Planejando passar suas férias na Suíça? Vale a pena ler este post e conhecer um pouco mais sobre Zermatt. Sossego, paisagens exuberantes, alta qualidade de vida, ótimos restaurantes e muitas atrações. 

Localizada aos pés do Matterhorn, Zermatt é uma cidade pequena com garantia de neve durante o ano todo. Por isso, é ótima para fazer esportes de inverno, como ski, snowboard, caminhadas e muito mais. São nada mais, nada menos que 360 quilômetros de pistas! 

Ficamos 8 dias por lá e vamos contar tudo para você! 

O que fazer em Zermatt no inverno?

Esportes de Inverno Zermatt

Outro ponto super positivo de Zermatt: as atrações e passeios que a cidade oferece. 

Separamos algumas atrações que experimentamos durante nossa visita à cidade e que recomendamos!

Esportes de inverno

Nós fizemos snowboard por 3 dias, o que nos chamou mais a atenção é a variedade e qualidade das pistas. São muitas pistas, mas a maioria delas de níveis intermediário e profissional. Do lado italiano é possível encontrar mais pistas para amadores. 

Dica: se você é amador (em ski ou snowboard), vale a pena comprar o ski pass com o lado italiano incluso. 

Valores: O valor é de 79 CHF por dia (valor para adulto), chegando a 380 CHF para 6 dias. Confira para conferir os valores atualizados aqui

Glacier Paradise

É o local mais elevado da Europa (3.883 m), capaz de ser alcançado por um teleférico, com uma plataforma de observação e o maior palácio de geleira do mundo. Lá de cima a sensação é de estar no “topo do mundo”, é realmente uma vista incrível. 

Se você for fazer esportes de inverno, não precisará comprar um passe diferente para conhecer o Glacier Paradise, pois o teleférico que leva até ele é um dos pontos nos quais você pode descer para começar a praticar ski ou snowboard. 

Aproveite para conferir outras montanhas da Suiça que esbanjam beleza e encanto!

Gornergrat Bahn 

A ferrovia segue caminho em direção ao topo da montanha, alcançando uma altitude de 3.089 metros. Lá no topo tem restaurante, hotel e lojinhas de souvenires

Infelizmente, chegamos um pouco tarde e optamos por não comer no restaurante. Mas certamente vale a pena, pois a vista e a experiência são incríveis. 

Valores: 84 CHF por pessoa. Se você tiver o Swiss Pass, ganha desconto.

Andar pela cidade

Separamos um dia inteiro para curtir Zermatt. Já que é pequena, em 1 dia você conhece quase tudo. É ótimo andar pelas ruazinhas estreitas e ver aquelas casas com um estilo peculiar e único. 

Se der, finalize o dia jantando em um ótimo restaurante.

Restaurantes 

Se tem uma coisa que deve receber destaque em Zermatt é a gastronomia. São muitos restaurantes, ficaria difícil indicar apenas 1, pois todos nos quais fomos são ótimos. 

Conversamos bastante com os habitantes sobre isto e eles acham a gastronomia local simplesmente excelente. Em qualquer restaurante que você visitar, encontrará ótimos pratos, fondues fresquinhos e bons vinhos. Mas claro, tudo tem um preço! 

Então prepare bem o bolso, pois os valores são salgados (principalmente se você converter para a nossa moeda).

Como é o clima de Zermatt?

Localizada a mais de 1.600 metros de altura, Zermatt é favorecida pela sua posição para o sul, garantindo neve durante o inverno todo e com poucos ventos

Devido às montanhas que cercam a cidade, o clima é ameno e com precipitações baixas e as temperaturas mínimas geralmente atingem 0°C nos meses entre novembro e abril, chegando a mínimas médias de -8°C em janeiro. 

No verão, a temperatura varia entre 15°C e 19°C. Neva com muita frequência no inverno, e até mesmo no verão pode nevar nas montanhas. 

Quando ir para Zermatt?

Uma questão fácil de ser respondida: sempre é época para conhecer a cidade. O inverno é mais adequado para os amantes por neve e esportes de inverno, já o verão é destinado para quem gosta de caminhadas.

Se fosse escolher novamente a data da viagem, certamente escolheria a mesma data em que fomos: começo de dezembro. Nessa época, o frio não é tão intenso e você pode explorar diversas atrações, desde caminhadas até esportes de inverno. 

Onde se hospedar?

Pesquisamos muito antes de escolher o local da hospedagem. Os hotéis mais caros ficam no centro da cidade, já os mais baratos ficam nas montanhas — com algumas exceções, é claro. 

Nós escolhemos uma pousada na montanha com vista para o Matterhorn. Além de ser bem mais em conta que os hotéis do centro, a vista é simplesmente incrível. 

Na nossa opinião, vale a pena ficar na montanha e descer diariamente para o centro da cidade. Além de economizar, a vista do amanhecer refletido nas montanhas é simplesmente demais.

Nos hospedamos na pousada Artist Apartments & Hotel Garni. Indicamos o local por alguns motivos: quarto limpo, cama muito boa, vista incrível, o Richard (que é o gerente) é muito simpático e prestativo e tem ótimo custo X benefício. 

O que usar no inverno em Zermatt?

Aproveitando o Inverno na Suíça

Opte por produtos que realmente aqueçam e se você puder, saia do Brasil já com todos os produtos, pois os preços por lá são elevados. 

Devido às baixas temperaturas, oscilação térmica e neve, indicamos o uso das botas forradas em lã natural de carneiro, pois elas agem termicamente no pé. Ou seja, deixam os pés protegidos, independentemente do lugar ou temperatura. 

Indicamos também o uso de roupas segunda pele, pois elas contam com propriedades térmicas, tais como a retenção do calor corporal e expelem a umidade do corpo. 

Com as roupas térmicas segunda pele, você não precisará usar muitas peças de roupa. O indicado é uma blusa segunda pele, um fleece térmico como camada intermediária e por cima um bom casaco

Os acessórios também são fundamentais, tais como luvas, gorros, cachecóis, etc.

Curiosidade de Zermatt

Antes de finalizarmos, vale mencionar que, na cidade, não entra carro à combustão!

Ou seja, a maioria das pessoas anda a pé ou com os táxis (elétricos, é claro). Algumas pessoas preferem utilizar as charmosas charretes espalhadas pela cidade!

Veredito final

Zermatt realmente é uma cidade encantadora e certamente está no nosso ranking das melhores cidades para visitar no mundo. Em família, amigos ou casal, ela é ótima para todos os perfis. 

Sim, é necessário desembolsar uma boa grana para ficar alguns dias por lá, mas vai por mim, vale cada centavo!

Confira ainda nosso vídeo.

Esperamos que você tenha gostado do post! 

Caso queira conferir outros lugares para visitar na belíssima Suíça, temos um conteúdo exclusivo sobre os locais turísticos do país, aproveite!