Planejando sua viagem para Braga no inverno? Saiba que a cidade localizada ao norte de Portugal é a mais antiga e terceira maior do país! Repleta de muita história, encanta turistas e moradores pela sua arquitetura. 

Mas antes de conferir mais informações sobre como é o inverno em Braga, trouxemos alguns fatos históricos e atrativos turísticos para ajudar no seu roteiro de viagem. 

História de Braga

Fundada em 15 ou 16 antes de Cristo, Braga foi uma antiga cidade romana chamada Bracara Augusta. Apesar de ser uma cidade muito antiga, é também muito jovem. Cerca de 40% da sua população é formada por habitantes com até 30 anos e, desta forma, foi considerada a capital europeia da juventude em 2012.

Na Idade Média, ganhou o título de Roma Portuguesa depois que o arcebispo D. Diogo de Souza, influenciado por uma visita à Roma, resolveu reconstruir Braga com inúmeras igrejas e praças, assim como foi feito na cidade italiana.

Como é o clima em Braga no inverno?

Sé Braga

De dezembro a março, o frio em Braga é intenso! A temperatura média máxima fica entre 10 °C, com mínimas chegando a 5 °C. 

Pode até não parecer muito, mas o frio europeu é bem mais intenso que no Brasil. Sem contar que, nesta época, o sol aparece lá pelas 9h e se põe por volta das 16h. 

Mas quando se está vestido apropriadamente, não há com o que se preocupar! Isso porque os casacos Fiero garantem alta proteção térmica durante os dias bem gelados. 

Falando ainda em clima, você sabia que o apelido de Braga é Penico de Portugal? Isso porque o inverno é muito chuvoso. Por isso, é importante ter botas desenvolvidas em couro com tratamento impermeabilizante e forro em lã natural para proteção dos pés. 

Quais atrações turísticas há em Braga?

Santuário Braga

O melhor de Braga é que a maioria das atrações estão concentradas no centro histórico, ou seja, dá para fazer tudo a pé! 

Uma dica é fazer um Free Walking Tour para quem está com pouco tempo. Além disso, é uma ótima opção se você quiser conhecer algumas curiosidades locais.

1. Natal em Braga

Vocês já imaginaram passar a véspera do Natal na rua comendo banana e tomando moscatel? É isso aí, em Braga essa é a tradição no dia 24 de dezembro. 

Antes da ceia de Natal, as pessoas se juntam na Rua do Souto e, num lugar tradicional, comem banana e tomam moscatel, uma espécie de licor. 

Milhares de pessoas se encontram todos os anos para celebrar a tradição!

2. Sé de Braga

Construída em 1070, é a igreja mais antiga de Portugal. Por esse motivo, surgiu a expressão “é mais velho que a Sé”, quando se faz referência a uma coisa muito antiga. 

A Sé de Braga foi construída sob fundações de um templo romano dedicado à Deusa Ísis e, na parte de trás, é possível ver uma inscrição à Deusa.

3. Arco da Porta Nova

O Arco da Porta Nova é uma das obras mais icônicas de Braga. Mas nunca chegou a ter uma porta, acredita?!

Por isso, deu origem a outra expressão bem típica na cidade: “És de Braga?” para aqueles que têm o costume de deixar a porta aberta!

4. Igreja Santa Cruz

Essa Igreja possui muito ouro em seu interior! E ainda existe uma tradição relacionada à fachada da igreja: dizem que quem achar 3 galos casará rapidamente! 

Dizem que o terceiro galo não existe de fato, sendo uma brincadeira local. Assim, quando visitar a cidade, não perca seu tempo procurando o terceiro galo. 

5. Museus 

Existem muitos museus em Braga de diferentes temáticas. Entre os mais famosos, estão: 

  • Museu dos Biscainhos com exposição permanente de artes decorativas, como mobília, cerâmica, gravuras e muito mais. 
  • Museu D. Diogo de Sousa se dedica à arqueologia e foi criado em 1918. 
  • Mosteiro de São Martinho de Tibães, sendo uma viagem à ordem beneditina de Portugal; 
  • Zet Gallery, espaço dedicado para novos artistas;
  • Museu da Imagem, com foco na fotografia. 

São quase 20 museus espalhados pela cidade. Então, se você gosta de história e arte, prepare um tempo a mais para fazer as visitações. 

6. Restaurante Frigideiras do Cantinho

E não se pode sair de Braga sem antes passar no restaurante Frigideiras do Cantinho. Criado em 1796, serve a famosa Frigideira de Braga, um salgado folhado de carne. 

O mais legal é que em 1996 foram encontrados no subsolo do estabelecimento os restos de estruturas de uma domus romana datada do século III, que pode ser vista pelo piso de vidro do restaurante.

7. Santuário de Bom Jesus do Monte 

O Santuário do Bom Jesus é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam Braga. O local fica a aproximadamente 5 km do centro da cidade e foi construído no ano 1811. 

São 116 metros de desnível e a escadaria é dividida em 3 partes: Escadório do Pórtico, Escadório dos Cinco Sentidos e Escadório das Três Virtudes. 

Inicialmente, o tamanho e a quantidade de degraus assusta, mas é tudo tão impressionante e há tanta coisa para admirar que o cansaço passa despercebido. 

Durante a subida é possível apreciar, além do próprio santuário, um miradouro com uma vista incrível de Braga e algumas grutas, jardins, pontes e lagos que fazem a subida valer a pena! 

Caso não queira subir os degraus, não tem problema! Existe o Funicular, um bonde inaugurado em 1882 que é o mais antigo do mundo a utilizar um sistema de contrapeso de água para subir e descer. 

Tem neve em Braga? 

O que usar na neve

Se você pretende ver neve em Braga, o ideal é visitar as regiões do Parque Nacional Peneda Gerês (cerca de 100 km a cidade) ou a Serra da Estrela (240 km do local).  

São duas regiões que valem muito a pena conhecer no inverno. Entre os locais mais indicados para ver neve no Gerês, estão Alto do Mezio, Castro Laboreiro e Soajo. 

Para esquiar ou praticar snowboard, você tem a opção da Estância de Ski da Serra da Estrela, que conta com pistas para todos os níveis. 

Gostou de saber mais detalhes de Braga? O que acha de continuar navegando pelo Portal de Inverno? Nós temos um conteúdo exclusivo repleto de opções de locais que nevam em Portugal