Local de grande importância histórica e belezas naturais que deslumbram, Uspallata é um destino desértico que deve ser visitado no inverno. Localizado na base da Cordilheira dos Andes, próximo de Mendoza, na Argentina, é uma região banhada por dois arroios: Uspallata e San Alberto.

Na vila de Uspallata há diferentes atividades para todas as estações do ano, mas no inverno o local se torna ainda mais encantador, sendo possível ver a neve e praticar esportes da época.  

Também é admirada por quem está de passagem, já que é a estrada obrigatória para ir ao Chile. Ou seja, mais um motivo para dar uma parada estratégica e conhecer Uspallata durante seu roteiro pela Cordilheira dos Andes. 

Vale de Uspallata

Vale de Uspallata

O Vale de Uspallata divide a pré-cordilheira da alta montanha, ideal para os viajantes que buscam praticar turismo de aventura, trekking, caminhadas, excursões fotográficas e outras atividades ao ar livre.

Além disso, tem grande importância histórica, e a prova disto é o Camino del Inca que mostra o significado que essa passagem pela montanha tinha para o Império Indígena.

Seus atrativos são as Abóbadas, o Cerro das Sete Cores, os petroglifos do Cerro Tunduqueral e trechos do Caminho do Inca com as ruínas de Tambillitos. São locais lindíssimos e peculiares, com vegetação típica de alta montanha, perfeitos para quem deseja uma experiência única. 

Abóbadas

As Abóbadas de Uspallata são uma das poucas edificações que se conservam desde a época colonial. Elas estão relacionadas à Ordem da Companhia de Jesus, em Mendoza, os quais usavam este tipo de construção abobadada.

Cerro das Sete Cores

Cerro das Sete Cores Uspallata

Situado a cerca de 4 km de Uspallata, o Cerro das Sete Cores tem uma paisagem incrível, com distintas cores da montanha. É um local que transmite paz e tranquilidade em meio à imensidão desértica. 

Se você gosta de ficar em contato com a natureza, é um ótimo atrativo!

Petroglifos do Cerro Tunduqueral

O morro é considerado um local sagrado pelos antigos habitantes dos povos nativos, que realizavam rituais e deixavam registros em forma de pinturas rupestres. 

Para a cultura Huarpe , era um local onde ocorriam cerimônias, pedidos e ações de graças aos seus três deuses: o sol, a terra e o ar. Por isso, é um local mágico! 

Caminhada pelo Arroio Tambillito

Próximo às ruínas históricas Tambillitos – estruturas em forma de pircas características da arquitetura Inca regional de 1500 -, o arroio conta com diversas possibilidades de travessia. 

Do outro lado da Ruta 7, segue-se a trilha que prossegue alternando trechos de pedra rio e arbustos parecidos com painas que correm entre dois paredões de pedra e formações rochosas. 

Para praticar caminhadas, é importante ter cuidado com os cactos espinhosos. O local também possui lagartos, camaleões e guanacos. 

Centrinho de Uspallata

Centrinho Uspallata

O pequeno e peculiar centro da cidade é outro destaque. Com lojinhas de artesanato local e ótimos restaurantes, é possível curtir um bom tempo por lá e degustar uma legítima Parilla Argentina. 

Temperatura e clima de Uspallata

Durante o ano, Uspallata registra temperatura característica de frio ameno/moderado. Os meses de dezembro e janeiro marcam as temperaturas mais altas, chegando a 20ºC. Mas, consequentemente, são os meses que registram mais chuvas. 

Já as temperaturas mínimas mais significativas ocorrem entre os meses de junho e setembro, marcando uma média de -5ºC. 

Onde se hospedar em Uspallata?

Onde se hospedar em Uspallata

Na Villa de Uspallata existem hotéis, pousadas e chalés. No entanto, para quem deseja uma experiência imersiva com a natureza, o Hotel Boutique Pukarainca é uma ótima opção.

Situado a 2 mil metros acima do nível do mar, passa pela antiga Trilha Inca, que marca o limite sul do império Inca – Qhapaq Ñan, patrimônio mundial da humanidade.

A estrutura é dedicada especialmente para que os hóspedes aproveitem ao máximo cada paisagem da Cordilheira dos Andes. Desde ao acordar é possível conferir paisagens de tirar o fôlego. E mesmo em meio à simplicidade, o hotel mantém um ótimo padrão de serviços. 

Com 12 suítes com vistas para as montanhas, conta ainda com terraço panorâmico para a cordilheira, café da manhã estilo buffet americano, restaurante à la carte (serviço não incluso na diária, mas que vale muito a pena!) e algumas trilhas na propriedade do hotel.

O Hotel Boutique Pukarainca fica localizado na Ruta Nac 149, Km.14 – San Alberto de Los Andes, Uspallata, Mendoza. 

Continue nos acompanhando para mais dicas sobre viagens pela Cordilheira dos Andes e expedições de inverno. 

Até a próxima!