Férias no inverno gaúcho: Gramado

28 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

Procurando um bom lugar para passar as férias de inverno? A partir de hoje, o Portal de Inverno vai dar dicas de lugares, opções de divertimento, comidas típicas e cultura do Rio Grande do Sul e, é claro, as roupas e os calçados ideias para aproveitar o frio gaúcho com conforto e proteção térmica. A primeira cidade da sequência de blog posts que vamos trazer não poderia deixar de ser Gramado. 

Com uma cultura riquíssima e cenários deslumbrantes, a cidade reúne casas no estilo europeu enxaimel, possui ruas limpas e repletas de hortênsias e, parques emoldurados por araucárias e pinheiros. Mas não é apenas pela aparência romântica que o cartão-postal da região atrai tantos turistas.

Localizada no Rio Grande do Sul, a principal cidade da Serra Gaúcha é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. Gramado é uma estância de montanha, fortemente influenciada pelos colonos alemães do século XIX, o que é visível na arquitetura – com chalés alpinos, lojas de artesanatos e chocolatarias – e também na gastronomia, com a culinária típica e na cultura, músicas e danças.

O município também é famoso pelas ornamentações e atrações do Natal Luz e pelas belezas das hortênsias floridas na primavera. Outra grande atração é o Lago Negro, o qual possibilita aluguel de barcos e caminhadas pela floresta, e as montanhas da Serra Gaúcha, que disponibilizam belas trilhas de caminhada e alpinismo. Mas há muito mais o que fazer em Gramado! Continue a leitura e confira algumas das principais atrações da bela cidade.

Inverno em Gramado: principais atrações

Com uma estrutura turística invejável, Gramado atrai visitantes de todas as idades. São atrações, hotéis e restaurantes para todos os gostos e bolsos. A cidade oferece paisagens lindíssimas tanto dentro do centro urbano, quanto nos arredores. O friozinho gostoso faz com que seja uma das mais visitadas no período de inverno, atraindo também turistas que desejam realizar o sonho de ver neve e os belos cenários congelados.

1 – Mini Mundo

Mini Mundo Gramado

Imagem: Mini Mundo / Divulgação 

Uma das atrações mais visitadas em Gramado, o Mini Mundo é um universo em miniatura. As obras produzidas manualmente em uma escala 24 vezes menores que os tamanhos naturais encantam pela beleza e riqueza de detalhes. O passeio é recomendado para toda a família, pois os cenários mundiais reproduzidos em tamanho mínimo, de forma tão bela e caprichada, encantam e despertam a curiosidade das crianças e dos adultos.

Como o parque está sempre em transformação, mesmo quem já o visitou sempre vai encontrar novidades e, por ele ficar a céu aberto, as peças precisam ser construídas para suportar as intempéries do clima. Devido a isso, também, que o trabalho de criação é tão bem-acabado e minucioso. O Mini Mundo também tem local de alimentação, lojas temáticas e espaço de brincadeiras para crianças menores.

2 – Rua Coberta

Atrações do inverno em Gramado

A Rua Coberta se encontra ao lado do Palácio dos Festivais e da Igreja Matriz, no centro de Gramado. Os 100 metros de extensão da Rua Madre Verônica foram cobertos por uma estrutura de vidro, tornando-a um grande shopping ao ar livre. Por lá você encontra lojas, cafeterias e restaurantes, sendo que sempre tem música ao vivo acontecendo em algum restaurante, o que proporciona um clima agradável e descontraído.  

Quer sentir de verdade a energia de Gramado? Então você precisa conhecer a Rua Coberta! Nas épocas comemorativas a rua fica toda enfeitada, sendo palco de diversos eventos, shows e atividades. Durante o Festival de Cinema um tapete vermelho cobre toda a extensão da rua até a entrada do Palácio dos Festivais. Ela também é palco de outro grande evento, o Natal Luz, quando recebe as mais especiais decorações e luzes e, uma das principais atrações do evento: as apresentações da Árvore Cantante. Outros eventos importantes realizados na Rua Coberta são as atividades de Páscoa e o Festival de Gastronomia.

É importante destacar, também, que o local está disponível 24 horas por dia, e o acesso é gratuito. As lojas normalmente ficam abertas até às 19h (o horário se estende até às 21h durante o Natal Luz) e os restaurantes e cafeterias ficam abertos até a meia noite.

3 – Lago Negro

Gramado Lago Negro

Sabia que o Lago Negro surgiu devido a um trágico incêndio que queimou grande partes das árvores, em 1942? Para conter o fogo os moradores abriram uma fenda no chão, encontrando uma vertente, que depois foi transformada em um lago artificial: o Lago Negro. E em 1953 o idealizador Leopoldo Rosenfeldt tomou a iniciativa de reflorestar a área, mandando trazer mudas de árvores da Floresta Negra – da Alemanha, seu país de origem, que foram plantadas em torno do lago.

