Procurando um bom lugar para passar as férias, finais de semanas ou feriados? Gramado no inverno é uma ótima opção! 

Com uma cultura riquíssima e cenários deslumbrantes, a cidade reúne casas no estilo europeu enxaimel, possui ruas limpas e repletas de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros. 

Mas não é apenas pela aparência romântica que o cartão-postal da região atrai tantos turistas. Localizada no Rio Grande do Sul, Gramado é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. 

É uma estância de montanha fortemente influenciada pelos colonos alemães do século XIX, perceptível 

  • Na arquitetura: com chalés alpinos, lojas de artesanatos e chocolatarias;
  • Na gastronomia: com a culinária típica;
  • Na cultura: com músicas e danças.

Além disso, a cidade é famosa pelas ornamentações e atrações do Natal Luz, como também pelas belezas das hortênsias floridas na primavera. Com tantas atrações, separamos algumas para você conferir! 

Principais atrações de Gramado no inverno

Com uma estrutura turística invejável, Gramado, no inverno, atrai visitantes de todas as idades. São atrações, hotéis e restaurantes para todos os gostos e bolsos

A cidade oferece paisagens lindíssimas tanto no centro urbano quanto nos arredores. 

Esse destino gaúcho também atrai turistas que desejam realizar o sonho de ver neve e belos cenários congelados.

Por isso, confira abaixo as principais atrações de Gramado: 

1. Mini Mundo

Mini Mundo Gramado

Uma das atrações mais visitadas em Gramado, o Mini Mundo é um universo em miniatura. As obras produzidas manualmente em uma escala 24 vezes menor que os tamanhos naturais encantam pelos detalhes. 

O passeio é recomendado para toda a família, pois os cenários mundiais reproduzidos em tamanho mínimo encantam e despertam a curiosidade de crianças e adultos.

2. Rua Coberta

Rua Coberta Gramado

A Rua Coberta fica ao lado do Palácio dos Festivais e da Igreja Matriz, no centro de Gramado. Os 100 metros de extensão da rua Madre Verônica foram cobertos por uma estrutura de vidro, tornando-a um grande shopping ao ar livre

Por lá, você encontra lojas, cafeterias e restaurantes, sendo que sempre tem música ao vivo acontecendo em algum restaurante — proporcionando bastante descontração ao ambiente.  

3. Lago Negro

Inverno Gramado Lago Negro

Sabia que o Lago Negro surgiu devido a um trágico incêndio que queimou grande partes das árvores em 1942? 

Para conter o fogo, os moradores abriram uma fenda no chão, encontrando uma vertente, que depois foi transformada em um lago artificial: o Lago Negro. 

E, em 1953, o idealizador Leopoldo Rosenfeldt tomou a iniciativa de reflorestar a área, mandando trazer mudas de árvores da Floresta Negra da Alemanha, seu país de origem, plantadas em torno do lago.

O verde das árvores contrasta com a água escura do lago, que possui essa tonalidade devido a sua profundidade de 14 metros! 

4. Igreja São Pedro

Igreja Matriz São Pedro em Gramado

No coração da cidade, encontra-se um dos pontos turísticos mais fotografados de Gramado. A Igreja Matriz São Pedro encanta pela beleza e estilo da construção, inspirada na arquitetura romana

Merece destaque também a beleza da praça defronte à igreja, com o colorido das flores e estátuas em tamanho real dos 12 apóstolos. Durante a noite, o espetáculo fica por conta da iluminação, planejada para valorizar o espaço e garantir belas fotos. 

5. Fonte do Amor Eterno

Ao lado da Igreja São Pedro, fica a Fonte do Amor Eterno — Inspirada na famosa fonte italiana Fontana de Trevi — que reúne muitos apaixonados que demonstram o seu amor colocando um cadeado e jogando a chave na fonte

Talvez seja apenas crença ou mito popular, mas você deve concordar que o gesto é lindo, não é mesmo?

