Taupo é uma das principais cidades da Nova Zelândia e está localizada à beira do Lago Taupo, o maior do país. Apesar de ser pequena, com cerca de 32 mil habitantes, atrações não faltam. Muitas pessoas visitam a cidade para esquiar no Monte Ruapehu, fazer trilhas a pé e de bicicleta, praticar esportes radicais, pescar truta, presenciar fenômenos geotérmicos, fazer passeios pelo lago e admirar suas belas paisagens.
Quem vê o lindo Lago Taupo com suas águas cristalinas, admira-se quando fica sabendo como ele surgiu: foi formado há cerca de 70 mil anos por uma das maiores erupções da história do planeta. Sua recente erupção, que aconteceu há 1800 anos, foi tão gigante e brutal que mudou a cor do céu na China e Europa! O vulcão ainda não está extinto, mas não corre o risco de explodir por enquanto, o que é uma ótima notícia já que muitas pessoas costumam visitar a beira do lago para caminhar, correr, fazer piquenique e dar comida para as aves.
Mais de 30 mil pessoas saltam todos os anos de paraquedas em Taupo, não é à toa que ela é conhecida como a “capital mundial de paraquedismo”. A cidade ganhou este título porque lá tem a dropzone mais famosa do planeta, com lindas vistas do Lago Taupo e de montanhas com picos nevados. Além disso, os saltos em Taupo são os mais baratos Nova Zelândia e, para deixar a experiência ainda mais marcante, a empresa ainda busca os aventureiros nas acomodações em uma limousine. O salto custa a partir de 279 dólares neozelandeses, mas geralmente os aventureiros acabam pagando bem mais do que isso, pois com a inclusão de fotos e vídeos, o preço pode subir bastante.
Todos sabemos que a Nova Zelândia tem muitas atrações naturais, uma mais bonita do que a outra, mas em Taupo está localizada a atração natural mais visitada do país, que é o Huka Falls. Eu resolvi visitar este espetáculo da natureza fazendo uma trilha que durou 3 horas e meia (ida e volta).
Para iniciar meu tour pela cidade, saí do hostel onde estava hospedado (Haka Lodge Taupo) e passei no Taupo Bungy para ver alguém pular. O salto de Bungy Jump em Taupo é famoso por ser o maior da Nova Zelândia (com toque na água). São 47 metros acima do Rio Waikato e quem pula e assiste também tem o privilégio de observar lindas paisagens, pois o local é incrível. O Taupo Bungy está localizado a 5 minutos a pé do centro da cidade e fica no caminho para quem vai ao Huka Falls, durante o inverno ele funciona das 9h30 às 16 horas. O salto de Bungy Jump custa 169 dólares neozelandeses e eles aceitam bitcoin.
Depois segui até o Spa Thermal Park, um excelente parque gratuito na cidade. Muita gente costuma visitar o parque para caminhar, correr, andar de bicicleta, brincar com cachorro e relaxar nas piscinas naturais aquecidas, já que até uma cachoeira com água quente é possível aproveitar no local!
A trilha para o Huka Falls é muito bonita. O Rio Waikatos que nos acompanha o tempo todo durante o trajeto, tem uma cor verde esmeralda e é cristalino. Além da natureza maravilhosa do local, durante a caminhada foi possível evidenciar o quanto os neozelandes são simpáticos, já que todas as pessoas que passaram por mim me cumprimentaram.
Chegando no meu destino, percebi que o Huka Falls estava lotado de turistas tirando fotos e admirando a beleza das corredeiras e cachoeira, onde 220 mil litros de água caem por segundo. A cor da água é linda, deixa qualquer turista impressionado! Muitos visitantes também costumam fazer o passeio no barco de alta velocidade para ir até perto da cachoeira.
Perto do Huka Falls, tem o parque geotérmico Craters of The Moon. Eu não fui porque já tinha ido no Wai-O-Tapu em Rotorua que é mais completo. Mas fica a dica para quem gosta de fenômenos geotérmicos, já que no local é possível ver gêiseres, piscinas de lama em ebulição e crateras com muita fumaça.
Muitas pessoas visitam Taupo para fazer a trilha no Tongariro Alpine Crossing, que foi considerada pela revista Lonely Planet uma das melhores caminhadas de um dia do mundo. Fica a 1 hora e 20 minutos de carro e a trilha tem uma duração de aproximadamente 8 horas. No caminho, a paisagem é um espetáculo. As pessoas passam por montanhas nevadas, lagos de cor de esmeralda e paisagens de tirar o fôlego. Muitos hotéis e hostels oferecem este passeio.
Ah, em Taupo tem o McDonalds eleito o mais legal e único do mundo. Tem até uma avião modelo DC3 para os clientes lancharem dentro dele, o que o transformou em um ponto turístico e muitas pessoas visitam o local para tirar uma foto do avião. Mas, se você não curte McDonalds, tem diversas outras opções de bons restaurantes em Taupo.
Já que estava muito frio (uma média de 3°C) no dia em que visitei Taupo, tive que selecionar com cuidado o que vestir durante os passeios. Para garantir a proteção e conforto térmico, selecionei uma blusa e calça térmica, que não só regulam a temperatura como expelem a umidade e retêm o calor do corpo. Ou seja, ideais para os passeios longos em dias frios!
Outros itens que me acompanharam durante praticamente toda a viagem à Nova Zelândia, foram o um fleece e o casaco Alaska, da linha Thermo Mountain. O primeiro complementa o aquecimento e é o item ideal para ser usado como segunda camada nos dias mais frios, além disso é leve, macio e tem toque aveludado. Já o casaco, desenvolvido com enchimento em manta acrílica e forro em Thermo Fleece, garante muito aquecimento e protege contra agentes externos, como vento e umidade.
Para os pés, selecionei uma meia térmica e a Bota Ushuaia com forro em lã natural, o que garantiu muito conforto, segurança e aquecimento durante a minha viagem ao país. A meia é um produto com estrutura diferenciada e especial, desenvolvido para garantir o bem estar dos pés e evitar o desconforto comum de longas caminhadas e atividades outdoor nos dias de frio extremo. A bota mantém os pés super aquecidos e, para complementar, é desenvolvida em couro legítimo e impermeável e tem sola de alta tração para caminhadas na neve, item super importante para quem visita destinos com uma natureza tão especial e diferente quanto a NZ!
As peças que selecionei na loja virtual da Fiero não apenas foram super adequadas para a minha viagem à NZ, como foram excelentes para a minha proteção térmica e segurança durante os passeios!
Se for à Nova Zelândia, não deixe de incluir Milford Sound no roteiro. Certamente você não vai se arrepender!