As feirinhas de natal de Viena

12 de dezembro de 2016 - Por Próximo Embarque

Por Thiago Inter

Os festejos de natal, sem dúvida, são as comemorações mais esperadas no ano para os turistas de Viena. E não é só no dia que a data é lembrada. Desde o começo do mês de novembro, Viena é toda ornamentada e conta com várias feirinhas natalinas. Uma oportunidade para saborear ótimas comidas e conhecer um pouco mais dessa tradição.

Ao chegarmos em Viena fomos surpreendidos pelas feiras natalinas espalhadas por vários cantos da cidade. A capital austríaca fica, praticamente, toda enfeitada com luzes e adereços. Barraquinhas e uma série de eventos fazem a mágica acontecer. Um convite para que o visitante conheça a cultura local, compre artesanatos e prove as típicas e deliciosas iguarias.

Natal Viena

Uma famosa bebida vendida nestes mercadinhos é o glühwein. O vinho quente vienense, apesar do nome, não tem adição de álcool (alkoolfrei em alemão) e é servido em canecas com formato de botas natalinas, bem conhecidas por lá. Nas barraquinhas de bebida, além do vinho, você também pode provar os não menos deliciosos ponchos de maçã e de laranja.

As bebidas são oferecidas quentes e são uma maneira saborosa de ajudar a enfrentar o frio que faz em Viena durante essa época do ano. Para o turista, principalmente os dos países de clima tropical, consumir o glühwein em uma feira de natal é quase que obrigatório…

Nós, que chegamos a ver neve em Viena e a encarar temperatura de 4 graus celsius negativos, colecionamos várias canecas. Detalhe: em relação ao souvenir você não é obrigado a pagar por ele. Existe a opção de comprar apenas o líquido (por 4,50 euros) e depois devolver a bota na barraca ou pagar 2 euros a mais e levar o copo natalino de lembrança.

E por falar em trazer na mala, o artesanato é o grande destaque desses eventos. Praticamente todas as barracas exibem peças lindíssimas, produzidas com tanto capricho que dá vontade de comprar um monte de coisas. Pena que não cabe tudo na bagagem.

Pra nós, os itens mais bacanas são os bonequinhos de madeira feitos à mão. De tão perfeitos é quase impossível não comprá-los. E não é só a riqueza de detalhes das peças que impressiona. Ficamos chocados com os preços: cada bonequinho de 5 cm de altura custa, em média, 50 euros. Que vale, vale. Mas vão continuar lá, na lembrança…

Boneco Madeira Áustria

Outro item vendido nas feirinhas que está na estante de muitos colecionadores é o famoso globinho de neve. Em uma das barracas (a mais bonita na nossa opinião), a produção desses enfeites é uma tradição familiar do século XIX.

Globos Neve Viena

Os adornos natalinos também chamam a atenção. Se você é daqueles que adoram comprar um enfeite, não perca a oportunidade de deixar a sua árvore de natal ainda mais bela! São bolas, estrelas, sinos, guirlandas… Adereços exclusivos, feitos à mão, com todo o charme vienense.

Artesanato Natalino Viena

E ainda que você não curta muito esse negócio de compras de natal o lugar também é para você! Porque eu aposto que o cheiro da comida vai te fazer passar por lá! Um prato típico, muito consumido nas feirinhas, é o pão com goulash.

A receita alemã (brilhantemente executada pelos vienenses) é servida de acordo com a tradição: o pão redondo é usado como tigela para espetacular sopa de de carne, legumes, vinho e molho de tomate. Simplesmente irresistível!

Culinária Viena

Onde encontrar estas feiras em Viena? Elas estão espalhadas pelos quatro cantos da capital austríaca. Nós visitamos o evento na Stephansplatz, a praça da belíssima Catedral de São Estevão e no MuseumsQuartier Wien.

Museums Quartier Viena

Confira aqui os locais, horários e mais informações sobre esses famosos mercadinhos que recebem, todo ano, pessoas do mundo inteiro.

Assista ao nosso videoclipe:

Próximo Embarque - 12/12/2016

Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Mariana Bontempo é jornalista com pós-graduação em cinema e formada também em gastronomia. Adora experimentar viagens e os pratos típicos de cada região, uma cozinheira por vocação.

Últimos artigos de Próximo Embarque

Tirando visto para o Japão

Visitar o Japão pode ser uma das experiências mais incríveis para um viajante que pretende explorar um novo continente. E estar […]

Ver todos os posts de Próximo Embarque

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top