Sumário
As roupas segunda pele térmicas, também conhecidas como roupas base layer, são essenciais para quem vai curtir o inverno em destinos com temperaturas negativas ou para quem mora em regiões frias.
Muito conhecidas nos países onde o inverno costuma ser rigoroso, no Brasil se popularizaram entre os montanhistas e amantes de esportes radicais. Mais tarde, passaram a fazer parte da rotina dos apaixonados pela estação mais fria do ano!
Elas são blusas e calças usadas diretamente sobre a pele e por isso leva esse nome. Para que a retenção do calor seja mais eficiente, é preciso que fiquem ajustadas ao corpo.
Preparamos um guia completo sobre os benefícios e características, confira!
Principais características e benefícios da segunda pele
Uma das suas principais características, além da retenção do calor do corpo, é o conforto térmico, já que seu tecido possui propriedades que expelem a umidade e, desta forma, evitam o suor. Leves e de fácil manutenção, já que a lavagem e o armazenamento do produto não exigem muitos cuidados especiais, são super práticas e apropriadas para a sua viagem de inverno!
Mas, neste momento você deve estar se perguntando sobre qual a diferença de uma segunda pele térmica para roupas comuns, não é? Saiba que o segredo por trás das roupas térmicas está na tecnologia utilizada nos tecidos. Além disso, eles geralmente recebem elastano para ficarem mais elásticos e, desta forma, permitir mais liberdade para os movimentos.
Costura plana e toque aveludado são outras características importantíssimas das blusas e calças segunda pele feitas para o inverno, frio ou neve. Por ser um produto que tem a finalidade de ser utilizado como segunda pele (em contato direto com o corpo), o cuidado com o conforto anatômico é importantíssimo.
A costura plana proporciona toque zero nas junções das costuras, evitando desconfortos. O toque aveludado é incrivelmente macio, além de ajudar na manutenção do calor corporal.
Dentro do pacote de benefícios do produto, que é super completo, também podemos incluir proteção UV e ação antibacteriana, que evita odores!
Como e quando vesti-las?
O ponto positivo deste tipo de produto é que pode ser usado em temperaturas e ocasiões diversas, desde climas amenos a frio intenso. Também são adequados para atividades outdoor, para passeios e até mesmo para usar em casa. Ou seja, um acessório indispensável para os apaixonados pelo inverno!
Mas se o frio for intenso, vale ressaltar que não é a primeira camada de roupas que será a única responsável pela manutenção do seu calor. Para garantir o seu aquecimento, você deverá se vestir em camadas.
Neste caso, a principal função da primeira camada de roupas é justamente manter seu corpo confortável e regular a umidade, já a segunda camada complementará com a função de retenção do calor do corpo e, a terceira, garantirá a proteção contra a ação dos elementos da natureza como vento, chuva, entre outros!
Como escolher as suas roupas segunda pele térmicas?
A primeira pergunta a se fazer é qual a temperatura que você vai enfrentar! Temperaturas baixas exigem uma roupa térmica um pouco mais robusta e, para temperaturas mais amenas, roupas térmicas mais leves. A tecnologia em ambos os casos é a mesma, o que muda é a espessura do tecido utilizado no desenvolvimento do produto e, desta forma, a sua eficiência para a manutenção do aquecimento.
Considere ainda as atividades que pretende realizar na hora de escolher a sua blusa ou calça segunda pele. No caso de uma viagem, seus passeios serão urbanos ou pretende curtir o frio em um estilo mais aventureiro?
Se a atividade for mais intensa e exigir mais movimentos do seu corpo, sugerimos que você opte por roupas térmicas mais leves que garantirão a proteção necessária. Mas, neste caso, não se esqueça de complementar a proteção com casacos impermeáveis e corta-vento. Se pretende realizar passeios na cidade, aposte em suéters, blusas de lã e fleeces como segunda camada para usar junto à blusa segunda pele.
Quando devo usar uma segunda pele térmica?
As roupas segunda pele são indicadas para temperaturas abaixo de 15ºC. Para os viajantes que visitarão destinos com temperaturas negativas, a segunda pele térmica é essencial! Com roupas funcionais e tecnológicas, é possível criar camadas de forma confortável, sem aquela sensação de estar com várias peças e ainda sentir frio.
A modelagem de roupas térmicas disponíveis não costuma variar muito já que estamos falando de produtos básicos do guarda-roupa e geralmente utilizados sob as demais peças de roupas. Os mais comuns são os modelos com gola redonda, gola V e gola alta.
Segunda pele Fiero: conheça agora!
Desenvolvida com tecido de tecnologia de engenharia de performance, a linha Thermo Premium garante o máximo de proteção térmica e conforto anatômico. Ela expele a umidade (ação dry) e retém o calor corporal, regulando a temperatura conforme o ambiente e temperatura. Outros diferenciais são a ação antibacteriana que ajuda a evitar odores e a proteção UV 50+.
Há diferentes gramaturas para atender cada necessidade no inverno: seja em destinos com temperaturas de até 12ºC, 0ºC, -12ºC ou até -30ºC. E além da linha Thermo Premium, a Fiero conta com a linha Merino Wool, outra ótima opção para uso como segunda pele térmica.
Depois de conhecer os benefícios e características das roupas térmicas, você está preparado(a) para escolher sua segunda pele e aproveitar seu próximo destino frio.
Até a próxima!