Se você está planejando uma expedição de inverno e pretende fazer todo o percurso de carro, é necessário dar atenção redobrada à experiência. Não apenas ao dirigir em novas estradas e situações climáticas, mas também no momento de organizar a sua viagem.

Para fazer uma expedição durante o inverno, é essencial ter consciência que a viagem estará sujeita ao mau tempo, como chuva, neblina e também neve. Por isso, preparar uma expedição com antecedência faz toda diferença! 

Em agosto fomos para o Chile de carro, foram mais de 4.250 quilômetros. Para fazer essa viagem, tivemos que nos preparar. Foram meses de estudo, buscando entender o que realmente era importante para a viagem. 

Preparamos aqui um guia completo sobre como organizar uma expedição de inverno, o que levar na sua viagem e muito mais. 

Qual veículo escolher para a expedição?

Escolher um carro confiável para realizar a viagem é imprescindível! Isso porque além de ter a garantia de uma ótima mecânica e funcionalidades atendidas para o destino, o conforto é muito importante. 

Caso visite um lugar com neve, um carro 4×4 é a melhor recomendação, devido à segurança e facilidade para acessar locais com terrenos desafiadores. Com esse tipo de veículo é possível enfrentar alguns obstáculos por causa da tração nas quatro rodas, já que conta com maior aderência ao solo e recursos eletrônicos.

Atenção para segurança e manutenção 

Independente da distância que irá percorrer, seu veículo precisa passar por uma revisão mecânica para garantir tanto a sua segurança, quanto evitar possíveis problemas e acidentes com o carro.

Para isso, o carro das expedições de inverno precisa estar com os itens em dia. Cada país conta com suas regras que orientam sobre o que levar em uma viagem terrestre. Mas antes disso, aqui vai um kit básico para o ter em seu carro:

– Tenha, ao menos, duas cintas reboque de tamanhos diferentes e quatro anilhas; 

– Caixa de ferramentas fixa no veículo e um macaco; 

– Lanterna 

– GPS com mapas offline

– Galões de água potável para consumo ou uso no veículo

– Extintor em dia 

– Kit de primeiros socorros 

O que levar e usar para uma expedição de inverno?

Fazer uma expedição requer itens práticos e funcionais. Isso porque é preciso otimizar o espaço no veículo para manter o conforto, como também ter objetos, roupas e utensílios essenciais para a viagem de carro. 

Roupas, calçados, acessórios e itens pessoais

O que levar para uma expedição

Para aproveitar uma viagem de inverno e neve, tenha peças tecnológicas que deixem o corpo aquecido, mas sem a sensação de suor e desconforto. Estas peças devem ter como característica secagem rápida, assim será preciso de poucos itens para tornar os looks versáteis e confortáveis. Opte por produtos práticos e coringas, montar uma mala prática e funcional é realmente importante.

As principais roupas para expedição de inverno são as seguintes: kit segunda pele; fleece térmico; casaco impermeável ou com repelência a gotas d’água; meia térmica para neve e frio intenso; luvas, gorro e cachecol. 

Nós levamos basicamente todos os produtos da marca Fiero, realmente usamos e indicamos a marca.

Evite levar muitos calçados! Tenha uma bota para neve, tênis para o dia a dia e chinelo para uso durante momentos de descanso. Somente esses 3 tipos de calçados já são o essencial para a viagem.

Ah, é importantíssimo cuidar da pele. Nos dias mais frios a pele fica ressecada e precisa de alguns cuidados adicionais. Leve creme hidratante, protetor solar e protetor labial.

Antes de organizar sua mala de inverno, veja nossas dicas aqui

Mochila resistente e versátil

Mochila de couro resistente

Ter uma mochila resistente e segura para carregar notebook e outros aparelhos eletrônicos faz toda diferença, além dos documentos e objetos pessoais faz muita diferença. Praticidade e conforto devem ser características presentes no acessório, principalmente para os viajantes e exploradores de inverno. 

