Lisboa é um dos destinos internacionais mais escolhidos para viagens pelos turistas brasileiros, como também para morar. E não é de se admirar, já que se trata de uma cidade portuguesa encantadora, dinâmica, única e original.

Construída sobre 7 colinas, tem muitos mirantes onde os turistas costumam apreciar a vista de Lisboa tomando um bom vinho. Afinal, Portugal produz alguns dos melhores vinhos do mundo, e o inverno é uma época especial para degustá-los. Além disso, a sua beleza histórica, museus, livrarias, bares e cafeterias diferentes e muito interessantes também ganham destaque no turismo de Lisboa.

Se você quer saber um pouco mais sobre Lisboa no inverno, confira nossas dicas para você explorar a capital de Portugal no frio. Quer saber o que usar no inverno em Lisboa e o que fazer? Veja aqui! 

Clima e temperatura de Lisboa no inverno 

Lisboa tem frio ameno, e com ocorrência de neve muito rara! Em média, a temperatura mínima é de 8°C e a máxima de 16°C durante os meses mais frios do inverno. À noite, o frio pode ser um pouco mais intenso, com temperaturas ente 4°C a 7°C. 

Nos meses de inverno, o clima de Lisboa costuma ser bastante chuvoso. Também é comum ventar muito, o que contribui para uma sensação térmica mais baixa. No entanto, nada que possa ser comparado a maioria das cidades europeias. 

O que fazer em Lisboa? 

Mosteiro Lisboa Portugal

Diferente de outras capitais europeias, o frio de Lisboa não chega a ser um impeditivo para alguns passeios. Em cidades mais frias, às vezes é necessário dar uma pausa dos passeios para aquecer o corpo em algum ambiente climatizado. Provavelmente, isso não será necessário durante seus passeios pela capital lusitana.

Há algumas atrações que devem estar no seu roteiro de passeios pelas cidades, confira nossas sugestões: 

Belém

A menos de 10km do centro de Lisboa, Belém é considerado o bairro do descobrimento já que foi de lá que saíram os grandes navegadores, inclusive Pedro Álvares Cabral, em busca de novos caminhos. O melhor de tudo é que os pontos turísticos ficam todos bem próximos uns aos outros, então tem como fazer tudo a pé.

Aproveite para conhecer a Fábrica de Pastéis de Belém, o mosteiro dos Jerônimos, a Praia do Restelo, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. 

Confira aqui as melhores dicas para aproveitar as atrações de Belém.

Bairro Chiado e Bairro Alto

Quer conhecer de perto e com detalhes a arquitetura das casas portuguesas, os azulejos, escadarias e bondinhos da cidade? Este passeio é obrigatório para você. É nesta parte da cidade que você também poderá admirar as paisagens de Lisboa nos vários mirantes que existem no local.  

Teleférico de Lisboa

Também é conhecido como Teleférico do Parque das Nações ou Teleférico da Expo. Embora o passeio seja curto, aproximadamente 8 minutos, é possível ter uma vista incrível da cidade. 

Mercado da Ribeira

Este é o passeio ideal para os amantes de gastronomia ou para os turistas que gostam de provar os pratos típicos do país. O Mercado da Ribeira é uma espécie de Mercado Central de Lisboa com uma praça de alimentação e reúne vários restaurantes da cidade, há opções para todos os gostos!

Museu da Cidade

Localizado na zona norte de Lisboa, este museu é dedicado à história da capital lusitana, o espaço é dividido em uma ordem cronológica e possui um acervo vasto e diversificado. 

Oceanário e Zoológico de Lisboa

O oceanário de Lisboa possui uma grande biodiversidade de animais marinhos, já o zoológico é um verdadeiro centro de conservação de espécies que desenvolve pesquisas científicas para a sua preservação. Ambos são incríveis e muito bem conservados!

Leia também sobre o inverno em Guimarães.

O que usar em Lisboa no inverno? 

Acessórios Lisboa

Se a sua viagem será nos meses de novembro ou março, considere levar pelo menos um de cada item essencial para o frio intenso. Porém, não esqueça de levar também roupas de meia-estação, pois você poderá pegar uma onda de dias com temperaturas mais elevadas ou ainda dias bem frios durante a noite e manhã, mas quentes no período da tarde.

No caso de viagens entre dezembro a fevereiro, quando o frio é um pouco mais intenso, invista em peças mais robustas para manter o corpo bem aquecido.

Confira abaixo nossa lista com as peças que não podem faltar na sua bagagem:

Blusa segunda pele térmica

A blusa segunda pele é o primeiro item em contato com a pele e é uma peça essencial para manter a temperatura corporal;

Fleece ou suéter de tricô

Invista também em uma segunda camada de roupa entre a segunda pele e o casaco, como um fleece térmico que ajuda a reter o calor corporal e expelir a umidade, ajudando a manter o corpo aquecido. Uma outra ótima opção para a segunda camada são os elegantes suéteres;

Calça

A calça segunda pele só será necessária nos dias muito frios com passeios em área externa. Sobre  a calça segunda pele, sugerimos uma calça casual e confortável. Incluir uma calça impermeável na bagagem não é obrigatório, mas pode ser importante caso a previsão seja de chuva;

Casaco

Para as atividades diárias, você precisará de um casaco robusto e quentinho como os com enchimento em material sintético ou em plumas. Se quiser uma outra opção mais elegante para eventos noturnos, opte por um casaco em lã batida. Sugerimos que leve um casaco impermeável para que não comprometa seus passeios em dias chuvosos;

Gorro, luva e cachecol

Leve pelo menos 1 item de cada para proteger as extremidades e as áreas descobertas do corpo, como o pescoço. Gorros e cachecóis não precisam ser desenvolvidos em materiais muito espessos e as luvas também não precisam ser impermeáveis. Caso sinta necessidade de complementar o aquecimento dos pés, opte por uma meia térmica; 

Calçado de inverno

Opte por botas que aqueçam e sejam confortáveis, como as botas forradas em lã ou tecidos térmicos. Os tênis térmicos também são uma ótima opção para dias de muita caminhada, pois são extremamente leves e confortáveis.

O que você achou das dicas para aproveitar sua viagem de inverno em Lisboa? Até o próximo post!