Primeira neve de 2022 no Sul do Brasil

18 de maio de 2022 - Por Portal de Inverno

Em pleno outono, no mês de maio, a primeira neve de 2022 no Brasil foi registrada. O fenômeno aconteceu em algumas cidades de Santa Catarina nos dias 17 e 18. Um dos primeiros registros aconteceu no Morro das Antenas, em Urupema. Cidades como São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra também registraram os flocos de neve. Esse acontecimento se deve pela forte massa de ar polar que chegou ao Brasil, derrubando as temperaturas em vários estados. 

No Rio Grande do Sul, a moradores e turistas viram neve em São José dos Ausentes e Cambará do Sul durante a noite, com acúmulo sobre os veículos, deixando as paisagens branquinhas. 

Carro com neve no Brasil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Neve no outono?

Apesar de ser um fenômeno raro no país, mesmo em pleno inverno, não é a primeira vez que neva no Brasil no outono. São Joaquim, por exemplo, é considerada uma das cidades mais frias de Santa Catarina e já registrou neve nesta época do ano, mas em 1999. Em 2007, a neve voltou a ser vista nas áreas serranas catarinenses. No Rio Grande do Sul, o mesmo episódio ocorreu em 2012. Após, em 2016, voltou a ocorrer no estado de Santa Catarina.

Relembre: Onda de frio traz temperaturas negativas e neve ao Sul do Brasil

Por que nevou no Sul do Brasil?

Conforme a MetSul Meteorologia, a precipitação invernal é resultado da interação da circulação de umidade do ciclone Yakecan com a massa de ar frio. Por isso, ainda há chance de cair neve até o dia 19 de maio. A maior probabilidade segue para a região de São Joaquim, mas projeções indicam a possibilidade dos fenômenos em áreas no Centro-Sul do Paraná e próximas no Norte de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, a chance é para as regiões de São José dos Ausentes e Cambará do Sul. 

As cidades do Sul do Brasil são conhecidas, também, pelas baixas temperaturas, cultura, gastronomia e outras atrações. Aqui no Portal de Inverno você confere dicas de roteiros, destinos brasileiros e muito mais para conhecer. 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top