Sumário
Viajar faz muito bem, não há dúvidas disso! É uma maneira de entrar em contato com novas culturas, línguas e pessoas, experimentar sabores e conhecer lugares incríveis. Seja sozinho(a), com amigos ou família, desbravar os destinos nacionais e internacionais resulta em boas memórias e histórias.
Em uma viagem de avião, é muito importante cuidar dos detalhes que envolvem as bagagens. Saber quais são os tipos de bagagem permitidas é fundamental, principalmente, para não ter problemas.
Quer saber quais são as regras para escolher o tipo de bagagem que atende sua necessidade? Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os passageiros podem ter bagagem de mão e bagagem despachada. Confira os detalhes de cada uma!
Bagagem de mão
A bagagem de mão pode ser levada nas cabines das aeronaves, como malas pequenas e mochilas. Essa opção é ideal para quem precisa fazer uma viagem rápida. Mas também ter uma mochila prática e resistente para armazenar itens frágeis, como notebooks, câmeras e celulares, é muito importante nesses momentos.
Veja os detalhes da mochila como bagagem de mão! Aqui no Portal de Inverno temos um post completo sobre as medidas e o que levar na mochila no avião.
Itens pessoais: o que levar na bagagem de mão?
Geralmente, as companhias aéreas permitem que o passageiro leve um item pessoal, que pode ser uma bolsa, uma mochila para notebook, pasta, entre outros. Além de auxiliar para carregar itens de valor e equipamentos frágeis, a mochila serve também para armazenar itens de uso pessoal diversos, como documentos e kit higiene.
As dimensões-limite podem variar conforme a companhia, mas a média é de 45 cm x 35 cm x 20 cm (comprimento x largura x altura).
Por motivo de segurança, a norma brasileira conta com uma lista de objetos que não devem ser levados em voo. Os itens proibidos são arma (ou réplica) de qualquer tipo, objetos pontiagudos, de ponta arredondada e cortantes que possam ser utilizados para causar ferimentos; substâncias explosivas, inflamáveis, químicas ou tóxicas que coloquem em risco a segurança dos passageiros.
Em voos internacionais, não é possível carregar também aerossóis, remédios e líquidos. Por isso, consulte a empresa aérea antes do embarque para tirar todas as dúvidas.
Bagagem despachada
Já as bagagens despachadas são aquelas malas maiores e pesadas, onde geralmente os passageiros deixam roupas, calçados e pertences que serão usados no destino.
Normalmente, o peso máximo é de 23 quilos, válido para viagens nacionais e internacionais. Caso ultrapassar este peso, estará sujeito a pagar um valor adicional por excesso de bagagem.
O que fazer quando ocorre o excesso de bagagem?
Mesmo realizando todo o planejamento para viajar de avião, pode acontecer das malas ficarem com peso a mais, principalmente no retorno para casa.
Antes de mais nada, se você notar que sua mala está mais pesada e cheia do que quando iniciou a viagem, compre a franquia de bagagem adicional de maneira antecipada. Ou ainda, faça o pagamento do valor extra no momento do check-in no balcão da companhia. Lembre-se que isso vale tanto para todos os voos, por isso verifique os limites de cada empresa para conferir qual é o valor cobrado pelo excedente.
Dicas importantes para montar sua bagagem
Para montar a sua bagagem de maneira efetiva, evitando possíveis problemas, você pode seguir as seguintes dicas:
– Use adesivos, etiquetas ou plásticos para identificar sua bagagem despachada. Dessa forma, será mais fácil conferir a mala na esteira da sala de desembarque.
– Mantenha os itens de valor, como eletrônicos, joias e dinheiro na sua mochila ou bagagem de mão, bem como seus documentos e chaves.
– Não esqueça de levar a prescrição médica de medicamentos de uso contínuo. Insulina, líquidos de dietas especiais e agulhas hipodérmicas são transportados na bagagem de mão (na quantidade suficiente para a viagem), incluindo o voo e eventuais escalas e conexões.
– Caso tenha mais dúvidas sobre sua bagagem, você pode entrar em contato com a Anac pelo site ou da central de atendimento no número 163.
Essas informações irão te auxiliar bastante no momento de organizar sua viagem. Caso tenha mais dúvidas, entre em contato!
Até a próxima!