A lã merino é perfeita para todas as estações? Nós explicamos

22 de dezembro de 2021 - Por Portal de Inverno

Quando falamos em tricô, qual é a primeira relação que vem à cabeça? Se você respondeu frio ou similar a isso, saiba que hoje em dia, as tecnologias voltadas para o setor de vestuário evoluíram muito, permitindo que esse tipo de material seja utilizado também no verão.

Um exemplo é a lã merino, que é uma matéria-prima premium retirada das ovelhas da raça merino, originária da Europa. Por sobreviver a temperaturas extremas, como os verões e invernos da cordilheira dos Alpes do Sul da Nova Zelândia, o velo desses animais se adapta a essas condições climáticas, desenvolvendo uma engenharia natural.

Ovelhas merino Portal de Inverno

Dessa forma, a lã apresenta funções que geram conforto térmico e praticidade também nos itens para o dia a dia. As peças desenvolvidas com a fibra natural são super leves, protegendo o corpo de temperaturas características do verão – inclusive com fator de proteção UV – e também de temperaturas que podem cair durante o inverno. A eficiência da lã merino também envolve o conceito de fácil cuidado (Easy Care), proporcionando os itens a maciez ao toque, sem necessidade de passar ou engomar.

Outro grande diferencial é o potencial para controle de umidade corporal. Isso porque as fibras naturais podem absorver o suor, transportando-o à parte externa do tecido, consequentemente evaporando mais rápido. Com essa função de manter o corpo seco mesmo que em longas caminhadas, as roupas da lã merino acabam auxiliando no controle de bactérias que causam odores.

Por isso, a lã merino tornou-se uma das favoritas dos viajantes que praticam atividades ao ar livre e de alta intensidade, já que é possível focar apenas na própria performance, sem se preocupar com distrações ou incômodos causados pelas roupas. E ainda, é possível utilizar as peças por vários dias consecutivos. Devido à fibra natural, todos os benefícios são mantidos durante toda a vida útil do produto.

A durabilidade também é um fator a ser destacado, já que a elasticidade natural da lã proporciona alto nível de mobilidade.

Indicações de peças de lã merino

Inúmeros tipos de roupas são confeccionados com o fio de lã merino, desde base layer (segunda pele) leve e macia até tricôs mais pesados, ou seja, é possível produzir texturas, tecidos e colorações diferenciados, sendo uma matéria-prima possível de ser usada em qualquer época do ano por conta da versatilidade. Além disso, a lã natural é muito mais quente, macia e confortável que calças de tecido sintético ou com lã de carneiro comum.

As peças podem ser usadas por turistas e esportistas outdoor que desejam visitar regiões com ambientes desafiadores ou para uso no dia a dia. Dessa forma, é ressaltado o conceito sustentável e tecnológico.

A busca por inovação e alta tecnologia é a premissa da Fiero. A marca lançará a coleção Merino Wool, composta por camisetas de manga curta, além de blusas e calças segunda pele (Base Layer).

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top