Sumário
A raça merino é, sem dúvidas, uma das mais resistentes a nível mundial. Esses animais se adaptam a temperaturas climáticas de grande oscilação, passando do frio rigoroso para o calor intenso. Isso causou a engenharia natural da lã merino, ganhando grande resistência e versatilidade.
Dessa forma, as ovelhas merino que surgiram na Península Ibérica e atualmente estão, em maioria, na Nova Zelândia e Austrália, ficam totalmente protegidos porque se não fossem as fibras de lã duráveis e fortes, não sobreviveriam. Por isso, a matéria-prima é conhecida como fibra de desempenho.
Há diversos tipos de lã, com características, benefícios e finalidades de uso definidos. No entanto, o material oriundo da lã merino é considerado diferenciado pela ampla capacidade de uso, sendo ainda natural, biodegradável e renovável. A utilização pode envolver roupas de luxo a itens para atividades de alta performance, além de calçados e acessórios para uso no dia a dia.
Ao contrário de fibras sintéticas, as fibras da lã merino reagem de forma ativa às mudanças na temperatura do corpo, auxiliando a manter o calor quando o tempo está frio e a regular a temperatura corporal quando está quente. Reforçando ainda mais suas características que a tornam única, a lã merino é um excelente material para camadas de base e que possam ter contato direto com a pele devido à sua maciez. Ou seja, proporciona ótima proteção térmica.
Naturalmente durável e sustentável
O carneiro merino é uma das raças mais resistentes do mundo. É capaz de prosperar nos extremos de sua casa nas montanhas por causa da engenharia natural de sua lã. Se suas fibras de lã não fossem fortes e duráveis para proteção máxima, as ovelhas não sobreviveriam. Diante disso, é reconhecida como fibra de desempenho da natureza merino.
Como a fibra merino é feita em um processo natural nas montanhas, ao invés de em um laboratório, é renovável e biodegradável. A retirada da lã acontece de maneira gentil e totalmente sustentável.
Ao contrário das lãs sintéticas que são feitas de plástico, as fibras merino não contribuem para a poluição das microfibras de plástico no oceano. As microfibras sintéticas são eliminadas das roupas – até 700.000 em uma carga completa de lavagem – e acabam nos cursos de água e oceanos. Usar roupas com alto teor de fibras naturais pode ajudar a reduzir a quantidade de microfibras sintéticas que são lançadas no meio ambiente.
Lã merino: Certificados
Todas as fases do processo de manufatura do tecido utilizado no desenvolvimento dos produtos Fiero são cuidadosamente monitorados para oferecer um produto natural e de alta qualidade, assim como processos totalmente sustentáveis e o máximo de transparência.
A matéria-prima do tecido é fornecida por produtores de ovelhas que atendem a todas as normas e pré-requisitos do selo ZQ Natural Fibre. Além disso, a certificação 4 sustainability Chemical Management Protocol assegura a eliminação de resíduos tóxicos e prejudiciais durante todo o processo de fabricação do tecido.
Por que a lã merino é tão confortável?
Por ser natural, a lã merino atua ativamente em harmonia com seu corpo para o máximo conforto. Confira alguns dos diferenciais que separamos para você entender a performance da fibra.
1. Regula a temperatura
As fibras regulam a temperatura, dependendo do corpo e do clima. Por causa da capacidade de absorver a umidade, a merino libera uma pequena quantia de calor para aquecimento. Já em condições de calor, faz o contrário, deixando mais fresco.
2. Resiste ao odor
A lã merino tem propriedades antibacterianas naturais, prendendo moléculas causadoras de odores no núcleo da fibra. Ou seja, é garantia de uma peça sem mau cheiro, possibilitando ser usada mais de uma vez e também evitando gastos com água e energia elétrica.
3. Absorve a umidade
As fibras absorvem o suor da pele e o liberam na atmosfera, de modo que você fica seco durante o uso. Uma fibra natural pode absorver até 35% de seu próprio peso em água antes de se sentir molhada.
Esperamos que com essas dicas você tenha tirado as dúvidas sobre a lã merino. Continue nos acompanhando!