Puerto Varas: Um refúgio gastronômico no sul do Chile

9 de outubro de 2016 - Por Patricia Viaja

Puerto Varas, localizada no Sul do Chile, na região dos lagos e vulcões, tem como principais atrativos naturais o lago Llanquihue e o Vulcão Osorno. A cidade é atrativa ao turismo todos os meses do ano, oferecendo inúmeras atividades de passeio e diversão para os turistas.

Mas hoje nós vamos falar é da culinária local. Embora tenha sido colonizada por alemães, a gastronomia alemã não predomina sobre a grande variedade de restaurantes encontrados na cidade. Em verdade todos os povos que ali estavam e que lá chegaram, trouxeram o que tinham de melhor em suas culturas gastronômicas e muita coisa foi adaptada ao paladar local.

É possível encontrar de tudo e agradar a todos os paladares. Vou falar sobre nossa experiência. Comemos um pouco de tudo, aprendemos muito. Uma salada de tomates, literalmente só virá com tomates e custará o preço de um prato. Comer patinhas de siri e caranguejos nunca mais será o mesmo depois de comer um prato de Centolla, um verdadeiro caranguejo gigante, suculento e saboroso.

Centolla Fogon

A carne Argentina não é mais minha preferida depois de comer um bom bife de carne de churrasco da Patagônia.

Carne La Marca Puerto Varas

Ceviche é um prato delicado que pode até ser imitado, mas tem que ser preparado com o corte e o peixe certo.

Ceviche Fogon

Comida Japonesa é diferente em cada lugar do mundo que se vai, no Chile por exemplo tem sushi com abacate, milho verde e maionese.

Sushi Puerto Varas

Voltemos para o básico: o frango, que no Chile e na Argentina são deliciosos. Até o filé de peito grelhado é saboroso, dá pra dividir e é o prato mais barato que se pode comer em qualquer restaurante. Escolha o seu acompanhamento e se prepare para comer bastante.

É possível encontrar tudo isso em Santiago, mas o que torna a culinária de Puerto Varas especial é o frescor dos alimentos, o cheiro da lenha queimando, a fumaça saindo das chaminés dos restaurantes. Enfim, o cuidado no preparo de cada prato. Fique tranquilo, os preços são acessíveis, não muito mais caros do que os vistos em Santiago e é possível encontrar boa comida com preços de menu executivo no almoço e com preços razoáveis no jantar. Claro que a atmosfera da região colabora com o nosso paladar e nos deixa românticos pra falar da comida, mas garanto que vale a pena experimentar.

Vá para Puerto Varas, escolha o restaurante, o prato e se deixe levar pelos sentidos.

Um beijo e até o próximo post!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top