O verde das árvores contrasta com a água escura do lago, que possui essa tonalidade devido a sua profundidade que alcança 14 metros! As hortênsias e azaleias trazem vida e cor nas margens do lago e o seu entorno recebeu calçamento, tornando-o ideal e visualmente atrativo para passeios, prática de atividades físicas, corridas, caminhadas, meditação, piqueniques ou para, simplesmente sentar por lá, relaxar e tirar lindas fotografias. Ah, não deixe de andar de pedalinho no Lago Negro, o serviço funciona todos os dias, das 8h30 às 18h.

4 – Igreja São Pedro

Igreja Matriz São Pedro em Gramado

Imagem: Eu Amo Gramado Oficial 

No coração da cidade se encontra um dos pontos turísticos mais fotografados de Gramado. A Igreja Matriz São Pedro encanta pela beleza e estilo da construção, inspirada na arquitetura romana. Ela começou a ser construída em 1935 e é formada por 78 mil pedras basálticas e imensos vitrais sacros, uma arte que, além de decorar o interior de igrejas e templos religiosos, convida à contemplação. Sete anos depois, no dia 29 de junho de 1942, a obra foi concluída. A data marca a comemoração do Dia de São Pedro.

Merece destaque também a beleza da praça defronte à igreja, com o colorido das flores e estátuas em tamanho real dos 12 apóstolos. Durante à noite o espetáculo fica por conta da iluminação, planejada para valorizar o espaço e garantir belas fotos. As decorações religiosas temáticas da Páscoa e Natal e missas especiais realizadas durante esses períodos também atraem muitos fieis e visitantes. A igreja abre diariamente das 7h30 às 21h.

Aproveite para visitar, ao lado da Igreja São Pedro, a Fonte do Amor Eterno. Esta fonte teve como inspiração a famosa italiana Fontana de Trevi, e reúne muitos apaixonados que demonstram o seu amor colocando um cadeado e jogando a chave dentro da fonte. Talvez seja apenas crença ou mito popular, mas você deve concordar que o gesto é lindo, não é mesmo?

5 – Avenida Borges de Medeiros e Rua Torta

Avenida Borges de Medeiros Gramado

Imagem: Silvio Oliveira

A principal rua de Gramado é uma atração por si só. A Avenida Borges de Medeiros concentra boa parte das atrações, eventos, lojas da cidade e restaurantes. A arquitetura dos estabelecimentos convida a passear por ela devagar, admirando cada detalhe. Estão localizados nesta avenida o Palácio dos Festivais, a Igreja São Pedro, a Rua Coberta, a Casa do Colono, a loja de chocolate artesanal Florybal e muito mais!

Outra rua que chama a atenção na cidade é a Rua Torta, cuja forma sinuosa lembra a famosa e tortuosa rua Lombard Street, na Califórnia. Além do formato peculiar, as flores e árvores que ornamentam a Rua Torta a tornam ainda mais bela e mágica.

6 – GramadoZoo

Inverno em Gramado GramadoZoo

Imagem: GramadoZoo / Divulgação 

O zoológico de gramado é mais que apenas um espaço turístico recreacional, é um lugar que tem como pilares norteadores a garantia do bem-estar animal, pesquisas, a conservação e a educação ambiental. Ao invés de jaulas e grades, o parque da Serra Gaúcha conta com vidros blindados e viveiros de imersão, os quais reproduzem fielmente o habitat das espécies.

O GramadoZoo também se difere de outros zoológicos ao apresentar apenas animais da fauna brasileira – que conta com a maior biodiversidade mundial. As espécies em extinção são tratadas, pesquisadas e reproduzidas com cuidado especial, contando com hospital veterinário, ambiente especial para os animais de clima quente, berçários e uma equipe preparada de veterinários, educadores ambientais e biólogos.

Outro destaque é a visitação à noite, a fim de observar as espécies com hábitos noturnos. As pessoas recebem informações através de placas ilustrativas e, também, por meio dos educadores. Tudo isso foi pensando para que os visitantes sintam a harmonia entre natureza e ser humano, pois uma das principais metas do zoológico é a educação ambiental.

7 – Snowland

Atrações de Gramado Snowland

Imagem: Snowland / Wikipédia 

Quem não gosta de diversão na neve? O Snowland é uma atração imperdível em Gramado! O primeiro parque de neve indoor das Américas oferece entretenimento para toda a família. São atrações para todas as idades, combinando brincadeiras, esportes, compras e gastronomia.

Patine no gelo no Vilarejo Alpino, brinque e aproveite muito na Montanha de Neve, um espaço com temperaturas entre -3 e -5 graus onde vocês e as crianças podem descer no tubing com uma boia. Aprenda a praticar esqui e/ou snowboard na Escola de Neve. Cansou? Vá até o Mirante Bela Vista para tomar uma bebida enquanto observa o movimento. O parque é sensacional e a diversão, garantida!

