Sumário
San Telmo é um dos bairros mais antigos da Argentina, repleto de cultura e histórias. Para os viajantes que gostam de passeios envolvendo antiguidades e arquitetura, passar pelas ruas charmosas de San Telmo vale muito a pena.
Além disso, a região conta com boa estrutura de hotéis, restaurantes com gastronomia contemporânea e charmosos cafés. Sem contar os clássicos cafés, como Starbucks e Havanna, não esquecendo também dos bares com cervejas artesanais e parrillas renomadas.
Por isso, não passe pelo bairro correndo. San Telmo parece pequeno, mas não é. Desfrute-o como ele merece, com muitas paradinhas para abastecer. Se você já o conhece, volte na próxima viagem, porque o bairro nunca deixa de surpreender.
O que fazer em San Telmo?
San Telmo transmite tranquilidade, ideal para os turistas que curtem fazer caminhadas para explorar as atrações turísticas.
Aprecie as paisagens urbanas que são encantadoras, além dos dançarinos de tango que se apresentam nas ruas.
Visite a Feira de Antiguidades
Historicamente, San Telmo é importante por conta da preservação histórica da capital portenha. Como a Feira de Antiguidades, que acontece na Plaza Dorrego há muitos anos.
A feira é bem extensa, passando pela Calle Defensa e chega perto da Casa Rosada, ligando as duas praças mais antigas da capital portenha. Por ser muito longa, cada quadra conta com setor, como antiguidades, artesanatos, vestuário, entre outros.
Lembrando que a Feira de Antiguidades de San Telmo é realizada aos domingos.
Vá ao Mercado de San Telmo
Com funcionamento diário e ativo há mais de 120 anos, o Mercado de San Telmo conta com uma variedade de antiguidades para comercialização. Além disso, é possível fazer uma parada e apreciar cafés no local. Esse é o lugar que tem de tudo um pouco!
Aprecie a Estátua Mafalda
Certamente, esse atrativo se tornou um dos mais conhecidos na Argentina. Encontra a Mafalda e seus amigos entre as esquinas da rua Chile com a rua Defensa. As tirinhas com tom político são criações do argentino Quino.
Uma dica é ir ao local em dia de semana, porque o local costuma ficar lotado. Aproveite também para fazer o Paseo de La Historieta e conhecer o Museu do Humor, em Puerto Madero.
Aproveite os Museus de San Telmo
San Telmo conta com muitos museus. Um deles é o Museu Histórico Nacional, situado em frente ao Parque Lezama. Já os museus de Arte Moderna de Buenos Aires (Mamba) e o de Arte Contemporânea (Macba), ambos localizados na avenida San Juan. Outro que está situado no bairro é o Museu Nacional da História do Traje, localizado na rua Chile.
Conheça também a Casa Mínima, considerada a mais estreita de Buenos Aires, repleta de histórias. Outro local é o Zanjón de Granado, um local que conta com casarão e túneis debaixo do edifício, que permitiram conhecer mais de 4 séculos de vida de Buenos Aires.
Veja as Igrejas de San Telmo
As igrejas de San Telmo também são ótimos pontos turísticos. A Paróquia de San Pedro Telmo é um Monumento Histórico Nacional, de 1734, tem um estilo eclético e neo-colonial. No entanto, a Igreja Ortodoxa Russa costuma chamar mais atenção, pelo estilo russo e suas cúpulas azuis do século XVII.
O que você acha de San Telmo? A capital portenha é repleta de atrativos, por isso confira tudo sobre a cidade para você montar seu roteiro.
Até a próxima!