O inverno em Belo Horizonte: características e curiosidades

22 de maio de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como eles são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi Belo Horizonte. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

Belo Horizonte, uma cidade planejada que mistura modernidade com características do interior, é a capital do estado de Minas Gerais. Seu clima é classificado como tropical com estação seca e como está localizada em uma altitude média, a cidade também apresenta temperaturas médias, normalmente entre 18°C e 22°C. Seu inverno é seco e o verão quente e chuvoso e a Serra do Curral, que  circunda a cidade, bloqueia os ventos mais fortes. A cidade oferece ótimos museus, belíssimos parques e a deliciosa culinária típica mineira. Rodeada por cachoeiras e cidades históricas, também conta com um valioso patrimônio arquitetônico, natural e artístico. 

Algumas atrações de Belo Horizonte que o turista que visita a cidade não pode perder: Praça da Liberdade, Museu de Minas e do Metal, Mercado Central, Museu de Artes e Ofícios, Parque Municipal, Complexo Arquitetônico da Pampulha, Igreja de São Francisco de Assis. 

Embora Belo Horizonte ofereça temperaturas amenas se comparada a muitas capitais brasileiras, existem algumas cidades no estado de Minas Gerais com clima e temperaturas que podem ser comparados a muitas cidades da região sul do país. No inverno, o turismo local se prepara para a estação com muitas atrações e a famosa hospitalidade do povo mineiro, além de muitos vinhos, chocolate quente, caldos, quentão, fondue, montanhas e frio. O festival de inverno mais popular do estado acontece em Ouro Preto e Mariana, que também atraem os turistas pela sua arquitetura típica mineira, igrejas, museus e pelo passeio de Maria Fumaça. 

Festival de Inverno Ouro Preto

No sul de Minas é possível encontrar as cidades mais frias do estado, como Monte Verde, que costuma registrar temperaturas negativas durante o inverno. A cidade está localizada na encantadora Serra da Mantiqueira e tem influência de imigrantes alemães, suíços e italianos. Oferece um festival de Inverno, Artesanato e Design, além de belíssimas paisagens naturais. 

Destinos inverno monte verde

Outra cidade que chama a atenção dos apaixonados pelo inverno em Minas Gerais é Maria da Fé, localizada a 486 km de Belo Horizonte, é considerada a cidade mais fria do estado. Destaque para o artesanato e para as festas e atrações típicas locais como o Festival da Viola, a festa do Peão de Boiadeiro, a Noite do Livro, a Folia de Reis, a Dança de São Gonçalo e a Catira. A atração natural mais popular entre os turistas que visitam Maria da Fé é o Pico da Bandeira.

Maria da Fé Minas Gerais

Gostou das nossas dicas de passeio em Minas Gerais? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top