8 – Museu de Cera Dreamland

Dreamland Museu de Cera Gramado

Imagem: TripAdvisor / Eduardo Doria 

Fã de museus e cultura? Em Gramado tem várias opções! O Museu de Cera Dreamland conta com mais de 90 estátuas de cera em tamanho real, são personagens de desenhos animados e filmes, atletas, políticos, músicos e celebridades.

Os amantes de carros e motocicletas precisam visitar o Harley Moto Show, um empreendimento temático que é ao mesmo tempo bar e museu, o Hollywood Dream Cars, parada obrigatória para os admiradores de carros antigos e icônicos, e o Super Carros, um lugar perfeito para quem ama carros esportivos e de alta performance. Aproveite para visitar também o Museu Medieval de Gramado, na Avenida das Hortênsias, e faça uma viagem aos castelos da era dos reis poderosos, princesas, soldados e batalhas sangrentas.

9 – Aldeia do Papai Noel

Inverno em Gramado Aldeia do Papai Noel

Imagem: Renato Soares / MTUR

Não tem como visitar Gramado e não conhecer a Aldeia do Papai Noel. Criada junto ao Parque Knorr a área conta com muitos pinheiros alemães, inclusive os da espécie triangular conhecidos como os pinheiros natalinos. O local é o único parque natalino do Brasil aberto para visitação o ano todo, tendo como slogan principal ser a moradia oficial do Papai Noel na América Latina.

Outras atrações da aldeia, tanto para as crianças quanto para os adultos entrarem no espírito natalino são: Trenó Voador, Renas do Papai Noel, Empório de Natal, Alojamento dos Papais Noéis, Bosque com Caminhos, Pirâmide de Natal, Mirante, Praça de Neve, Casa do Papai Noel, Árvore dos Desejos, Fábrica de Brinquedos, Presépio com bonecos eletrônicos, Chalé dos Ursos, Oratório, Chafariz, Monorail e Trenzinho.

Agora se você procura mais contato com a natureza, visite o Le Jardin e o Parque Olivas. O Le Jardin é um parque bem cuidado com muitas espécies de lavanda, o que resulta em um lugar organizado e de clima agradável, que proporciona paz e relaxamento pelo cheirinho de lavanda no ar e beleza visual. E o Parque Olivas reúne o melhor da gastronomia típica com atrações como mini fazenda, trilhas na natureza e passeios entre as paisagens naturais e plantações de oliveira. Experimente fazer um piquenique e estar por lá ao pôr do sol: a vista é deslumbrante!

10 – Praça das Etnias

Praça das Etnias Gramado

Imagem: Praça das Etnias / TripAdvisor

Próxima ao centro de Gramado a Praça das Etnias reúne as casas dos três principais povos colonizadores da região: italiana, portuguesa e alemã – a Casa do Colono. A praça também é o ponto de partida dos passeios de agroturismo, cujos ingressos podem ser adquiridos na casa de pedra.

Os museus, parques temáticos e passeios rurais são importantes para preservar as origens e retratar os costumes dos colonizadores europeus. Os roteiros de agroturismo mostram que os descendentes dos imigrantes preservam, orgulhosamente, as tradições. Além de que, nos tours, estão inclusas degustações de produtos típicos como vinhos, queijos, salaminhos e linguiças.

Inverno em Gramado: delícias da culinária

Café Colonial

Falando em boa comida, não deixe de experimentar o café colonial nos estabelecimentos espalhados pela cidade – entre receitas salgadas e doces, são mais de 80 itens! Depois de um café da manhã desses, tente guardar espaço para um delicioso churrasco e para provar os chocolates artesanais nas fábricas de chocolate de Gramado. À noite, nada mais romântico do que uma fondue, certo?

Outros produtos típicos deliciosos são as cucas alemãs e a austríaca apfelstrudel (torta de maçã). Um chimarrão bem quentinho também vai bem nos dias frios e, outra coisa que é a cara do inverno, é o pinhão, torrado no fogão a lenha.

Que tal complementar o passeio e deixá-lo ainda mais especial? Aproveite para visitar a cidade vizinha, que também possui inúmeras atrações. Em direção a Canela, você pode parar no Mirante de Belvedere, que proporciona uma vista espetacular das montanhas e do Vale do Quilombo e, fechar o seu tour em Gramado com chave de ouro!

Gramado é uma cidade gelada no inverno. Por isso, você precisa estar muito bem aquecido(a). Roupas térmicas, acessórios bem quentinhos e uma bota forrada são itens que não podem faltar na hora de organizar sua bagagem para curtir as férias ou caso precise ir à trabalho para Gramado no inverno. É bom também ficar de olho na previsão do tempo para montar os looks para os passeios diários, de acordo.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco através dos comentários aqui embaixo. Esperamos que você tenha gostado deste post! Um abraço bem quentinho e até breve.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top