6. Avenida Borges de Medeiros

Avenida Borges de Medeiros Gramado 

A principal rua de Gramado é incrível! A Avenida Borges de Medeiros concentra boa parte das atrações, eventos, lojas da cidade e restaurantes. A arquitetura dos estabelecimentos convida a passear por ela devagar, admirando cada detalhe. 

Estão localizados na avenida: o Palácio dos Festivais, a Igreja São Pedro, a Rua Coberta, a Casa do Colono, a loja de chocolate artesanal Florybal e muito mais!

7. Rua Torta

Outra rua que chama a atenção na cidade é a Rua Torta, cuja forma sinuosa lembra a famosa e tortuosa rua Lombard Street, na Califórnia. 

Além do formato peculiar, as flores e árvores que ornamentam a Rua Torta a tornam ainda mais bela e mágica.

8. GramadoZoo

Inverno em Gramado GramadoZoo

O zoológico de Gramado é mais que apenas um espaço turístico recreacional, é um lugar que tem como pilares norteadores a garantia do bem-estar animal, pesquisas, a conservação e a educação ambiental.

O GramadoZoo também se difere de outros zoológicos ao apresentar apenas animais da fauna brasileira — que conta com a maior biodiversidade mundial. 

As espécies em extinção são tratadas, pesquisadas e reproduzidas com cuidado especial, contando com hospital veterinário, berçários e uma equipe preparada de veterinários, educadores ambientais e biólogos.

9. Snowland

Quem não gosta de diversão na neve? O Snowland é uma atração imperdível em Gramado! 

O primeiro parque de neve indoor das Américas oferece entretenimento para toda a família. São atrações para todas as idades, combinando brincadeiras, esportes, compras e gastronomia.

Patine no gelo no Vilarejo Alpino, brinque e aproveite muito na Montanha de Neve, um espaço com temperaturas entre -3ºC e -5ºC onde vocês e as crianças podem descer no tubing com uma boia.

O parque é sensacional e a diversão é garantida!

10. Museu de Cera Dreamland

Dreamland Museu de Cera Gramado

Fã de museus e cultura? Em Gramado tem várias opções! 

O Museu de Cera Dreamland conta com mais de 90 estátuas de cera em tamanho real de personagens de desenhos animados e filmes, atletas, políticos, músicos e celebridades.

11. Harley Moto Show

Os amantes de carros e motocicletas precisam visitar o Harley Moto Show, um empreendimento temático que é, ao mesmo tempo, bar e museu. 

Super decorado, o bar conta com diversas motos Harley Davidson. É uma ótima opção para quem gosta de velocidade e admira motos. 

12. Museu Hollywood Dream Cars

O Hollywood Dream Cars é uma parada obrigatória para os admiradores de carros antigos e icônicos! São dezenas de carros antigos em ótimo estado de conservação para serem admirados. 

É um passeio interessante para quem gosta de veículos antigos e estilosos que, muitas vezes, aparecem em filmes de Hollywood.

13. Super Carros

O Super Carros é um lugar perfeito para quem ama carros esportivos e de alta performance. 

Além de poder contemplá-los, o lugar também funciona como uma “locadora” e permite aluguel de carros como Ferrari, Porsche, Camaro e Lamborghini

Que tal aproveitar a oportunidade para ver aquele carro dos sonhos?

14. Museu Medieval de Gramado

Aproveite para visitar o Museu Medieval de Gramado, na Avenida das Hortênsias, e faça uma viagem aos castelos da era dos reis poderosos, princesas, soldados e batalhas sangrentas.

15. Aldeia do Papai Noel

Inverno em Gramado Aldeia do Papai Noel

Não tem como visitar Gramado e não conhecer a Aldeia do Papai Noel. Criada junto ao Parque Knorr, a área conta com muitos pinheiros alemães — inclusive os da espécie triangular conhecidos como os pinheiros natalinos. 

