Explorando o Canadá no outono – Parc national du Mont-Orford

26 de novembro de 2021 - Por Baita Jornada

Conheça o Parc national du Mont-Orford, localizado em Quebec, no Canadá. São diversos atrativos durante todo o ano, ficando ainda mais encantadores durante as baixas temperaturas. 

Outono é uma linda estação em toda a província de Quebec, no Canadá. As paisagens dessa região revelam cores vibrantes que vão do amarelo alaranjado até o vermelho intenso. Essa estação desperta a vontade de estar ao ar livre e aproveitar ao máximo as atividades externas, especialmente por saber que o inverno já está quase chegando!

Quebec é conhecida por sua grande área de natureza selvagem, bem como por sua fascinante flora e fauna. Existem 24 parques nacionais em toda a província e a Sépaq (Sociedade de Estabelecimentos ao Ar Livre de Quebec) é responsável por administrar esses magníficos locais há mais de 30 anos. Dessa forma, há conservação e valorização dos territórios de várias regiões naturais de Quebec, como também suas espécies. Assim, é possível que visitantes se conectem às belas paisagens e tenham experiências memoráveis.

Fomos então conhecer um desses parques que fica próximo da cidade de Montreal, maior cidade da província de Quebec. Escolhemos o Parc national du Mont-Orford, considerado um dos mais espetaculares da região de Eastern Townships. Ao todo, são 15 trilhas, sendo cinco consideradas fáceis, 3 difíceis e 7 muito difíceis. Ou seja, há opções para todos os gostos. Para ir até o parque, alugamos um carro e fizemos um trajeto que durou em torno de 1h30, saindo de Montreal.

Passeio outono Canadá

O Parc national du Mont-Orford funciona o ano inteiro e tem diferentes atrativos conforme a estação. É possível admirar a aurora boreal do Extremo Norte ou as estrelas dos Eastern Townships, caminhar na floresta e conhecer os inúmeros mirantes, por exemplo. Por isso, o passeio outdoor é a melhor forma de descobrir todos os encantos do local. Ou seja, é perfeito para quem gosta de aventura!

Além disso, existem diversas trilhas com visuais deslumbrantes, sem falar nas áreas de camping, lagos de pesca, trilhas para bike, stand up, kayak, etc. Nós optamos por fazer a trilha do Mont Chauve, que tinha duração de 4h em um percurso circular de 10,6 km. Como o Parc national du Mont-Orford tem estrutura básica, fomos preparados com água, comida, protetor solar, câmeras e muita disposição para aproveitar ao máximo.

A área total do parque é de 59,5 km² e a boa notícia é que desde 2019 foi liberada a entrada de cachorros, então é uma ótima opção para quem quiser fazer uma trilha com o seu bichinho! Infelizmente, a gente só ficou sabendo dessa informação chegando lá, então não conseguimos levar o nosso companheiro de aventuras, o Lord. O preço da entrada no Parc national du Mont-Orford foi C$ 9 por pessoa (outubro de 2021). Para ter mais informações sobre o parque basta acessar o site da Sépaq.

Canadá: Clima e temperatura no outono

Outono no Canadá folhas secas

Apesar do outono ser uma estação cheia de belezas naturais e que pede atividades ao ar livre, precisamos lembrar que aqui no Canadá o frio chega mais cedo, e já temos temperaturas bem baixas nessa estação! Nesse dia, as temperaturas variaram entre 2°C e 8°C, então fomos bem preparados nos vestindo em camadas.

Proteger as extremidades é muito importante em baixas temperaturas, então sempre começamos a trilha com gorro, luvas e uma boa bota para caminhada. No decorrer do percurso vamos sentindo se existe a necessidade de tirar algum desses acessórios. Em relação às camadas, utilizamos blusa térmica Slim Fit e calça térmica Classic Thermo Premium como primeira camada, seguida de um fleece ou suéter e, por fim, um casaco corta vento, que mantém o conforto e isolamento térmico.

Ah, também sempre levamos uma mochila, que além de carregar o lanche e água para trilha, serve para guardar o casaco, luvas ou fleece que retiramos ao longo da caminhada. Nessas situações é muito importante uma vestimenta prática para tirar e colocar rapidamente, porque dessa forma o corpo fica apto para aproveitar melhor a atividade outdoor.

Dica para aproveitar o inverno no Parc national du Mont-Orford 

Baita Jornada no Canadá Portal de Inverno

Quando chega a estação mais fria do ano, o Parc national du Mont-Orford se torna um dos principais destinos para os apaixonados pelos esportes de inverno, como o esqui cross-crountry. Para esse tipo de passeio, 50 km são dedicados para a técnica de para esqui clássico e 26 km para esqui – técnica de patinação.

Outras atividades possíveis de serem realizadas ao ar livre, na neve, são snowshoeing, caminhada, ski-vel, alpine touring, fatbike e observação da natureza. Lá é possível alugar equipamentos de esqui e raquetes de neve para praticar esportes.

Na região leste do Canadá existem muitos atrativos naturais e urbanos a serem explorados. Como estamos morando em Montreal, pretendemos mostrar tudo de mais interessante aqui no Portal de Inverno. Continue nos acompanhando!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top