Barcelona é capital da Catalunha e a segunda cidade mais populosa da Espanha. A cidade é considerada um pacote de viagem completo, com muita história, arquitetura única, pontos turísticos, museus, praças e restaurantes. Com tantas atrações ricas e diferenciadas, Barcelona se tornou uma das cidades europeias preferidas pelos turistas nos últimos anos.

Clima e temperatura em Barcelona no inverno

Em Barcelona o sol continua a brilhar mesmo no auge do inverno! As temperaturas até podem diminuir um pouco, mas o sol dificilmente sai de cena. O que torna os dias muito mais agradáveis para curtir todas as atrações da cidade.

Durante os meses mais frios do ano, os termômetros de Barcelona registram temperaturas médias mínimas de aproximadamente 8°C e 15°C para as máximas. Alguns dias atípicos, mais frios ou mais quentes, também são comuns na cidade durante o período.

Quer ver neve? Dificilmente você terá esta sorte em Barcelona, já que é considerado um fenômeno raro na cidade. De qualquer forma, nas regiões montanhosas próximas à Barcelona é possível visitar alguns centros de esqui.

Roteiros turísticos e motivos para visitar Barcelona no inverno

Barcelona Turismo

Um dos melhores motivos para visitar Barcelona no inverno é que a cidade é muito menos movimentada nesta época do ano. O que significa menos filas, menos espera para curtir aquele restaurante que você sempre quis visitar e passeios muito mais agradáveis e tranquilos. Como a estação é considerada a baixa temporada para o turismo em Barcelona, você também já pode imaginar que o custo de passagens e hotéis também são muito mais baixos, né?

A Sagrada Família, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, costuma ser lotada durante o ano inteiro, mas o baixo movimento no período do inverno torna possível que seja apreciada com calma e nos mínimos detalhes. Além da Sagrada Família, inclua no seu roteiro: Igreja Santa Maria del Mar, Plaça Sant Felip Neri, os mirantes do Parc de Montjuic, Parc de la Ciutadella, Casa Milà, Casa Batlò e um passeio nas Ramblas (calçadão mais popular da cidade), no Mercat de la Boqueria e nas ruas do Bairro Gótico.

Quem é fã de artes e museus também ganha muito se optar por visitar Barcelona durante as baixas temperaturas. A maioria das galerias de arte não costuma realizar exibições no verão, já no inverno elas se tornam muito mais frequentes e interessantes.

Assim que o tempo começa a ficar um pouco mais frio na cidade, inicia-se a época de cogumelos e castanhas em Barcelona, o que atrai muitos turistas para a cidade. Os churros e chocolates vendidos nas feiras de Barcelona, especialmente durante a época natalina, também são uma ótima pedida para esta época do ano. Experimentar a popular paella e as tradicionais tapas é praticamente obrigatório para o turista que visita a capital da Catalunha, os pratos não podem ficar de fora do cardápio durante suas idas aos restaurantes da cidade.

Se você quiser, é possível até mesmo curtir alguns centros de esqui perto de Barcelona. Algumas linhas de ônibus partem da cidade em direção à Molina e La Masela, o custo do transporte é de aproximada 40 euros para esta viagem.

O que usar em Barcelona no inverno

Barcelona o que usar

Diferente de muitas outras cidades europeias que são sempre frias durante o inverno, em Barcelona você poderá pegar uma onda de dias com temperaturas mais elevadas ou ainda dias bem frios durante a noite e manhã, mas quentes no período da tarde. Neste caso indicamos que  inclua na bagagem algumas peças mais robustas para manter o corpo bem aquecido nos dias frios e alguns itens mais leves para momentos com temperaturas mais amenas.

Não esqueça que organizar os seus looks obedecendo o sistema de camadas é sempre a opção mais estratégica para suas viagens no inverno, desta forma poderá vestir ou retirar peças de roupa com facilidade e de acordo com a necessidade para cada momento dos seus passeios. Confira abaixo nossa lista com as peças que não podem faltar na sua bagagem.

– Blusa segunda pele térmica: a blusa segunda pele é a primeira camada do look e fica em contato direto com a pele, estamos falando de uma peça essencial para manter a temperatura corporal;

– Fleece ou suéter: invista também em uma segunda camada de roupa entre a segunda pele e o casaco, como um fleece térmico que ajuda a reter o calor corporal e expelir a umidade, ajudando a manter o corpo aquecido. Uma outra ótima opção para a segunda camada são os elegantes suéteres;

– Calça: a calça segunda pele só será necessária nos dias muito frios com passeios em área externa. De qualquer forma, sugerimos que não deixe de fora da sua mala! A calça que vem por cima da segunda pele não precisa ser impermeável, já que não neva na cidade e em caso de chuva você poderá se abrigar em algum estabelecimento próximo ou planejar seu roteiro para passeios em lugares fechados;

– Casaco: assim como a calça, casacos impermeáveis não são essenciais para seus passeios em Barcelona. Para as atividades diárias, você precisará de um casaco robusto e quentinho como os com enchimento em material sintético ou em plumas. Se quiser uma outra opção mais elegante, opte por um casaco em lã batida que não haverá erro;

– Gorro, luva e cachecol: leve pelo menos 1 item de cada para proteger as extremidades e as áreas descobertas do corpo, como o pescoço. Gorros e cachecóis não precisam ser desenvolvidos em materiais muito espessos e as luvas também não precisam ser impermeáveis;

– Calçado: opte por botas que aqueçam e sejam confortáveis, como as botas forradas em lã ou tecidos térmicos. Os tênis térmicos também são uma ótima opção para dias de muita caminhada pois são extremamente leves e confortáveis.

Esperamos que estas dicas tenham auxiliado na organização da sua viagem para Barcelona no inverno. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas para a sua viagem? Entre em contato conosco através dos comentários!

Imagens: @naruaadois