Sumário
A Austrália atrai viajantes pela sua diversidade de paisagens, qualidade de vida e oportunidades de estudo e trabalho. Isso ocorre principalmente com brasileiros que desejam aprimorar uma segunda língua e se aventurar em um outro país. Mas você sabia que a Austrália tem neve durante a estação mais fria do ano? Para os viajantes que adoram desbravar destinos diferenciados, o país pode ser uma ótima opção para explorar o inverno.
Para se ter uma ideia, nas últimas 24 horas (jul/2025), houve nevasca nas montanhas. Resorts como Perisher e Falls Creek registraram mais de 20 cm de neve nova, o que elevou a qualidade das pistas e renovou o entusiasmo dos visitantes. No Mount Hotham, o acumulado desde o início de julho já ultrapassa 80 cm, consolidando a segunda quinzena do mês como o ponto alto da temporada.
Essa recente onda de frio foi impulsionada por uma frente polar que avançou pelo sudeste australiano, atingindo os estados de Nova Gales do Sul, Victoria e Tasmânia, regiões onde se concentram os principais complexos de neve do país. A maioria das estações já opera com 70% a 100% das pistas abertas, oferecendo condições ideais para atividades como sky e snowboard.
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.
Onde neva na Austrália?
Muitos acreditam que a Austrália tem o clima parecido com o Brasil durante o ano inteiro, não é mesmo? Mas não é assim… na região sudeste da Austrália, em especial os Alpes de Victoria e a Snowy Mountains (em Nova Gales do Sul), tem as condições climáticas perfeitas para a formação de neve. Se você tem dúvidas sobre quando tem neve na Austrália, saiba que normalmente entre os meses de junho e agosto acontece o fenômeno.
As principais regiões com neve na Austrália são as seguintes:
- Snowy Mountains: abriga os resorts de Perisher, Thredbo, Charlotte Pass e Selwyn Snowfields.
- Alpes de Victoria: região montanhosa onde estão Mount Hotham, Falls Creek e Mount Buller.
- Tasmânia: embora mais isolada, também apresenta neve em áreas elevadas como Mount Wellington e Ben Lomond.
- Australian Capital Territory: o pequeno resort de Corin Forest, próximo a Canberra, é ideal para iniciantes.
- Cidades como Albury, Woodonga, Bombala, Cooma, Wangaratta, Corryong e Tumbarumba podem registrar neve de forma leve.
Quais são os principais resorts da Austrália para ver neve?
Se você é do tipo de viajante que deseja aproveitar a neve praticando esportes ou até mesmo deseja escolher um resort para praticar esqui e snowboard, mas também descansar e curtir a região com calma, confira opções de resorts de esqui da temporada.
1. Perisher
Perisher é o maior resort alpino da Austrália, e do Hemisfério Sul. Localizado no Parque Nacional Kosciuzko, conta com mais de 1.200 hectares de terreno esquiável, 44 teleféricos e mais de 100 pistas para todos os níveis.
No inverno, as quatro áreas de resort de Perisher, Perisher Valley, Blue Cow , Smiggin Holes e Guthega, são todas interligadas por trilhas de esqui e snowboard, formando o Perisher Ski Resort. Com muitas pistas para todas as idades, Perisher é um destino de férias favorito para famílias aproveitarem a neve.
A estação de esqui está localizada nas Montanhas Nevadas de Nova Gales do Sul. De carro, Perisher fica a uma curta distância de Jindabyne, a aproximadamente 5h ao sul de Sydney e 7h a nordeste de Melbourne.
2. Thredbo
Famoso por abrigar a pista de esqui mais longa do país, Thredbo combina um ambiente alpino charmoso com trilhas para todos os níveis, restaurantes de montanha e excelente vida noturna. As vistas para o Monte Kosciuszko, o ponto mais alto da Austrália, tornam a experiência ainda mais memorável.
Para a temporada de inverno 2025, o resort estará com atividades até o mês de outubro (se as condições climáticas permitirem). Além de aulas de esqui e snowboard, há mais de 30 opções de lazer, tanto na montanha quanto na vila. São bares aconchegantes, casas noturnas e opções gastronômicas variadas.
