Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, é um lugar que carrega a tradição local em meio  às paisagem que mesclam beleza natural e vestígios históricos, criando um cenário que evoca tempos passados.

Cada canto de Bom Jardim da Serra ecoa com a riqueza cultural e a herança dos tropeiros, lembrando-nos da importância de preservar e honrar essa tradição que moldou a identidade dessa encantadora região.

Vislumbrar as magníficas curvas da Serra do Rio do Rastro a partir do mirante é inesquecível! Conhecida ainda como a Capital das Águas, Bom Jardim da Serra é uma ótima opção para os viajantes que desejam conhecer os encantos do sul do Brasil.

Mais informações sobre Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra liga a serra ao litoral catarinense, encanta pelas suas paisagens incríveis e atividades para toda a família. Com pouco mais de 4 mil habitantes, a cidade fica situada a 1.232 metros de altitude acima do nível do mar, sendo considerada uma das mais frias do Brasil.

O município é a porta de entrada da Serra Catarinense: conta com cânions, belas cachoeiras, paisagens de campos e atividades que envolvem essas belezas naturais. Para curtir ao máximo Bom Jardim da Serra, fizemos um roteiro de 3 dias em abril de 2024.

Aqui, vamos trazer dicas do que fazer em Bom Jardim da Serra e falar da nossa experiência nesse destino de inverno sem igual! Com certeza, é uma ótima opção de viagem para Santa Catarina com a família – nós fizemos com a nossa filha Alice, de 3 anos.

Vamos lá?

Quando ir a Bom Jardim da Serra?

bom jardim da serra santa catarina

Antes de falar sobre nosso roteiro, aqui vai uma dica sobre quando ir a Bom Jardim da Serra: Você pode realizar essa viagem em qualquer época do ano. São paisagens de tirar o fôlego, como os cânions, serras e campos com araucárias. No entanto, veja se no período que irá viajar para a serra catarinense, não terá chuva ou até mesmo neblina.

Para os viajantes de inverno, a estação mais fria do ano pode ser uma época ainda mais especial. Isso porque há formação de geadas pela manhã, deixando a paisagem branquinha. Além disso, pequenas cascatas chegam a congelar devido às temperaturas negativas.

Segundo nossa guia Fabi no período de inverno que os dias são mais limpos, no verão há mais umidade então pode ser que pegue o tempo fechado, com neblina, atrapalhando a vista.

Caso tenha muita sorte, pode ainda ver neve – fenômeno que esporadicamente ocorre no Sul do país. Aqui no Portal de Inverno você confere um post sobre a neve no Brasil. Se for no início da chegada do frio, nos meses de abril e maio, será possível ver todos os pomares de maçã com frutas.

Como chegar a Bom Jardim da Serra?

dirigir em bom jardim

Os aeroportos mais próximos de Bom Jardim da Serra ficam em Jaguaruna (102 km), Correia Pinto (121 km) e Florianópolis (235 km).

Outra possibilidade é a SC-390, uma rodovia pavimentada que leva até a cidade, passando por Lauro Muller, São Joaquim e a Serra do Rio do Rastro.

Saímos da nossa cidade, Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, bem cedinho – às 4h. Amamos acordar cedo para viajar de carro, com a companhia do nosso chimarrão, o amanhecer na estrada é maravilhoso.

São 679 km, passando por Ijuí, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Lages, São Joaquim, até chegar em Bom Jardim da Serra.

Depois de uma viagem calma, sem pressa, paradas para descanso, brincadeiras com Alice e almoço, chegamos no Hotel Fazenda Rota dos Canyons bem no horário do check-in, 15h.

Confira nossas dicas sobre viagem de carro com crianças.

Onde ficar em Bom Jardim da Serra?

Bom Jardim oferece ótimas opções de hospedagem. Desde pousadas, hotéis-fazenda até resort em meio à natureza.
Para nossa aventura em família , escolhemos o Hotel Fazenda Rota dos Cânions – um local com ótima estrutura e boa localização para conhecer a região.

A estrutura interna é muito confortável, as áreas comuns com lareiras e ambiente super aconchegante e com bastante vidro para apreciar a vista. Além desse, outros pontos que gostamos muito é o quarto espaçoso, fire place externo e piscina térmica.

Roteiro em Bom Jardim da Serra: Dia 1

Como falamos anteriormente, é necessário ficar atento(a) a previsão do tempo, porque pode ter muita neblina e impossibilitar a realização de alguns passeios.

Na nossa primeira manhã, o tempo estava muito fechado – mas nada que atrapalhasse nossa vontade de explorar ao máximo esse destino da Serra Catarinense. Por isso, aproveitamos esse período para desbravar o hotel-fazenda.

A área do hotel é bem grande e é possível fazer passeio de quadriciclo e cavalo para conhecer tudo. Para nós, uma caminhada ao redor a procura de pedras preciosas e buquês alegrou bastante a Alice.

Já para almoço, escolhemos a Churrascaria Tropeiro, que conta com um buffet delicioso e completo.

De tarde, visitamos o Cânion da Ronda. Esse é considerado de mais fácil acesso da cidade, com pouca estrada de chão. O local possui montanhas, penhascos e campos que mostram toda a riqueza natural. O topo fica a 1.448 metros de altitude e proporciona uma vista sem igual!

canion ronda bom jardim da serra

Para desbravar o Cânion da Ronda, existem os Mirantes Norte e Sul: o primeiro proporciona uma caminhada tranquila e acessível, localizada na descida da serra. Para acessar o segundo, é preciso passar pela estrada do Parque Eólico.

