8 tipos de roupas para correr no frio

23 de maio de 2022 - Por Portal de Inverno

Praticar um exercício físico faz parte da rotina de muitas pessoas. Entre as atividades mais comuns, está a corrida, auxiliando nos cuidados com o corpo e a mente. Porém, quando as temperaturas começam a cair, a dedicação ao esporte acaba reduzindo. Para manter o ritmo e não desanimar, é possível criar hábitos, mas além disso, escolher roupas para correr ideais para manter o conforto térmico. Então, quais roupas usar para correr?

As roupas e acessórios para corrida auxiliam o corpo a reagir da melhor maneira em condições de clima ameno e frio, evitando desconfortos com itens em excesso, consequentemente aquecendo muito, ou em falta, sentindo a sensação de gelo. Por isso, preparamos uma lista com itens ideais para você utilizar nesta época do ano. 

1. Calça térmica 

Calça térmica para atividade física

A calça térmica é super tradicional no dia a dia de quem pratica atividades físicas. Mas aqui daremos uma dica diferente. Uma calça legging térmica é importante em momentos do inverno. Esse item deve oferecer conforto, respirabilidade, durabilidade e proteção contra as baixas temperaturas. 

Por isso, nossa sugestão é a calça térmica Active. Muito leve, com toque sedoso e ótimo isolamento térmico, esse produto expele o vapor da transpiração, mantendo o corpo sempre seco e aquecido. Também conta com proteção UV 50+ e ação antibacteriana.

Outro modelo para uso casual e caminhadas é a calça térmica Movement. De corte reto estilo jogger, conta com punhos na região do tornozelo, elástico na barra para facilitar o seu ajuste ao corpo e dois bolsos frontais. Assim como a calça Active, conta com benefícios que a tornam diferenciada. 

2. Camiseta de manga longa

Camiseta de manga longa lã merino Fiero

Para manter o equilíbrio térmico durante as atividades físicas, uma peça fundamental é a camiseta de manga longa. Em contato direto com a pele, esse produto deve ser desenvolvido em material que facilite a respirabilidade corporal. Caso contrário, o suor pode resfriar o corpo e prejudicar seu rendimento. 

Entre as opções para você praticar caminhadas e outros esportes ao ar livre, há a linha Sense Cool, desenvolvida em tecnologia dry fit, mantendo o conforto durante e após os exercícios. Com tecnologia que expele a umidade corporal e protege contra os raios UV 50+, esse item pode ser utilizado como primeira camada ou camada única. 

Outro tipo de camiseta de manga longa é a confeccionada com lã de merino. A fibra natural oferece suavidade e elasticidade, ideal para realização de esportes. Como os fios ativos reagem à mudança de temperatura, pode ser usado tanto no inverno, como no verão. Também conta com ação antibacteriana e é de fácil manutenção. 

3. Fleeces térmicos

Fleece térmico de frio Fiero

Escolher uma boa camada intermediária é fundamental. Essa camada tem a função de agir como amortecedor térmico, ou seja, ela auxilia ativamente a minimizar a variação térmica externa e interna, mantendo o seu corpo mais protegido. Tecidos térmicos de alta tecnologia (Thermo Fleece) são leves e maleáveis, expelem a umidade do corpo e tem ação antimicrobiana. As melhores opções são em tecidos com gramatura 150 (Thermo Fleece Lite) ou 180 (Thermo Fleece Original). Essas duas opções proporcionam ótima maleabilidade e excelente resistência térmica. 

O modelo Michigan tem a gola mais alta e por isso, protege mais o pescoço. Se você gosta de praticidade, escolher o modelo Nuuk é uma das melhores decisões. Esse produto tem meio zíper frontal, possibilitando o uso com o zíper aberto ou fechado. 

4. Jaquetas 

Jaquetas para atividades físicas

Para proteção contra o vento e chuva, o corta-vento impermeável é a escolha ideal. Essa é uma peça leve, que tem a função de isolamento térmico. Os modelos mais compactos são fáceis de carregar, não atrapalhando os movimentos. Caso vá correr em ambientes abertos, com muito vento, leve uma jaqueta na mochila. 

Nossa dica é o casaco corta-vento Whistler. Para aumentar a eficiência do isolamento térmico, o modelo possui fitas Sealant Tape na região das costuras internas do casaco. Esta jaqueta deve ser usada sobre as demais camadas para garantir a proteção contra agentes externos.

Em estilo esportivo, a jaqueta Active também é uma sugestão para você utilizar na prática de exercícios durante o inverno. Desenvolvido em material térmico, este produto é muito leve e confortável, proporcionando isolamento térmico. Essa jaqueta também expele o vapor da transpiração, mantendo o corpo sempre seco e aquecido. Além disso, tem proteção UV 50+ e ação antibacteriana.

5. Protetor de orelha

Protetor de orelha headband Fiero

Os protetores de orelha, também conhecidos como headband, é um acessório de inverno que tem a função de proteger e aquecer as orelhas nos dias frios e de vento gelado. Esse item proporciona conforto térmico sem bloquear a transpiração, permitindo que o corpo respire. Pode ser usado dos dois lados, sendo ainda prático e versátil, com encaixe perfeito na cabeça. 

6. Gorros

Gorros em fleece térmico de frio

Durante as temperaturas baixas, o gorro de frio proporciona aquecimento na medida certa. Mas para realizar as atividades esportivas, você deve escolher um acessório desenvolvido com tecido leve, que mantenha a respirabilidade corporal, seguindo o corpo seco e quente. 

7. Luvas

Luvas de couro touch screen Fiero

Aquecer todas as extremidades do corpo é realmente fundamental, mas com certeza as mãos são um dos membros mais importantes na hora da corrida. O vento frio ou neve pode literalmente congelar as mãos, por isso, invista em uma boa luva com tecnologia térmica. Opções com forração em Thermo Fleece ou revestimento 3M Thinsulate ajudam a minimizar a variação térmica, aquecendo e expelindo a umidade. 

8. Meias térmicas

Meias térmicas para aquecer os pés

Os pés precisam estar devidamente aquecidos e por isso, a meia certa faz toda a diferença no nível de aquecimento e equilíbrio térmico. Durante a atividade física é normal que os pés transpirem, aumentando a sensibilidade ao frio. Invista em uma meia que tenha características realmente térmicas: Ação Dry (expele a umidade), retenção do calor corporal. É essencial manter os pés aquecidos!

A marca britânica Heat Holders dispõe das melhores meias de inverno. As opções Outdoors Ski aquecem até 3 vezes mais do que uma meia normal e contam com reforços nas áreas de maior fricção, proporcionando mais resistência, estabilidade e proteção. 

Além de roupas e acessórios mais adequados para práticas de atividades físicas no inverno, é importante ter hábitos para seguir os cuidados com a saúde. Não esqueça de realizar o aquecimento antes de fazer o exercício, manter-se hidratado no percurso e alongamento para finalização. 

O que achou das nossas dicas? Esperamos que elas te ajudem na hora de escolher os itens para seguir praticando atividades no inverno. Bons treinos!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top