Como se vestir no inverno: o guia do guarda-roupa da estação

12 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

 Faltam apenas alguns dias para o início da estação fria. E você, já sabe como se vestir no inverno? Este é o momento de conferir o seu guarda-roupa para se certificar que encontrará as roupas essenciais para as baixas temperaturas, que garantirão o aquecimento, conforto, e claro, a elegância que a estação exige! Diferente do verão e de roupas para meia estação, no inverno, além de encontrar as peças que nos agradam esteticamente, é preciso atentar muito para a qualidade, resistência e durabilidade do produto. Afinal, além de simplesmente se vestir e garantir a elegância, durante a estação das baixas temperaturas é preciso manter o aquecimento e conforto térmico do corpo. 

Não é por menos que roupas de frio costumam custar mais do que roupas para os meses mais quentes. E está aí mais um motivo para você investir em itens de qualidade e durabilidade! No inverno é preciso comprar de maneira criteriosa, para que aquela bota de couro ou casaco em lã possam te acompanhar durante anos e evitar que gaste dinheiro desnecessariamente. Por isso, apostar em peças de inverno clássicas e atemporais com modelagem e cores básicas, é uma ótima pedida!

Sabemos que nosso país tem climas e temperaturas diversos. Enquanto em algumas cidades do sul e regiões serranas é possível experimentar temperaturas negativas e até mesmo queda de neve, no norte e nordeste do país há pessoas que nunca viram o termômetro apontar qualquer temperatura abaixo de 20°C (se você é um deles, continue nos acompanhando neste post. Acredite, ele foi feito para você também!).

Antes de aprender como se vestir no inverno, algumas perguntas!

Uma das primeiras perguntas a se fazer na hora de planejar quais itens comporão seu armário de inverno, é sobre o clima e temperatura comuns na sua cidade durante a estação. A outra é o quanto você é sensível ao frio, as pessoas são diferentes e enquanto 20°C significa calor para algumas, outras já podem estar pensando em tirar aquele casaco mais grosso do armário. Isso depende de muitos fatores, como características pessoais e, até mesmo, idade!

Além da temperatura, o clima é essencial para determinar as roupas do seu armário. Frio com tempo seco é muito diferente do frio com chuva ou neve, consequentemente exigem roupas com características diferentes. Se chove muito na sua cidade durante o inverno ou se pretende realizar o sonho de esquiar pela primeira vez e ver muita neve, impermeável é palavra de ordem para você! Afinal, casacos e calças que evitam a penetração da umidade da neve e das gotas da chuva, é o primeiro passo para manter o seu corpo aquecido e confortável. Ou seja, invista nestes itens para o seu guarda-roupa de inverno sem pensar duas vezes!

As respostas para estas perguntas já são determinantes para a maioria das peças de roupa de inverno que você deve ter no armário. Mas, não deixe de levar em consideração seus hábitos e, principalmente, suas necessidades e gostos de viagens! 

Por exemplo, há quem more no nordeste do país e viaje ao sul de forma rotineira a trabalho. Neste caso, o armário, provavelmente repleto de camisetas e regatas leves, deverá ter um espaço para algumas peças adequadas para o clima frio. Há outras pessoas que moram em uma cidade com temperaturas moderadas durante a estação e esperam o inverno europeu chegar para curtir o melhor das estações de ski todos os anos. Assim, além de casacos leves para usar na cidade, deverá incluir alguns itens mais robustos para as férias de inverno, não é mesmo?  

Como existem diferentes casos e não conseguiríamos falar de forma específica sobre todas as cidades frias em apenas um post, sugerimos as roupas ideais para o seu guarda-roupa de inverno utilizando como base as médias de temperatura. Fique de olho no termômetro, na previsão do tempo e confira quais as melhores opções para você! Como já mencionamos antes, lembre que a intensidade do frio é variável para cada pessoa. Desta forma, não deixe de levar em consideração também o quanto você está acostumado às baixas temperaturas e características pessoais!

