Sumário
Bom Jardim da Serra, situada na serra de Santa Catarina, é uma cidade que encanta os amantes da natureza. Nós sempre desejamos desbravar destinos nacionais e internacionais que potencializam nossos sentimentos de aventura e (re)descobrir atrações ao ar livre, a cultura e história de cada lugar.
Não é a primeira vez que fomos até a serra catarinense, mas nessa última viagem quisemos aproveitar para revisitar paisagens que são cartões-postais de Santa Catarina, assim como conhecer cachoeiras e cânions pouco visitados.
Os cânions e as cachoeiras são atrações que oferecem vistas impressionantes e uma conexão profunda com a natureza. Aqui no Portal de Inverno, vamos trazer um pouco sobre a nossa experiência, tudo na companhia da nossa filha Alice.
E um dos atrativos mais emocionantes para nós foi o passeio de quadriciclo na região do Cânion do Funil, um dos cartões-postais de Bom Jardim da Serra. Com paisagens deslumbrantes e momentos de pura adrenalina, essa atividade é perfeita para apreciar a natureza em família.
Informações sobre o Cânion do Funil
Considerado um dos locais mais bonitos de Bom Jardim da Serra, o Cânion do Funil conta com torres e formações rochosas marcantes. O local fica situado em uma propriedade particular e precisa pagar uma taxa de entrada para visitá-lo.
Para chegar até o local, vá até a SC 390, no km 399. Há mais de uma opção de trilha para chegar às bordas do cânion, mas a mais comum começa na porteira da propriedade, ao lado da subestação da Celesc, entre o mirante da Serra do Rio do Rastro e o centro de Bom Jardim da Serra.
Conforme o proprietário da fazenda, Miguel, são 6 km de estrada de terra + 15 minutos a pé até o Cânion do Funil, passando ainda pela borda de Aparados.
Há opções de realizar o passeio a pé, de bicicleta e carro 4×4 até mais perto da borda. Além do nosso passeio 4×4, caminhamos pela região e apreciamos as belezas naturais do local.
Para visitar o local, você deve liberar sua entrada com o Miguel. Contatos para mais informações são: (49) 99127-1014 e [email protected].
Passeio de quadriciclo em Bom Jardim da Serra
No nosso terceiro dia em Bom Jardim da Serra, aproveitamos para visitar tradicionais locais da região, como a Serra do Rio do Rastro e o Cânion do Funil. Esses são pontos que devem estar no seu roteiro de viagem.
Para desbravar as paisagens espetaculares da serra catarinense, além das possibilidades que citamos acima, o passeio de quadriciclo permitiu explorar a natureza de forma única. Durante o trajeto, foi possível passar por campos verdes e avistar cânions impressionantes.
Foi uma oportunidade de respirar o ar fresco da serra e sentir a brisa fria enquanto percorremos as trilhas. As paradas estratégicas ao longo do caminho permitiram apreciar a paisagem, sem esquecer – é claro – da adrenalina de conduzir um quadriciclo em morros. É uma atividade que foge do comum e oferece uma experiência vibrante e cheia de energia.
Onde fazer passeio de quadriciclo em Bom Jardim da Serra?
A empresa Helimotors Adventure Park (@helimotors_adventure_park) está localizada próximo ao Cânion do Funil – cerca de 7km. São disponibilizados vários quadriciclos, instrutores e a infraestrutura necessária para passeios, sejam eles entre amigos ou familiares.
É possível levar crianças no passeio, desde que tenha habilidade para segurar na garupa e tenha a presença e assinatura de autorização de um responsável.
O passeio dura, em média, 2 horas e totaliza 14km percorridos por trilha. Para saber como funciona agenda e valores, entre em contato pelo telefone (48) 99156-0012.
Dicas para um passeio de quadriciclo seguro
- Os capacetes são obrigatórios e fornecidos pela empresa de turismo ou pela propriedade onde irá fazer o passeio.
- Roupas confortáveis que permitem a liberdade dos movimentos e calçados fechados também são recomendados para realizar o passeio.
- Respeite as instruções dos responsáveis e guias para um passeio seguro
- Prepare-se para o clima, porque na serra acontece oscilações de temperatura e eventuais chuvas.
O Cânion do Funil é um dos mais legais da serra catarinense. De carro, a pé ou com quadriciclo, é um passeio imperdível que você precisa colocar no seu roteiro. Contemplar a imensidão e a natureza desse lugar é algo inexplicável.
Gostou desse conteúdo? Abaixo você consegue conferir outros posts que já fizemos sobre as nossas aventuras.