Puerto Varas: Lagos, Saltos, Cachoeiras e Vulcões

16 de outubro de 2016 - Por Patricia Viaja

Puerto Varas é uma cidade com muitas opções de turismo para todas as idades e níveis de disposição física. Localizada no Sul do Chile, está na região dos lagos e vulcões, e sobre esses dois temas se concentram os passeios turísticos. Em um dia de passeio é possível conhecer mais de um atrativo da região. As estradas são ótimas e o visual do caminho encanta a todos.

A cidade de Puerto Varas fica às margens do Lago Llanquihue, o segundo maior lago do Chile. A estrada que leva para os saltos de Petrohue e para o Vulcão Osorno acompanha o contorno do lago e oferece um visual de beleza e tranquilidade, com típicas cabanas de madeira e pequenas propriedades rurais onde a população local cria cavalos, ovelhas e gado.

Turismo em puerto varas

Os saltos de Petrohué e o Lago Todos os Santos são de visitação obrigatória, principalmente para os menos aventureiros, por serem passeios de pouca dificuldade física e caminhadas leves.

Puerto Varas Petrohue Chile

Composta por rochas vulcânicas, as cataratas de Petrohué tem a incrível coloração turquesa e o volume de água aumenta na época do degelo. É possível caminhar bem perto das quedas pelas plataformas. No caminho entre a entrada do Parque e as cataratas existem áreas de piquenique e venda de artesanato local com um preço muito bom e peças diferentes das que encontramos em Santiago e Valparaiso.

A próxima parada foi o Lago Todos os Santos, também formado pelos glaciares, a neve que derrete nas cordilheiras e forma rios que desembocam no lago. É possível fazer um passeio de curta duração de barco pelo lago e observar o vulcão Osorno, uma ótima combinação para fotos belíssimas da região.

Puerto Varas Lago Todos los Santos Chile

Apesar da caminhada ser leve e não exigir tanto fisicamente, usamos o tempo todo nossas botas de neve da Fiero, que mantiveram os pés confortáveis e aquecidos. O solado antiderrapante garantiu a segurança para a caminhada sobre a trilha de terra e pedras.

Puerto Varas Cascatas

A última parada desse primeiro dia de passeio foi o Vulcão Osorno, que também possui uma estação de esqui bem mais simples e com menos pistas se comparada à estação de Valle Nevado. Chegamos lá depois do fechamento das pistas e aproveitamos para brincar com o trenó que levamos.

Vulcão osorno boenco de neve

Foi muito bom, deitamos na neve formando asas de anjo e até construímos um boneco de neve. A névoa é constante no vulcão, mas poucos minutos antes de sairmos da pista o tempo ficou limpo e pudemos avistar o cume da montanha e o céu azul. A vista que se tem do lago lá de cima do vulcão é um espetáculo!

Vulcão Osorno

Para esse dia de passeio, usamos roupas de neve e nos vestimos em camadas. Durante a primeira parte do passeio, dispensamos o fleece e ficamos só com o casaco corta-vento e impermeável, a primeira camada e as calças de neve. Quando chegamos ao vulcão, vestimos o fleece da Fiero por baixo do casaco impermeável e ficamos tranquilos na neve, sem preocupação com o frio, vento ou umidade.

Voltamos para a cidade de Puerto Varas contornando o Lago LLanquihue e vendo o pôr do sol, um dia perfeito. No dia seguinte, saímos cedo para visitar a região de Frutillar e para fazermos a volta completa no Lago Llanquihue. Primeiro paramos em um parque de canopy, ou tirolesa como nós chamamos aqui no Brasil. Ainda não era temporada, não pegamos fila e tivemos os instrutores em tempo integral conosco.

Esse já é um passeio mais radical e exige um mínimo de condição e preparo físico, por conta da adrenalina e da atividade. Não é complexo e mesmo quem nunca fez uma descida de tirolesa pode participar, basta ter coragem e seguir com atenção às instruções.

Atividades em Puerto Varas

Saindo do canopy fomos até Las Cascadas, em Puerto Octay, onde caminhamos cerca de 30 minutos por uma trilha úmida que nos levou a uma linda cachoeira, com uma queda bastante alta que no verão é muito procurada por banhistas. Para esse dia de passeio continuamos usando as botas de neve impermeáveis da Fiero, que foram perfeitas para as caminhadas.

De Puerto Octay seguimos para Frutillar. Um fato interessante é que no sul do Chile o comércio fecha para o almoço e chegamos em Frutillar bem nesse horário, quando só estão pelas ruas os turistas e apenas os restaurantes permanecem abertos.

Caminhamos pela beira do lago até o pier e o teatro de Frutillar. A vista do Vulcão Osorno e as águas calmas do Lago Llanquihue completaram o segundo dia de passeio.

Lugares para visitar em Puerto Varas

A região de Puerto Varas tem muito mais atrativos para serem explorados, quando for ao Chile, inclua esse destino no seu roteiro 😉

Um beijo e até o próximo post!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top