Um país muito diferente do nosso e, provavelmente, de qualquer outro lugar que você já tenha visitado: muito gelo, geysers, neve, vulcões, piscinas naturais, montanhas e até aurora boreal. Gostou? Você pode considerar a Islândia o destino da sua próxima viagem.
Com uma intensa atividade geológica, a Islândia é uma ilha localizada no Oceano Atlântico, entre os continentes Europeu e Americano. Com 103 mil km², é considerada a 18° maior ilha do mundo. A capital é Reykjavik, localizada no extremo sul do país, e onde 2/3 da população do país se concentra.
O país é pouco populoso, com apenas 400 mil habitantes que preferem habitar a costa da ilha até a região central devido a sua geografia montanhosa e muito fria. Esta é uma característica da Islândia que permite a conservação da sua natureza e belas paisagens.
Temperatura da Islândia
Provavelmente você já deve ter percebido que neste post, estamos falando de um país com temperaturas amenas. Apesar da sua latitude, as águas quentes e temperadas da corrente marítima do Golfo mantêm o clima frio do país mais suportável. Assim, os verões da Islândia são frescos e curtos e os termômetros costumam indicar uma temperatura de -3°C no inverno. O clima e geografia da Islândia são ideais para quem gosta de gelo e neve, mas prefere evitar o frio excessivo.
Turismo na Islândia
A Islândia é um destino cada vez mais procurado pelos turistas, atraindo principalmente europeus. As características naturais, peculiares e únicas são os seus maiores atrativos turísticos e encantam os apaixonados pela natureza e praticantes de esportes radicais.
Um aspecto muito interessante do país é a falha geológica que separa os continentes Europeu e Americano e marca todo o seu território. Além disso, os glaciares da ilha cobrem aproximadamente 11% da sua superfície.
O auge do movimento turístico na Islândia acontece no verão, entre junho e agosto. Apesar disso, o melhor que o país tem a oferecer só pode ser observado no inverno: a aurora boreal. Por ser um destino mais popular na época mais quente do ano, é no inverno que você pode encontrar preços de transporte e hotelaria muito mais baixos. Além disso, se você deseja viajar a esse destino, é importante que saiba que os dias do inverno islandês oferecem somente 4 ou 5 horas de luz solar.
Como chegar à Islândia
Apesar de muito distante do Brasil, não é difícil chegar na Islândia. Partindo da nossa nação, você pode comprar um voo para alguma cidade europeia (Madri, Londres, Paris , Milão, Amsterdã e Frankfurt) ou da América do Norte (Nova York, Washington, Orlando, Toronto). A partir destes locais, você encontra voos diretos para o Aeroporto Internacional de Keflavík, localizado a aproximadamente 50 km da cidade de Reykjavik. A duração média de um voo partindo da América do Norte é de 5 horas e, a partir da Europa, 3 horas. Em território islandês, os meios de transportes mais utilizados são rodoviários.
O que fazer na Islândia
Selecionamos alguns dos principais destinos turísticos e sugestões de atividades radicais para você curtir o melhor do inverno na Islândia. É importante informar que os cenários são muito peculiares. Desta forma, as atividades listadas abaixo podem ser perigosas se realizadas sem a presença de um guia e, em algumas delas, equipamentos de segurança.
Parque Nacional de Thingvellir
Além de admirar belas paisagens no parque, é possível praticar mergulho nas águas cristalinas de Silfra, rio localizado entre a falha geológica que separa os continentes Europeu e Americano. Embora a falha geológica marque todo o território da Islândia, apenas neste local a falha chega à superfície e pode ser observada.
O Parque fica localizado a 50 km do centro de Reykjavík. As melhores opções para chegar a Thingvellir é contratar uma excursão organizada ou alugar um carro. O preço do ingresso é de U$ 7,74.
Uma curiosidade é que Game of Thrones, famosa série da HBO, teve como cenário da sua quarta temporada o Parque Nacional de Thingvellir. Além dessa, outras séries e muitos filmes foram rodados na Islândia.
Vale de Haukadalur
Conhecido como um dos maiores campos de Geysers do planeta, no vale é possível admirar a força da atividade da natureza da ilha. Alguns geysers do local podem jorrar água a uma altura de 30 metros. O Vale fica a cerca de 110 km a nordeste de Reykjavík. Para chegar lá, é possível ir de excursão ou alugar um carro.
Aurora boreal
O fenômeno acontece de forma mais visível em noites de inverno com céu claro entre os meses de setembro até abril. Geralmente, as expedições em busca da aurora boreal são agendadas apenas na data do passeio para que as agências de turismo possam analisar se as condições estão adequadas para que aconteça. Como este passeio é realizado à noite em direção ao círculo polar ártico, é preciso se proteger das baixas temperaturas.
Lagoa glacial Jökulsárlón
Localizada na maior geleira da Europa e com formação no início da década de 1920, a lagoa glacial Jökulsárlón tem 248 metros de profundidade e é composta por blocos de gelo que se desprendem da geleira. O passeio pode ser feito através de caminhadas com equipamento especiais e, entre maio e setembro, algumas agências de turismo oferecem passeios de barco. A maneira mais fácil de conhecer Jökulsárlón é contratar uma excursão.
Montanhas de Landmannalaugar
Formadas por séculos de atividade vulcânica em uma região bem alta do país, as montanhas oferecem várias atividades para turistas e aventureiros. Próximo às montanhas é possível admirar cachoeiras e piscinas naturais, além do vulcão mais famoso e ativo da Islândia, o Hekla.
Para chegar nas montanhas existem duas formas: contratar uma excursão ou alugar um carro. O que dificulta alugar um carro são as estradas irregulares, além das travessias dos riachos.
Parque Nacional Vatnajökull
A Diamond Beach tem esse nome por conta dos blocos de gelo que se desprendem do glaciar e encalham na praia. As pedras são de diversos tamanhos, podem ser pequenas que cabem na palma da mão e, até mesmo, pedras enormes. A praia fica a apenas alguns metros de distância de Jökulsárlón.