Sumário
Assim como nós, você certamente deve ser um apaixonado(a) pelo inverno. Você sabia que existem destinos incríveis aqui no Brasil para fugir do calor durante o verão? Para os viajantes que estão em constante movimento para descobrir belezas naturais e descansar em meio às atividades do dia a dia, Orleans é um ótimo destino! Ideal para os amantes da natureza, a cidade fica na Serra do Rio do Rastro, uma região encantadora.
Essa é uma pequena cidade do Sul catarinense conhecida como Capital Cultural. Com aproximadamente 22 mil habitantes, Orleans fica a 132m de altitude, numa área de transição entre a planície e a Serra Catarinense.
Durante muito tempo nós queríamos conhecer essa cidade e região. A vontade aumentou ainda mais depois que conhecemos o ‘lado de cima’ da serra, na nossa viagem para Bom Jardim da Serra. Então fomos até lá, ficamos em uma hospedagem incrível aos pés das montanhas catarinenses e documentamos tudo para vocês. Vamos conosco nessa jornada?
Para aproveitar ao máximo nossa estadia em Orleans, fizemos um roteiro de 2 dias nesta incrível cidade. Confira nossas dicas!
Como chegar a Orleans?
Orleans fica no Sul de Santa Catarina, a 28 km do início da Serra do Rio do Rastro. A melhor forma de chegar até a cidade é de carro. Assim, é possível aproveitar a viagem para conhecer outras cidades turísticas, como Grão Pará e Nova Veneza.
Saindo de Cerro Largo, fizemos uma parada em Torres. Aproveitamos 1 dia por lá e depois seguimos viagem até Orleans. Foram algumas horas de viagem de Torres até Orleans. A estrada é boa e as paisagens mudam a cada quilômetro rodado. Realmente é uma mudança geográfica deslumbrante e que vale a pena curtir com calma o trajeto.
Onde se hospedar em Orleans, Santa Catarina?
O nosso maior interesse estava no interior de Orleans. Curtir as montanhas, trilhas e belíssimas paisagens realmente estava na nossa wishlist. Para aproveitar nossos dias em Orleans, escolhemos a Pousada Vale Três Barras. Localizada ao lado do Parque São Joaquim, o local é perfeito para quem busca conforto e contato com a natureza. A pousada oferece um ambiente acolhedor, com suítes equipadas para proporcionar uma estadia tranquila e agradável.
O lugar é rodeado por uma paisagem exuberante, ideal para quem deseja escapar da rotina e se reconectar com a natureza. O espaço é pet friendly e atrativos que envolvem momentos de descanso e tranquilidade em meio à uma paisagem exuberante.
A piscina com vista para as montanhas é um espetáculo à parte! Para quem gosta de atividades ao ar livre, a região também oferece trilhas e passeios pela natureza, proporcionando uma experiência completa de imersão no ambiente rural e serrano de Santa Catarina. Sem esquecer dos passeios de quadriciclo para os mais aventureiros.
Para mais informações, entre em contato através do WhatsApp (48) 48 99802-8075.
Roteiro de 2 dias em Orleans, Santa Catarina
Nosso primeiro dia em Orleans foi explorando as maravilhas do Vale Três Barras, Parque Nacional São Joaquim e região. Sempre priorizamos locais que possamos incluir nossa filha Alice nas atividades, e nada melhor do que aproveitar a piscina em um cenário natural e também fazer piqueniques, não é mesmo?
O Parque Nacional São Joaquim é um espetáculo à parte. Bem pertinho da hospedagem, aproveitamos para fazer um incrível passeio 4×4, curtir a água do rio e fazer trilhas.
No segundo dia, fomos até Grão Pará para conhecer as Pirâmides Sagradas. Esta é uma experiência única que carrega história e beleza natural. Essas formações rochosas despertam a curiosidade de quem visita, sendo uma vista deslumbrante em meio às montanhas e vegetação nativa.
A energia do local, aliada à sensação de estar em um ponto histórico cheio de simbolismo, faz das Pirâmides Sagradas um destino imperdível para quem busca uma experiência autêntica em Santa Catarina.
