Chiloé: Uma ilha ao sul do Chile

23 de outubro de 2016 - Por Patricia Viaja

Depois de passar dois dias incríveis em Puerto Varas, fomos para Chiloé. Chiloé é uma ilha também no sul do Chile muito peculiar. Porta de entrada para a Patagônia Chilena. Aliás, dizer que só Chiloé é peculiar em relação às outras regiões do Chile é uma injustiça, porque o país todo tem uma riqueza imensa em termos de clima, paisagens, cultura, gastronomia, artesanato e costumes, que o mais apropriado é dizer que o Chile por inteiro é peculiar. Cada viagem ao Chile me emociona e encanta tentando me fazer ficar. Vamos falar de Chiloé então!

Passeando Chiloé

Vou começar com dicas práticas para chegar até a ilha. Se você estiver, como nós, saindo de Puerto Varas, vá de carro ou contrate o passeio de um dia em Puerto Varas mesmo, mas evite ir com o ônibus de linha porque ele para a cada 5 km depois que entra na ilha, funcionando como um verdadeiro ônibus circular. A viagem que deveria durar somente 4 horas durou quase 7 horas. Voltar com o ônibus é mais rápido, porque ele sai cheio da rodoviária e praticamente não faz nenhuma parada. 

Vale a pena ficar na ilha de Chiloé pelo menos durante duas noites, a cidade é muito aconchegante e os hotéis e hostels à beira do mar são um charme.

Chiloé Hotel

Escolhendo ir com o passeio já saindo de Puerto Varas, você vai visitar vários pontos turísticos de Chiloé. Em Castro, onde nós ficamos, os preços dos passeios eram muito mais caros do que o tour que saía de Puerto Varas e, por ser um período de baixa temporada, várias agências estavam fechadas. Se estiver com carro alugado, pegue o mapa com as direções e faça você mesmo a maioria dos passeios turísticos pela ilha.

No centro de informações turísticas de Castro conseguimos mapas da cidade e um traçado para fazer um tour a pé auto guiado. Como só teríamos um dia completo na cidade, foi este mesmo que nós fizemos. Partimos da praça central e iniciamos nosso passeio em uma das várias igrejas centenárias existentes na ilha. Seguimos a rota contornando a cidade pela margem do braço de mar.

Chiloé Margem Mar

É normal confundir esse braço de mar com um rio e pensar que vários barcos estão abandonados nas margens. A verdade é que a maré sobe e desce todos os dias e causa essa impressão, e também por este motivo que as construções nas margens são em palafitas.

Passamos pelo mercado de artesanato local que é imenso, e tem tudo o que pode imaginar em lãs de lhama e alpaca por preços muito bons. Tem muito artesanato em madeira e couro, itens de vestuário e decoração.

Mercado Artesanal Chiloé

Ao lado do mercado de artesanato está o mercado de comidas, pescados, frutos do mar, ervas e produtos agrícolas locais. Todo o entorno possui restaurantes, dos mais simples aos medianos. Há restaurantes mais sofisticados com comida típica ao longo da orla e na praça central da cidade.

Vá preparado em termos de calçado e agasalho. Chove bastante na região, que também é naturalmente mais fria. Sempre tenha à mão capa de chuva ou guarda-chuvas. Use calçados confortáveis, térmicos e impermeáveis, como as botas da Fiero. Também usamos o fleece da Fiero, que é um curinga em qualquer viagem, porque completa o conforto térmico por baixo dos casacos impermeáveis no frio intenso. Na meia estação é super prático pra usar sobre uma camiseta e ficar protegido do vento moderado e com o aquecimento na medida certa.

Chiloé O que Vestir

Quando for para a região da Patagônia Chilena não deixe de fazer uma parada em Chiloé.

Um beijo e até o próximo post! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top