Sumário
O frio no Brasil é um diferencial para poucos locais do mundo. De clima tropical, nosso país registra temperaturas negativas em alguns estados e, até mesmo, neves e geadas — mesmo que raras.
Um desses lugares privilegiados, também conhecido como a cidade mais fria do Brasil, é Urupema. Localizada na Serra Catarinense, a região é repleta de paisagens encantadoras para os apaixonados pelo inverno e viagens visitarem.
Com aproximadamente 2.500 habitantes, Urupema é uma cidade relativamente nova, fundada em 1989. As principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária, mas nos últimos anos o turismo, com foco na natureza e no inverno, também traz destaque e ajuda na economia local.
Para saber um pouco mais sobre essa pequena cidade que registra temperaturas incrivelmente baixas, e às vezes até mesmo neve e paisagens branquinhas, continue a leitura.
Como chegar em Urupema?
Situada na região serrana de Santa Catarina, Urupema está a 212 km de Florianópolis, via BR-282, em direção a Lages. Para sua viagem de carro, você deve entrar à esquerda para Rio Rufino, pela BR-475, e seguir pela SC-112 até chegar ao destino de inverno.
Para os viajantes que moram em outros estados e precisam fazer o deslocamento de avião, o aeroporto mais próximo fica em Florianópolis. Há mais opções e frequência de voos.
Gostaria de conhecer outros destinos para fugir do calor? Temos um conteúdo com 7 lugares incríveis!
Como é o clima em Urupema no inverno?
Por estar localizada a 1.425 metros de altitude, Urupema registra temperaturas mínimas durante todo o ano, principalmente no inverno. Por isso, sempre está nas listas das cidades mais frias do Brasil.
No verão, a temperatura média é de 18°C. Já durante a estação mais fria do ano, entre os meses de junho, julho e agosto, a temperatura média fica em torno de 10°C.
Nesta época é possível visitar a cidade para ter experiências com o clima frio e as paisagens invernais. E até mesmo ver a neve, um dos fenômenos raros, mas ainda esperados pelos turistas neste período.
Um lugar semelhante é Gramado, no Rio Grande do Sul! O que acha de conferir o nosso guia da cidade?
O que fazer em Urupema?
Embora seja uma cidade pequena, Urupema conta com bons atrativos turísticos para quem deseja explorar a serra catarinense durante o inverno, especialmente em períodos curtos, como finais de semana.
Além de paisagens encantadoras em meio às montanhas, o município possui atrações que valorizam a cultura e a história local. Para quem deseja fazer um roteiro de um dia em Urupema ou passar o final de semana na região, o passeio vale super a pena!
1. Visitar o Morro das Antenas
Considerada uma das principais atrações de Urupema, o Morro das Antenas, também chamado de Morro das Torres, é o melhor lugar para quem deseja ter a experiência de ver paisagens e vegetação congeladas no inverno e, com sorte, até mesmo a neve.
Fica a poucos quilômetros do centro e possui mais de 1700 metros de altitude. Como o lugar sempre registra temperaturas mínimas, é essencial que você esteja bem agasalhado(a) no momento da visita.
2. Conhecer a cascata que congela
Quando visitar o Morro das Antenas, aproveite para conhecer a cascata que congela.
Essa é uma pequena cachoeira que fica congelada durante as baixas temperaturas. Por conta da vista diferenciada e única, atrai visitantes que param para fotografá-la.
3. Passear na Praça Municipal
Cidades pequenas costumam ter praças charmosas e bonitas, o que não é diferente em Urupema.
A Praça Municipal, localizada no centro da cidade, tem lago, parque infantil, gruta e um jardim arborizado com araucárias. Sem esquecer, é claro, da Igreja Matriz de Santa que fica em frente!
Quando for fazer uma parada para alimentação ou buscar outro serviço no centro, passeie na Praça Municipal e aproveite a tranquilidade local para recarregar as energias.
4. Admirar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Aproveite a caminhada no centro para admirar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica situada em frente à Igreja Matriz.
Dentre os atrativos da gruta, está a cachoeira de pedras por onde desce a água que alimenta o Lago das Trutas. Vale a pena conferir!
5. Saborear os vinhos da região
Quando visitar a Serra Catarinense, você deve provar os deliciosos vinhos da região. Em Urupema, há a Bodega Senadinho, onde você pode comprar os vinhos de Urupema e de Urubici, ótimas opções também para presentear e valorizar a produção local.
Se cogita passar uma noite em Urupema, há opções de hotéis-fazenda, casa de campo, pousada com clima interiorano, chalés e sítios, além de hotel no centro da cidade. Por isso, aprecie o destino para relaxar e contemplar a natureza.
A Serra Catarinense tem, sem dúvidas, uma beleza natural incrível para quem deseja vivenciar o inverno. Por isso, Urupema, a cidade mais fria do Brasil, não pode ficar de fora do seu roteiro!
Você já visitou a cidade? Ou deseja visitar? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas aqui nos comentários.
Complete a leitura conhecendo outros lugares frios do Brasil para visitar!
Até a próxima!