Sumário
Conhecida com a “Pérola do Oriente”, Praga é a capital da República Tcheca e fica em uma localização especial entre o oriente e o ocidente. Praga é belíssima, cheia de atrações, concertos para todos os gostos e repleta de construções históricas e muito antigas, uma mistura de cultura, tradições e belas paisagens. Sua arquitetura é baseada nas mais diversas épocas e estilos, como medieval, gótico, renascentista, barroco e modernista.
A Ponte Carlos é o monumento mais famoso da cidade. Ela leva o nome do rei da Bohemia, também soberano do Sacro Império Romano, que governou a extinta Tchecoslováquia durante o século XIV. Formado pela Universidade de Paris, o rei era revolucionário e teve como objetivo transformar Praga num importante centro cultural e artístico, acabou tornando a cidade na “Paris do Leste” .
Com uma vida noturna agitada o coração da Europa central é, até hoje, conhecida pelas festas e baladas. E por falar nisso, pra quem não sabe, Praga fica a apenas 100 km de Pilsen, o berço da famosa cerveja de mesmo nome, fabricada na República Tcheca desde 1840. Por conta dessa tradição milenar, em Praga e em todas as cidades tchecas, a bebida é de ótima qualidade e muito barata.
E andar pela cidade a pé é muito fácil e seguro. Praga tem um dos menores índices de criminalidade da região e é uma cidade muito romântica, principalmente no inverno. As feiras de artesanato são incríveis, principalmente para quem quer aprender ainda mais com os artistas locais.
O melhor período para visitar a cidade? Certamente o inverno e por vários motivos: menos movimento de turistas, preços de voos e hospedagem mais baixos e os dias de inverno na cidade também significam menos chuva. Ah! E claro, a neve, muita neve!
Clima e temperatura de Praga no inverno
O clima de Praga é continental, seus invernos são longos e intensos e a ocorrência de neve é frequente e intensa nos meses mais frios do ano. Durante o inverno, as temperaturas máximas não costumam passar de 5°C, já as mínimas costumam variar entre 1°C a -3°C.
Fonte: https://www.praguetefl.com/
Durante o inverno os dias na cidade são mais curtos, a partir das 8h é possível acompanhar o nascer do sol na cidade no mês de janeiro. O tempo geralmente está nublado, embora o inverno seja a estação mais seca na cidade, o frio é intenso e a neve muito frequente.
O que usar no inverno em Praga
Você já deve ter percebido que estamos falando de uma viagem para a qual será necessário muito preparo e sábias decisões na hora de montar a mala. Sim, este é o momento de tirar do armário os itens mais robustos que você tiver disponíveis. Afinal, toda a proteção é pouca em uma viagem para Praga durante o inverno!
Nem considere colocar na mala suas roupas de meia estação, a não ser que pretenda ficar ao lado da lareira durante o dia inteiro. Mas, como a ideia é aproveitar ao máximo as baixas temperaturas e a neve, você deve estar preparado com todos os itens da lista abaixo.
– Blusas Segunda Pele e Fleeces: ideais para manter o seu aquecimento nos dias frios e essenciais para compor o seu look dentro do sistema de camadas;
– Calças: é essencial que sejam impermeáveis, são necessárias para mantê-lo seco(a)! Além disso, apenas uma calça já não fará muita diferença à esta altura dos ponteiros dos termômetros, calças segunda pele são essenciais para complementar o aquecimento das suas pernas;
– Casacos: seus casacos devem ser robustos, com enchimento e/ou forro desenvolvidos em materiais de qualidade e que realmente aqueçam. Como em Praga a neve é frequente e intensa, é necessário que sejam impermeáveis;
– Gorros ou Balaclavas: também já está na hora de tirar os acessórios do armário. Proteger a cabeça é essencial e evita os resfriados;
– Luvas: assim como os pés, manter as mãos aquecidas durante o inverno é tarefa quase impossível para algumas pessoas, especialmente quando estamos falando das temperaturas de Praga no auge do inverno, que tornam o uso do acessório praticamente indispensável;
– Cachecóis: os cachecóis para os dias de frio intenso devem ser um pouco mais robustos. Cachecóis em fleece térmico são uma ótima opção para o inverno na cidade;
– Calçados: o calçado ideal para uso na neve deve proteger o seu pé da umidade, garantir um caminhar seguro e, claro, aquecer muito! Invista em modelos com sola de borracha antiderrapante e com agarradeiras para evitar acidentes. A bota também deve ser impermeável ou ter algum tipo de tratamento impermeabilizante para evitar que a neve seja absorvida pelo calçado e deixe os pés úmidos, o que certamente poderia prejudicar muito a manutenção do aquecimento. Além disso, botas forradas em lã ou materiais térmicos são essenciais para evitar o frio e manter o conforto térmico. Quer complementar o aquecimento dos pés? As meias térmicas são uma ótima escolha!
Estas são as nossas dicas para você aproveitar bem sua viagem para uma das cidades mais lindas e especiais do continente europeu. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais sugestões para sua viagem a Praga durante o inverno? Entre em contato conosco através dos comentários deste post!