Ainda na região do Cânion da Ronda, fomos até a lindíssima Cachoeira Saiki. Fica localizada no rio Púlpito, próximo da  propriedade Hélio Guedes. E aproveitamos para conhecer também o Cânion do Trombudo. Indicamos utilizar um veículo 4×4, porque o acesso até o cânion é de estrada de chão.

canion do trombudo

Esse canyon é muito pouco conhecido pelos turistas e só tivemos a oportunidade de fazer a visita por nossa excelente
guia Fabi. Gostamos de ir nos locais menos desbravados.

Também conhecemos a Fazenda Invernada Grande – Hospedagem e Turismo Rural. Lá tivemos a oportunidade de ter a imersão na cultura campeira com um passeio a cavalo bem no findar do dia, incrível tanto para nós, quanto para a Alice.

Para fechar a noite, jantamos no Jardim das Pedras Bistrô e Wine Garden. Conta com um cardápio simples, mas refinado, e o melhor é a seleção de vinhos, todos produzidos na região. O local é uma ótima opção de hospedagem, conta com um pátio muito bonito em meio a pinheiros é possível apreciar um nascer do sol sem igual, área de
lounge super aconchegante e cabanas de luxo, muito bem equipadas.

Há eventos periódicos com música voltado aos hóspedes, através do contato é possível conferir a agenda da pousada, adicionar contato.

1º dia em Bom Jardim da Serra:

•  Churrascaria Tropeiro
  •  Visita ao Cânion da Ronda
  •  Cachoeira Saiki
  •  Cânion do Trombudo
  •  Fazenda Invernada Grande – Hospedagem e Turismo Rural
  •  Jardim das Pedras Bistrô e Wine Garden

Roteiro em Bom Jardim da Serra: Dia 2

colha e pague bom jardim

Com as energias renovadas para o segundo dia em Bom Jardim, conhecemos um colha e pague que proporciona um espaço super bacana para colher maçãs. Além de entendermos mais sobre a produção da fruta – que é uma das principais fontes de renda da região -, a Alice saboreou, e adorou, as maçãs que ela mesma colheu.

Após essa experiência, fomos até o Mirante Serra Parque, que fica na Serra do Rio do Rastro. Esse é um local para quem gosta de visualizar as montanhas e cânions. Também oferece piquenique, balanço infinito, parquinho para crianças, redes horizontais e trilha de 30 minutos para chegar até outro mirante e ter uma vista privilegiada da serra.

mirante serra parque

Para conhecer o Mirante Serra Parque, não é necessário realizar agendamento.

Nesse dia, fomos à Churrascaria Cascata, que oferece um ótimo buffet para almoço. O restaurante é praticamente um ponto turístico por si só, existe desde 1989, conta com uma cachoeira e área verde.

De lá, seguimos para o interior de Bom Jardim de 4×4, porque o que mais desejamos nessa viagem foi desbravar o que a cidade tem a oferecer de turismo. Vale super a pena para quem deseja conhecer paisagens diferenciadas e quer entrar em contato com a natureza.

2º dia em Bom Jardim da Serra:

• Colha e pague
  •  Mirante Serra Parque
  •  Churrascaria Cascata
  •  Passeio de 4×4 no interior de Bom Jardim

Roteiro em Bom Jardim da Serra: Dia 3

serra do rio do rastro

Quem deseja viajar para Bom Jardim da Serra, deve incluir no roteiro o passeio pela Serra do Rio do Rastro, essa é uma experiência incrível! É um dos cartões-postais da cidade, com certeza um ícone que vale a pena ser desbravado.

No mirante da serra, aproveitamos para almoçar no Mensageiro da Montanha Café & Restaurante. Com deliciosas opções, é ideal para quem deseja fazer uma parada e se aquecer com um cafezinho ou fazer um ótimo almoço.

A 6 km do Rio do Rastro, conhecemos o Cânion do Funil. Esse cânion se destaca dos demais por suas formações pontiagudas, entre paredes profundas. E para fechar com chave de ouro, fizemos um passeio de quadriciclo pela região, realmente demais!

canion do funil

Também fomos até o Empório Aparados da Serra. E lá, trazemos uma dica do que pedir: o icônico empacotado da Raquel. A receita é exclusiva, feita com queijo colonial, acompanhado de açúcar e canela. O sabor é único!

3º dia em Bom Jardim da Serra:

• Serra do Rio do Rastro
  •  Mensageiro da Montanha Café & Restaurante
  •  Cânion do Funil
  •  Empório Aparados da Serra

Como fazer os passeios em Bom Jardim da Serra?

Para conhecermos tantos lugares incríveis durante 3 dias em Bom Jardim da Serra, contamos com o apoio da agência FabyTour. Foi fundamental para que tivéssemos uma experiência imersiva que envolvesse aventura, que tanto adoramos, sem deixar as características locais. E claro, junto da nossa filha Alice.

Contato FabyTour
WhatsApp: (49) 99174-3944
E-mail: [email protected]

O que você achou do nosso roteiro? Vamos compartilhar ainda mais experiências sobre essa viagem. Por isso, continue nos acompanhando aqui no Portal de Inverno.