Sumário
Ah, Londres! A capital do Reino Unido e da Inglaterra deve ser visitada pelo menos uma vez na vida por aqueles que sempre buscam experiências e destinos incríveis.
Grande centro econômico da Europa, é também um dos principais destinos turísticos, principalmente por causa da sua arquitetura e história. A família real é uma atração à parte e, em pleno século XXI, ainda dita tendências.
Para quem prefere o clima frio, Londres é ainda mais especial! No inverno, entre meados de dezembro a março, as temperaturas podem chegar a -4ºC. Esse período atrai principalmente turistas que querem se divertir no frio e buscam neve.
Como é o clima de Londres no inverno?
Se visitar Londres durante o inverno, perceberá que o frio é intenso, mas menos do que muitas outras capitais europeias. A temperatura mínima geralmente é 2°C, já a máxima fica em torno de 7°C.
Outra característica típica do inverno de Londres é que os dias são mais curtos. Ou seja, normalmente amanhece às 9h e anoitece às 14h, e o clima é muito chuvoso.
Está sonhando com neve em Londres? Saiba que dificilmente neva, já que em média costuma nevar aproximadamente em apenas 10 dias. Londres não tem estrutura para suportar nevascas e, quando isso acontece, este acúmulo de neve acaba causando grandes transtornos na cidade, especialmente no trânsito.
De qualquer forma, estas previsões de clima e temperatura tem como base uma média anual. Sugerimos que antes da sua viagem pesquise todos os detalhes sobre as previsões durante o período que estiver visitando Londres. Lembre-se que estamos falando de uma capital europeia. Por isso, não subestime as baixas temperaturas, ok?
O que vestir no inverno em Londres?
Sair do verão brasileiro para encarar o inverno em Londres exige alguns cuidados quanto ao vestuário. Colocar camadas e camadas de casacos e calças não é a solução ideal, pois além de continuar sentindo frio, ficará desconfortável.
Estar na moda em Londres não é difícil, basta prestar atenção em alguns detalhes. Confira algumas dicas que o Portal de Inverno preparou:
- Calçados: Priorize botas ou sapatos com solas grossas e especialmente preparadas com isolante térmico. Os melhores são aqueles cujos os materiais utilizados são couro, lã natural ou sintética e tecido anatômico. Outra dica importante é não esquecer das meias, que também devem ser térmicas.
- Segunda pele: É a primeira peça do vestuário, que vai ficar em contato com a pele. Funciona evitando a perda de calor do corpo.
- Camada intermediária: Essencial para dias rigorosamente frios, como nas noites de inverno. Blusas de moletom ou fleece são boas indicações. Também pode ser usado em ambientes fechados, quando as rajadas de ventos não forem as vilãs.
- Sobretudo: Jaquetas de pena de ganso são boas opções, mas não as únicas. Os casacos de lãs, além de bastante elegantes, tanto para os homens como para as mulheres, garantem conforto.
- Acessórios: Alguns itens são indispensáveis. Além disso, deixará o turista com ar do típico cidadão londrino. Estamos falando das luvas, gorros, cachecóis e protetores de orelha. No caso das luvas, prefira modelos finos em couro para evitar desconforto. Um diferencial é escolher luvas que tenham touch screen, para usar smartphones e câmeras.
O que visitar no inverno em Londres?
Malas prontas e tudo certo para uma temporada de passeios e encantos por Londres no inverno. Formada por uma infinidade de museus, igrejas e templos, Londres tem ainda cafés que são excelentes pedidas. Tudo isso pode ser feito gastando pouco, por meio de transporte público.
O metrô de Londres, que também é rico em história, leva todos a qualquer destino famoso. Trata-se da mais antiga rede ferroviária subterrânea do mundo!
Você sabia, por exemplo, que vários patrimônios mundiais estão nesta grande metrópole? São elas a Torre de Londres, os Reais Jardins Botânicos de Kew, formado pelo Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida e o marco histórico de Greenwich.
Também são visitas proveitosas o Palácio de Buckingham, a London Eye, Piccadilly Circus, a Catedral de São Paulo, a Tower Bridge, a Trafalgar Square e o The Shard.
Mais atrações turísticas de Londres
Londres é famosa pelos musicais do West-End, com extensa programação dos shows. Por isso, inclua no seu roteiro assistir um espetáculo, especialmente nos dias mais frios. Agora se deseja uma experiência envolvendo a vida marinha, a cidade conta com Sea Life London, o aquário de Londres.
Se pretende viajar para Londres em janeiro, aproveite o primeiro dia do ano para ver o famoso desfile festivo que conta com artistas, começando na Piccadilly Street e terminando nas margens do Tamisa, perto do Big Ben. Outra atividade tradicional é a patinação no gelo, que você pode conferir na Torre de Londres, no Museu de História Natural, em Somerset House e Winterwonderland em Hide Park.
Enfim, programas não faltam para curtir o inverno em Londres. Difícil é conhecer tudo que a cidade oferece em apenas uma viagem. Para quem adora o frio, como nós, a nossa dica é voltar no inverno seguinte. Programas inéditos não faltarão!