A estação fica a aproximadamente 6h de carro de Sydney ou Melbourne, e a 3h de carro de Canberra. Para chegar a Thredbo de veículo, é necessário adquirir um passe para entrar no Parque Nacional Kosciuszko, que pode ser adquirido no Centro de Visitantes de Thredbo. Para mais informações, acesse o site oficial.
3. Falls Creek
Um dos resorts mais completos da Austrália, Falls Creek oferece acesso direto às pistas a partir das acomodações e uma infraestrutura pensada para famílias e grupos. Localizado no Alpine National Park, nos Alpes Vitorianos, fica a menos de duas horas de carro de Albury Wodonga e a 4,5 horas de Melbourne.
Falls Creek oferece uma programação completa de atividades de inverno que vai muito além do esqui tradicional. Com o maior campo de esqui de Victoria, o resort conta com mais de 90 pistas acessadas por 15 teleféricos, perfeitas tanto para quem está começando quanto para esquiadores e snowboarders experientes.
Há opções ainda de praticar esqui cross-crounty com trilhas dentro do Parque Nacional, brincadeiras na neve para crianças, caminhadas com raquetes na neve (snowshoweing), tours de snowmobile. Para quem deseja momentos de descanso, são oferecidos serviços de spa e centros de fortalecimento muscular.
4. Mount Hotham
Ideal para esquiadores intermediários e avançados, Mount Hotham apresenta pistas mais desafiadoras e altitudes mais elevadas. Localizado nos Alpes Vitorianos, esse é um dos resorts ideais para quem busca adrenalina. Com mais de 320 hectares esquiáveis e uma altitude que ultrapassa os 1.800 metros, o local é famoso por oferecer algumas das descidas mais técnicas do país. São 13 teleféricos e cerca de 80 pistas que atendem esquiadores e snowboarders de todos os níveis, mas com foco especial nos mais experientes.
A vila do resort proporciona vistas deslumbrantes e acesso direto às pistas. Entre as atividades disponíveis estão o esqui cross-country, passeios de trenó, snowshoeing (caminhada com raquetes de neve), spas, gastronomia de montanha e aulas para iniciantes.
Mount Hotham fica a cerca de 380 km a nordeste de Melbourne, com tempo de viagem médio entre 4 e 4,5 horas. Durante a temporada de neve, é obrigatório por lei portar correntes de roda padrão diamante, que devem ser instaladas quando indicado pelos sinais “Fit Chains Here”. Só esse tipo de corrente é aceito; correntes tipo spider, ladder ou snow socks não são permitidas e geram multa se não atendidas.
5. Mount Buller
A estação mais próxima de Melbourne (cerca de 248km ao norte de Melbourne) , com fácil acesso e forte tradição em receber famílias. Apesar de menor em área que Perisher ou Thredbo, Buller se destaca pela variedade de atividades. Entre elas, esqui, snowboard, passeios com raquetes na neve, caminhadas e atividades para crianças na neve, como também momentos culturais e de bem-estar.
Para chegar até o trajeto, aproveite para fazer paradas estratégicas e apreciar as paisagens naturais da região de Victoria, como Yarra Valley, Yarck e Mansfield. Há ótimas opções de trilhas, natureza exuberante, bons vinhos e gastronomia.
O resort comemorou, no dia 26 de julho, que a profundidade média de neve ficou entre 61cm a 101cm, com previsão de mais noites frias para os viajantes de inverno realmente aproveitarem a temporada.
Vale a pena viajar para ver neve na Austrália?
Sim! Para brasileiros que desejam curtir o inverno durante as férias de julho ou em agosto, a Austrália é uma opção segura, com voos acessíveis via Sydney ou Melbourne e estrutura turística de qualidade. Além disso, a experiência é única: ver a neve é uma lembrança que surpreende!
Por isso, confira quais regiões da Austrália mais chamam sua atenção para planejar seu roteiro. Normalmente, a média de temperatura no inverno fica entre 5ºC e 20ºC, dependendo de cada região. No sul, por exemplo, as temperaturas tendem a ser mais baixas, especialmente à noite. Em Nova Gales do Sul, chega a registrar temperaturas negativas. Ou seja, áreas montanhosas costumam ser mais frias.
E você já esquiou na Austrália? Compartilhe conosco sua experiência!
Até a próxima!