O local é o único parque natalino do Brasil aberto para visitação o ano todo, tendo como slogan principal ser a moradia oficial do Papai Noel na América Latina.

16. Le Jardin 

Se você procura mais contato com a natureza, visite o Le Jardin! 

O parque é muito bem cuidado e belíssimo devido às espécies de lavanda que estão por lá. 

Ou seja, o Le Jardin é bonito, possui clima agradável, promove a sensação de paz e relaxamento — e o melhor… tudo isso com cheirinho de lavanda! 

17. Parque Olivas

O Parque Olivas reúne o melhor da gastronomia típica com atrações como mini fazenda, trilhas na natureza e passeios entre as paisagens naturais e plantações de oliveira.

Experimente fazer um piquenique e estar por lá ao pôr do sol: a vista é deslumbrante!

18. Praça das Etnias

Próxima ao centro de Gramado, a Praça das Etnias reúne as casas dos três principais povos colonizadores da região: italiana, portuguesa e alemã — a Casa do Colono. 

A praça também é o ponto de partida dos passeios de agroturismo, cujos ingressos podem ser adquiridos na casa de pedra.

19. Vinícola Ravanello

Opção para quem quer conhecer melhor o mundo dos vinhos e degustá-los, a Vinícola Ravanello oferece uma experiência muito interessante e informativa. 

A visita guiada passa por parreirais, pela área interna onde é feito todo o processo de produção e finalizada em uma sala onde são degustados os rótulos da vinícola, harmonizados com queijos.

20. Belvedere Vale do Quilombo

O Belvedere Vale do Quilombo é um local que oferece uma vista panorâmica para a área verde da região, com o Vale do Quilombo ao fundo. 

É um local que rende belas fotos, especialmente em dias ensolarados. Vale mencionar que o espaço não possui um bom estacionamento. 

Gramado no inverno: delícias da culinária

CONHEÇA 8 FONDUES DIFERENTES E SURPREENDENTES EM GRAMADO E CANELA

Falando em boa comida, não deixe de experimentar o café colonial nos estabelecimentos espalhados pela cidade! 

Depois de um café da manhã, guarde espaço para um delicioso churrasco e para provar os chocolates artesanais nas fábricas de chocolate de Gramado. À noite, nada mais romântico do que um fondue, certo?

Outros produtos típicos deliciosos são as cucas alemãs e a austríaca apfelstrudel (torta de maçã). Um chimarrão bem quentinho também vai bem nos dias frios e, outra coisa que é a cara do inverno, é o pinhão, torrado no fogão a lenha.

O que vestir em Gramado no inverno

Gramado é uma cidade gelada no inverno. Por isso, você precisa estar muito bem aquecido. Para preparar sua mala de viagem, escolha roupas versáteis, quentes e confortáveis. 

Dessa forma, será possível você usar peças-chave que combinem com diferentes itens e ocasiões. Roupas térmicas, acessórios bem quentinhos e botas forradas são itens que não podem faltar na hora de organizar sua bagagem. 

É bom também ficar de olho na previsão do tempo para montar os looks para os passeios diários, nossa sugestão é fazer de duas ou três combinações para não exagerar na quantidade de peças

Os sobretudos e casacos de lã batida, por exemplo, podem ser usados com calças mais despojadas, calça alfaiataria, com o clássico jeans, calça e ainda com calça legging em cirrê.

Para os dias de clima ameno, é possível investir em peças, como vestidos, com meia-calça. Aposte também em suéteres e blusas segunda pele para manter a elegância e conforto térmico. 

Nos pés, escolha calçados que deixem as extremidades fiquem protegidas. Pense ainda nos acessórios: luvas, cachecóis, gorros e outros

Na Fiero, você encontra opções para curtir a Serra Gaúcha com estilo e conforto. 

Ficou alguma dúvida sobre as dicas do que fazer e usar em Gramado no inverno? Entre em contato conosco através dos comentários aqui embaixo. 

Esperamos que você tenha gostado deste post, até a próxima!