Sumário
Viajar de trem na primeira classe pela Europa é uma forma popular entre moradores e turistas de percorrer pequenas distâncias, afinal, o continente europeu tem uma ótima malha viária que cobre os destinos de inverno mais procurados pelos turistas.
Entre as vantagens dessa opção, está transitar entre países sem precisar passar novamente pela imigração — com exceção do Reino Unido e Irlanda. Além disso, viajar de trem possibilita curtir paisagens incríveis e bem interessantes com comodidade.
E quem pensa que é um valor altíssimo para viajar na primeira classe, está enganado. O investimento pode até parecer caro quando fazemos a conversão da moeda, mas só de não precisar ficar várias horas sentados naquela cabine apertada, sem poder, sequer, esticar a perna, já vale cada centavo! E as vantagens não param por aí.
Como é a experiência de viajar na primeira classe?
Além de ser mais confortável, você não corre o risco de passar da estação de desembarque se o seu destino não for o ponto final. Tudo porque na primeira classe existem letreiros luminosos identificando as paradas e o tempo de viagem até cada uma delas.
Os passageiros da classe especial também podem usufruir de lavatórios exclusivos, poltronas reclináveis, luz de leitura individual, Wi-Fi e mesas para lanche. Mas cuidado: o trem, como já disse, é a melhor opção para viagens curtas. Por isso, pela Europa, dependendo do roteiro, viajar de avião também pode ajudar muito.
Ainda que você queira saber como é viajar na primeira classe, fuja do trem se você vai enfrentar uma viagem superior a 6 horas! Nesses casos, viajar de avião sairá mais barato e você não vai passar tanto tempo no trajeto.
Outra dica é: encarar o trem noturno nunca é bom, nem na primeira classe! Esqueça essa ideia que os filmes passam de ser algo cheio de glamour, quase mágico. A experiência está longe disso, já que trem é um transporte barulhento que para em muitas estações, onde sobem e descem várias pessoas. Motivos suficientemente grandes para não te deixar dormir durante a viagem.
Sem falar que viajando de trem noturno, provavelmente, você vai acabar chegando cedo demais ao seu destino. Ou seja, vai ter que esperar um tempão pelo check-in do hotel, que, normalmente, só é realizado depois do meio-dia.
E por falar em descer do trem, uma última dica valiosa! Se essa será a sua primeira vez viajando nesse tipo de transporte, fique atento ao desembarque. As paradas durante o trajeto costumam ser bem rápidas, com menos de cinco minutos de duração. Portanto, faltando 10 minutos para a sua parada, a recomendação é que você pegue as suas coisas e se dirija para a porta de saída mais próxima.
Quais documentos são necessários para viajar pela Europa de trem?
A documentação para esse tipo de viagem é a mesma pedida para o voo até o continente europeu. Ou seja, é necessário estar com o passaporte válido e conferir informações atualizadas sobre o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que passa a valer a partir de 2023.
Já o seguro-viagem é opcional, porém é recomendável para maior tranquilidade durante sua viagem no exterior.
Sites para comprar passagens de trem na Europa
O recomendável é sempre comprar suas passagens com antecedência. Também é importante acessar os trechos diretamente nos sites das companhias europeias, o que pode render ainda descontos.
Mas antes, não esqueça de conferir qual é o sistema de entrega oferecido. Compre se puder escolher e-ticket, para imprimir em casa ou para retirar em máquinas numa estação do país de onde o trem vai partir. Confira os seguintes sites:
- Alemanha: Deutsche Bahn
- França: SNCF e Thalys
- Itália: Trenitalia e Italo
- Espanha: Renfe
- Suíça: SBB
- Áustria: ÖBB
- República Tcheca: CD
- Hungria: MÁV
- Holanda: NS Hispeed
- Bélgica: Belgian Rail e Thalys
- Inglaterra: TheTrainLine e Eurostar
- Portugal: CP
Você já viajou de trem na primeira classe? Compartilhe conosco sua experiência! Até a próxima!
*Com informações do Blog Próximo Embarque