia de algodão para não passar calor nos pés. 

Viu como é fácil arrumar a mala para viajar?