Os Alpes Suíços estão entre os destinos de inverno mais inspiradores para o cinema e a literatura. Durante a estação mais fria do ano, os lagos de águas cristalinas e as montanhas cobertas pela neve formam paisagens exuberantes e encantadoras. 

A região é a escolha ideal dos viajantes que desejam ver a neve, visitar cidades charmosas e praticar esportes de inverno nas estações de esqui. Além disso, há opções gastronômicas e de hospedagem para todos os perfis de turistas, sem esquecer, é claro, dos famosos chocolates!  

Glamurosa e tranquila, a Suíça é um dos principais destinos turísticos europeus. A cadeia de montanhas dos Alpes se estende por mais de 190.959 km² de superfície, localizado em boa parte do país, de nordeste a sudoeste. 

Uma vantagem é a possibilidade de circular pela região a bordo de trens modernos. Além disso, a arquitetura das cidades transmite ainda uma sensação bucólica, complementando as incríveis paisagens de inverno. 

Mas antes de conferir dicas de destinos alpinos, saiba como visitar os Alpes Suíços abaixo. 

Como conhecer os Alpes Suíços?

Você quer saber como conhecer os Alpes Suíços? Há opções de aeroportos para chegar nas regiões mais incríveis da Europa. 

Algumas opções são os aeroportos de Genebra e Zurique. Dessa forma, você pode embarcar em um dos trens alpinos suíços até o destino pelo qual você deseja começar o seu roteiro.

Outra alternativa é desembarcar no aeroporto de Milão, na Itália, e cruzar a fronteira da Suíça por terra ou trilhos.

Para circular entre os diferentes destinos da região dos Alpes Suíços, você poderá utilizar a linha ferroviária que conecta praticamente todas as cidades da região

Leia também: O que levar para uma viagem de inverno na Suíça e França?

Quais são as principais cidades dos Alpes Suíços?

Para te ajudar a planejar seu roteiro pelos Alpes Suíços, separamos opções de cidades da região para você conhecer sua próxima viagem de inverno. São locais com paisagens belíssimas para te inspirar ainda mais a curtir a estação.

1. St. Moritz 

Turistas St Moritz

A luxuosa St. Moritz é um tradicional destino da Europa. Em meio às montanhas e às margens de um lago, o local é perfeito para práticas esportivas na neve. Além das pistas de esqui, há muitas atividades, como brincar de trenó, fazer passeios de carruagem e percorrer trilhas. 

O local também chama atenção pelas águas termais e a excelente gastronomia. Uma curiosidade é que St. Moritz também foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1928 e 1948. 

O resort alpino de luxo é, com certeza, sinônimo de exclusividade e elegância! Por isso, atrai famosos e interessados no glamour dessa cidade.

2. Adelboden 

Adelboden é um dos destinos mais visitados na Suíça, especialmente por turistas locais. Para contemplar as belezas da cidade, há teleféricos que permitem admirar as paisagens com uma vista privilegiada.

A pequena cidade está situada entre as montanhas no Cantão de Berna, recebendo viajantes durante todo o ano.

Além de atividades na neve, Adelboden concentra na avenida principal restaurantes, lojas de roupas e equipamentos de esportes, lojas de chocolates e de souvenir, além de serviços essenciais, como farmácia e supermercado. 

Confira também: Lago Blausee: o lago azul da Suíça

3. Interlaken 

Ruas de Interlaken

Interlaken atrai milhares de visitantes durante todo o ano, mas, no inverno, a cidade fica ainda mais especial. 

Considerada uma das cidades mais famosas dos Alpes Suíços, fica localizada no trecho de Bernese Oberland dos Alpes. Para quem deseja conhecer a cadeia de montanhas, é o destino perfeito! 

Sem contar as belíssimas casas de madeira em estilo alpino que deixam as paisagens ainda mais encantadoras. Com certeza, é um lugar que deve estar no seu itinerário quando viajar para a Suíça. 

4. Zermatt 

Centro Zermatt Compras

Zermatt é uma pequena cidade suíça, considerada uma das mais visitadas no país. Além do seu charme, sua exclusiva estação de esqui aberta durante o ano inteiro é outro destaque.

Na região central você encontra lojas, bares e restaurantes, além da arquitetura histórica bem preservada. Mais uma vantagem de visitar Zermatt: esse é o principal ponto de partida para turismo nos Alpes! Quase todos os roteiros da região passam pela cidade.

E lembre-se: Zermatt é o endereço da montanha mais famosa da Europa, a Matterhorn. Ou seja, é um destino alpino perfeito para os viajantes. 

5. Lucerna 

lucerna

Uma das maiores cidades dos Alpes Suíços. A charmosa e famosa Lucerna possui história que remonta ao período medieval, preservada em prédios arquitetônicos e ruas de pedra

Além disso, Lucerna integra a rota Glacier Express, um trem que passa por lindas paisagens com trajeto de Zermatt a St. Moritz. Essa é uma parada quase obrigatória em qualquer roteiro pela região!

Prontos para viajar para os Alpes Suíços? Qualquer dúvida, entre em contato pelos comentários. 

Até a próxima!