Como se vestir no Frio Ameno – Temperaturas entre 16°C e 20°C 

Roupas Inverno Frio Ameno

Sabe aquela temperatura comum no finalzinho do outono e início do inverno no sul do país? É sobre ela que estamos falando. Uma época em que reforçar o consumo de Vitamina C não é uma má ideia, já que a variação de temperatura durante o dia pode ser grande. Por isso, não subestime os dias de frio ameno! Tome um certo cuidado e use roupas de manga comprida, por exemplo, mas ainda não é preciso tirar os casacos mais grossos do armário. Prepare os seus looks e saiba como se vestir no inverno ameno com os seguintes itens: 

– Suéteres e Cardigans: peças super adequadas e charmosas para temperaturas médias; 

– Coletes: super práticos e versáteis, fáceis de colocar e tirar naqueles dias em que a temperatura varia bastante;

– Blusas Segunda Pele: regulam a temperatura corporal e são úteis para usar sob casacos, coletes, blazers e cardigãs;

– Blazers, Jaquetas e Casacos Curtos: combinam muito com as temperaturas amenas garantindo o aquecimento ideal nos momentos mais frios do dia, como no início da manhã ou à noite;  

– Meia calça: essencial para usar com vestidos e saias durante o período;

– Calças jeans ou em alfaiataria: nos dias mais frios, vale complementar o aquecimento com uma meia calça fina sob a calça;

– Cachecóis e mantas leves: acessórios charmosos e que reforçam o aquecimento da região da nuca e pescoço. Também fáceis de tirar e colocar, por isso ideais para os dias com temperaturas variáveis.

Como se vestir no Frio Moderado – Temperaturas entre 8°C e 15°C 

Roupas de Inverno Frio Moderado

Sim, agora você já pode tirar aquele casaco mais grosso do armário! Afinal, você esperou o ano inteiro por este momento, não é mesmo? O frio moderado é comum durante o inverno de muitas cidades do sul e sudeste brasileiro. Vai passar uma semana na Serra? Possivelmente esta será a temperatura média, mas também podem ser baixas. Fique alerta à previsão do tempo! Neste caso, o seu armário deve ter:

– Blusas Segunda Pele e Fleeces: Essenciais para compor o seu look dentro do sistema de camadas, ideal para manter o seu aquecimento nos dias frios. Não sabe o que é isso? Não se preocupe, clique aqui que a gente te explica;

– Calças: A sua calça jeans sozinha já não fará muita diferença à esta altura dos ponteiros dos termômetros. Por isso, calças segunda pele são essenciais. Acredite, quem já passou um dia inteiro com frio na canela jamais esquecerá desta dica;

– Casacos: De Lã Batida, com enchimento em material sintético e em plumas são os mais adequados. Nada de casacos ‘leves’ neste momento! As opções são muitas, mas o que vale sempre é o aquecimento;

– Gorros e Protetores de Orelha: Também já está na hora de tirar os acessórios mais pesados do armário. Proteger a cabeça é essencial e evita os resfriados; 

Meias Térmicas: Nada de deixar os pés congelando! As meias completam o aquecimento desta parte do corpo, geralmente um dos grandes problemas de quem sofre para manter o corpo aquecido no inverno; 

– Luvas: Assim como os pés, manter as mãos aquecidas durante o inverno é tarefa quase impossível para algumas pessoas. Por isso, não deixe de investir neste acessório; 

– Cachecol: Diferente do item indicado para temperaturas amenas, os cachecóis para temperaturas moderadas devem ser um pouco mais robustos. Cachecóis em fleece são uma ótima opção para estes momentos.

Como se vestir no Frio Intenso – Temperaturas abaixo de 7°C e temperaturas negativas 

Roupas de Inverno Frio Intenso

Este é o frio que você irá experimentar quando visitar algum destino com neve. Toda a proteção é pouca! Nem considere colocar na mala suas roupas de meia estação, a não ser que pretenda ficar ao lado da lareira durante o dia inteiro. Mas, como a ideia é aproveitar ao máximo as baixas temperaturas e a neve, você deve estar preparado com todos os itens da lista anterior e incluir mais alguns na sua mala: 

– Calças: É essencial que seja impermeável, são necessárias para mantê-lo seco! Brincar na neve ou praticar esqui com uma calça ‘comum’ será muito difícil e, até mesmo, prejudicial para a sua saúde; 

Casacos: Seu casaco deve ser robusto, com enchimento e/ou forro desenvolvidos em materiais de qualidade e que realmente aqueçam. Além disso, você já sabe, deve ser impermeável! Como escolher o casaco impermeável certo pode ser um pouco desafiador, preparamos um post especial sobre este item. Quer saber mais? Clique aqui;    

– Balaclava: Um acessório que faz a diferença, especialmente quando o vento sopra no seu rosto. Além do pescoço, mantém a face e cabeça aquecidas.

Bom, agora você já sabe como se vestir no inverno, não é mesmo? Esperamos ter ajudado a compor o seu guarda-roupa ideal para os dias frios! Se tiver alguma dúvida sobre roupas de inverno ou quiser mais alguma sugestão, não deixe de entrar em contato conosco! Além de roupas e acessórios, quer saber quais os calçados ideais para baixas temperaturas? Este post pode ajudar a escolher os melhores produtos!    

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top