Depois de pesquisar muito sobre esse assunto, escolhemos a mochila Explorer da marca Bennemann. Essa mochila fez toda a diferença na viagem! Ela é feita em couro premium, tem vários compartimentos especiais e pensados para os viajantes. Além disso, é extremamente segura e resistente. Ela nos acompanhou em todos os momentos da expedição.

Itens para chimarrão

itens para chimarrão

Pra mim, o chimarrão é um item fundamental de qualquer viagem. Quem é gaúcho deve concordar comigo: Viajar degustando um chimarrão é bom demais! O chimarrão conta com efeitos estimulantes da cafeína, sendo uma ótima alternativa para manter o corpo aquecido e aproveitar para beber durante uma parada ou descanso da viagem. 

Para evitar que ocorram imprevistos, tenha uma cuia e bomba com tamanhos ideais para carregá-las no porta-copos do carro. Além disso, escolha uma boa garrafa térmica para manter a água quente por mais tempo. 

Nós gostamos de escolher uma bomba de chimarrão com cano chato para as viagens, esse tipo de design garante que a bomba não se mova com tanta facilidade na cuia durante os passeios, aumentando a vida útil do chimarrão. 

Além disso, a cuia deve ter o porongo mais grosso, proporcionando um chimarrão mais delicioso e mantendo a água quente por mais tempo na cuia. A nossa escolha foi uma cuia e bomba da Fluiarte. Eles são especialistas em produtos de ouro e acessórios de alto padrão, ficamos realmente satisfeitos com a escolha. 

Checklist de documentos e itens para sua expedição

Para te auxiliar na organização de documentos e o que você deve ter na expedição de inverno, criamos uma lista com as documentações e objetos obrigatórios nos principais países da América do Sul. 

– Cinto de segurança: Obrigatório no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru

– Extintor de incêndio: Obrigatório no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru

– Cadeirinhas e assento de elevação para crianças, conforme a idade:  Obrigatório no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru

– Certificado de Registro do Veículo CRLV: Obrigatório no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru

– Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no Ministério das Relações Exteriores – MRE/Itamaraty) – caso o carro seja de empresa, emprestado ou financiado por leasing: Obrigatório na Argentina

– Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no consulado chileno e uruguaio) – caso o carro seja de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC: Obrigatório no Uruguai e Chile 

– Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional: declaração consular da Embaixada do Peru – caso o carro seja de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC: Obrigatório no Peru

– Cadenas – correntes para as rodas (caso for trafegar em pistas com neve): Obrigatório na Argentina, Chile, Bolívia e Peru

– Cambão ou cabo de aço: Obrigatório na Argentina

– Triângulo adicional: Obrigatório na Argentina e Bolívia

– Kit de primeiros socorros: Obrigatório na Argentina e Bolívia

– Faróis baixos acesos (rodovias e dentro de cidades): Obrigatório no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru

– Adesivos reflexivos: faixa vermelha e de velocidade máxima (veículos de médio e grande porte): Obrigatório na Argentina

– Apoios de cabeças em todos os bancos onde houver ocupantes: Obrigatório na Argentina

– Carteira de Identidade (RG) ou passaporte: Obrigatório no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH): Obrigatório no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru

– Permissão Internacional para Dirigir (PID): Obrigatório no Chile e Bolívia 

– Nota fiscal de bens importados comprados legalmente no Brasil: Obrigatório no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Peru

– Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP (carteira de vacinação fornecida pela ANVISA): Obrigatório no Paraguai e Bolívia

– Passe Diário Único (PDU) – cobrança automatizada de pedágios nas autopistas de Santiago/Chile: Obrigatório no Chile 

– Seguro Carta Verde – Seguro obrigatório para veículos que circulem no Mercosul: Obrigatório no Uruguai, Argentina e Paraguai

– SOAPEX – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Chile: Obrigatório no Chile

– SOAT – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Peru: Obrigatório no Peru

Preparado(a) para sua expedição de inverno? Continue nos acompanhando para mais dicas!