Compostas principalmente pelas formações Rio do Rastro, Botucatu e Serra Geral, as pirâmides fazem parte do Parque Estadual da Serra Furada e são resultado da ação da natureza e do tempo. Ao todo, são sete montanhas íngremes e pontiagudas chamam atenção.
Há mais atrações dentro do parque, como trilhas de nível leve a moderado e o mirante com vista para o monumento da Serra Furada. Entre as serras e morros que cercam o local, o Morro da Forquilha é considerado o mais alto deles – com 1508 metros de altitude.
Agende a visitação previamente pelo telefone (48) 99172-8817 ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento para agendar visitas funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Também fomos fomos até o Camping do Mirante e de lá conseguimos ter uma visão realmente privilegiada. Que lugar incrível! Além do camping, o local oferece trilhas e uma cachoeira no meio da mata. Já adicionamos esse destino na nossa lista de lugares para acampar.
A experiência nos dois dias foi intensa, conseguimos aproveitar bem a região. Mas o ponto alto foi realmente a Hospedagem Tres Barras. Aquele lugar tem uma calmaria inexplicável, realmente é o lugar perfeito para se desconectar da rotina do dia a dia.
Quando ir a Orleans?
Visite as atrações de Orleans em qualquer época do ano! Por conta da altitude, é comum haver neblina e a visibilidade de paisagens fecharem em minutos, além da variação climática.
Para os viajantes que desejam fugir das altas temperaturas, Orleans é uma ótima opção! A cidade possui um clima agradável, mais ameno. Entre o outono e o inverno, as temperaturas ficam em torno de 10ºC, porém pode diminuir conforme subir a serra. Já entre primavera e verão, as temperaturas não costumam passar de 27ºC.
A época mais chuvosa de Orleans é referente aos meses de dezembro a março. Por isso, é essencial acompanhar a previsão climática para evitar imprevistos. Além, é claro, curtir a natureza ao máximo!
Mais atrações: O que fazer em Orleans?
Como falamos, Orleans é o destino ideal para os viajantes que buscam tranquilidade em meio à natureza. Aqui, trouxemos mais alguns locais para desbravar enquanto conhece o centro da cidade ou até mesmo a região.
1. Igreja Matriz Santa Otília
No centro de Orleans, a Igreja Matriz Santa Otília atrai os turistas pela sua arquitetura única! Inaugurada em 1892, a igreja pode ser visitada em seu interior, que preserva toda história para quem busca um momento de paz e conhecimento local.
2. Paredão Zé Diabo
Esculpido em 170 metros de extensão de pedra às margens do Rio Tubarão, o Paredão Zé Diabo é um famoso atrativo de Orleans.
A apenas 500 metros da Igreja Matriz, Zé Diabo – como era conhecido o autor da obra, José Fernandes, criou o conjunto de esculturas. Foi projetado pelo padre João Leonir Dall’Alba com cenas de passagens bíblicas, como o nascimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
3. Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel foi inaugurado em 1980, sendo considerado o primeiro do seu gênero em toda América Latina. Se diferencia por contar com variadas unidades que representam a vida dos imigrantes colonizadores no final do século 19 e início do século 20.
Curiosidade: A expressão “ao Ar Livre” corresponde à forma de apresentação do acervo num ambiente natural e ecológico, destacando o modo de vida de uma comunidade.
Nós fizemos um vídeo especial dessa viagem, confira: Passeio em Orleans – Santa Catarina
Nosso veredicto sobre Orleans se resume em apenas essa frase: É um destino de aventura, você realmente precisa conhecer. Saímos de lá com aquela vontade inexplicável de ficar mais alguns dias. É um lado de Santa Catarina pouco explorado e que precisa estar no roteiro de todos que amam aventura, natureza, temperaturas mais amenas e tranquilidade.
Gostou desse post? Já conhece ou ficou com vontade de conhecer esse destino? Deixe o seu comentário, queremos saber a sua opinião.