Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como eles são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi Belo Horizonte. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).
Belo Horizonte, uma cidade planejada que mistura modernidade com características do interior, é a capital do estado de Minas Gerais. Seu clima é classificado como tropical com estação seca e como está localizada em uma altitude média, a cidade também apresenta temperaturas médias, normalmente entre 18°C e 22°C. Seu inverno é seco e o verão quente e chuvoso e a Serra do Curral, que circunda a cidade, bloqueia os ventos mais fortes. A cidade oferece ótimos museus, belíssimos parques e a deliciosa culinária típica mineira. Rodeada por cachoeiras e cidades históricas, também conta com um valioso patrimônio arquitetônico, natural e artístico.
Algumas atrações de Belo Horizonte que o turista que visita a cidade não pode perder: Praça da Liberdade, Museu de Minas e do Metal, Mercado Central, Museu de Artes e Ofícios, Parque Municipal, Complexo Arquitetônico da Pampulha, Igreja de São Francisco de Assis.
Embora Belo Horizonte ofereça temperaturas amenas se comparada a muitas capitais brasileiras, existem algumas cidades no estado de Minas Gerais com clima e temperaturas que podem ser comparados a muitas cidades da região sul do país. No inverno, o turismo local se prepara para a estação com muitas atrações e a famosa hospitalidade do povo mineiro, além de muitos vinhos, chocolate quente, caldos, quentão, fondue, montanhas e frio. O festival de inverno mais popular do estado acontece em Ouro Preto e Mariana, que também atraem os turistas pela sua arquitetura típica mineira, igrejas, museus e pelo passeio de Maria Fumaça.
No sul de Minas é possível encontrar as cidades mais frias do estado, como Monte Verde, que costuma registrar temperaturas negativas durante o inverno. A cidade está localizada na encantadora Serra da Mantiqueira e tem influência de imigrantes alemães, suíços e italianos. Oferece um festival de Inverno, Artesanato e Design, além de belíssimas paisagens naturais.
Outra cidade que chama a atenção dos apaixonados pelo inverno em Minas Gerais é Maria da Fé, localizada a 486 km de Belo Horizonte, é considerada a cidade mais fria do estado. Destaque para o artesanato e para as festas e atrações típicas locais como o Festival da Viola, a festa do Peão de Boiadeiro, a Noite do Livro, a Folia de Reis, a Dança de São Gonçalo e a Catira. A atração natural mais popular entre os turistas que visitam Maria da Fé é o Pico da Bandeira.
Gostou das nossas dicas de passeio em Minas Gerais? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno!